Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

É preciso tomar uma série de cuidados com os medicamentos para evitar acidentes e poluição ambiental

Manter os cuidados com os medicamentos é uma ação importante para quem tem contato constante com esses produtos. Por serem substâncias que podem causar contaminação ou intoxicação, os medicamentos precisam ser armazenados, descartados e consumidos com certas prevenções.

Qual o conceito de medicamento?

Medicamentos são definidos como produtos farmacêuticos tecnicamente obtidos ou elaborados, com finalidade profilática, curativa, paliativa ou para fins de diagnóstico. Essa definição é fornecida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), uma das instituições responsáveis pela legislação de remédios no Brasil. 

O Brasil é um dos grandes consumidores mundiais de medicamentos – o que pode ser um indício de consumo irracional de medicamentos. Muitos brasileiros têm aquela farmácia caseira guardada em algum lugar de casa com remédios antigos ou de uso recorrente. Mas você sabe se está utilizando-os e armazenando-os corretamente?

Medicamentos vencidos
Medicamento vencido há 2 meses faz efeito?

Quais são os três elementos necessários para orientação dos medicamentos?

Não pratique automedicação

Existem consensos sobre a administração de medicamentos: Não é certo tomar remédio sem antes consultar um médico, mas muitas pessoas ainda fazem isso. A automedicação é um problema recorrente que pode causar sérios danos à saúde. Segundo o Instituto de Ciência Tecnologia e Qualidade (ICTQ), mais de 76% da população se automedica por indicação de amigos e parentes e a maioria é composta por jovens (16 a 24 anos) e escolarizados (ensino superior). 

A automedicação com o uso incorreto e indiscriminado de medicamentos pode mascarar um sintoma que a pessoa pensa ser simples, mas que pode ser grave. Há também o risco de agravamento da doença, dependência e eventos adversos, por isso o uso de medicamentos deve ser acompanhado por um profissional da saúde. O uso racional dos medicamentos depende tanto do médico quanto de você – só tome medicamentos quando realmente necessário e sempre procure orientação médica.

Com o remédio, tome apenas água

O ideal é ingerir seu medicamento com água. Lembre-se que o estômago possui pH ácido, portanto os remédios são desenvolvidos para este ambiente, ou para serem absorvidos no estômago ou no intestino. A bebida que você ingere pode alterar o pH do estômago e, consequentemente, a absorção do medicamento. Outras bebidas, como sucos, refrigerantes e leite podem reagir quimicamente com os compostos do medicamento e comprometer a eficiência.

Ingerir o medicamento sem água também não é aconselhável, a água ajuda a passagem do medicamento pelo esôfago evitando que este fique retido, além de haver chances de perder um pouco da dose do medicamento. Isso também se aplica a remédio de gotas, que podem ser diluídos em água. De qualquer forma, leia sempre a bula para saber qual é a melhor forma de ingestão de um medicamento.

Misturar álcool e medicamento também é perigoso, pois pode cortar a eficiência de alguns medicamentos, potencializar o efeito do álcool, causar sonolência e perda de coordenação. Ambas substâncias são metabolizadas pelas enzimas do fígado e, quando ingeridas simultaneamente, pode comprometer o desempenho deste órgão, reduzindo a eficácia da metabolização. 

Descarte de medicamentos Drogaria SP
Descarte de medicamentos Drogaria SP

Tem problema partir o comprimido?

Muitos consumidores têm o costume de triturar o comprimido ou abrir a cápsula do medicamento para facilitar a ingestão, principalmente para crianças ou para dividir a dosagem. Mas essa prática é equivocada, quando não orientada pela médica ou pelo médico. 

Os fármacos são desenvolvidos para serem absorvidos pelo melhor local e, aos poucos, o revestimento de cada comprimido irá resistir ou não ao suco gástrico do estômago para chegar ao intestino, onde é melhor absorvido, e liberar o princípio ativo lentamente.

Quando você parte o comprimido, o revestimento é destruído e o medicamento é absorvido muito rapidamente e no local errado. Geralmente os comprimidos que possuem uma linha no meio são feitos para a repartição, mas consulte antes a bula do medicamento e um profissional da saúde.

Nunca consuma medicamentos falsificados

Em matéria da Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa (Interfarma) pelo menos 15% do comércio mundial de medicamentos é composto por versões falsificadas. Um medicamento falsificado é um “produto embalado e etiquetado indevidamente, de maneira deliberada e fraudulenta, em que não se respeita sua fonte ou identidade, podendo conter alterações e adulterações em sua fórmula original”. Esses produtos são feitos geralmente em laboratórios clandestinos em condições precárias de segurança e higiene, contrabandeados e chegam a ser vendidos pela metade do preço original. São medicamentos encontrados em locais como feiras e camelôs, e principalmente na internet – os mais comuns são estimuladores da função erétil, reguladores de apetite, abortivos, anabolizantes, quimioterápicos e fitoterápicos.

Descarte de medicamentos Drogasil
Descarte de medicamentos Drogasil

Tais medicamentos contêm diferentes compostos e contaminantes e podem agir imprevisivelmente no nosso organismo, podendo não ter eficiência terapêutica e causar reações adversas e intoxicações. Existem também os medicamentos de cargas roubadas, onde também não há garantia da integridade do produto. Portanto a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) faz uma série de recomendações para adquirir com segurança seus medicamentos:

  • Não compre medicamentos em feiras e camelôs, somente em farmácias e drogarias;
  • Exija nota fiscal;
  • Se o medicamento não fizer efeito; procure o médico;
  • Verifique se a embalagem está intacta, lacrada, com o nome do medicamento bem impresso. As embalagens também possuem um espaço para ser raspado com algum material metálico, que esconde a palavra qualidade e a logomarca da fabricante escrita com uma tinta que reage com o ar, formando a marca. Para serem comercializados, todos os medicamentos necessitam dessa marca;
  • Verifique se existe o número de registro no Ministério da Saúde;
  • A bula deve ser original e nunca uma cópia.

Em caso de suspeita ou diferença encontrada, é necessário contatar o órgão de saúde local ou a empresa farmacêutica que fabrica o medicamento.

Veja o vídeo do Conselho Federal de Farmácia sobre automedicação no Brasil.

Quais os cuidados que devemos ter com os medicamentos em casa?

COMO LIDAR COM MEDICAMENTOS

  1. Sua lista de medicamentos

    Possuir um controle dos remédios que possui pode ajudar na economia e evitar desperdícios. Antes de ira ao médico atualize a lista de remédios que você já possui e a apresente ao médico na hora da consulta.

  2. Compre somente o necessário

    Ao adquirir medicamentos, compre a quantidade mais próxima do possível. Esso evitará desperdícios com sobras desnecessárias.

  3. Cumpra a terapia até o fim

    Não interrompa o tratamento médico por conta própria. Caso identifique algum problema ao longo do processo terapêutico, consulte seu médico.

  4. Adquira apenas quando preciso

    Compre medicamentos apenas quando for realmente necessário

  5. Organização importa

    Mantenha seus medicamentos organizados em uma caixa de remédios, a popular “farmacinha” OU “armário de medicamentos. Isso facilitará na hora dos primeiros socorros, no controle dos produtos disponíveis e aferição dos prazos de validade.

  6. Segurança em primeiro lugar

    Mantenha sua caixa de remédios em lugar separado e seguro, longe da luz, umidade e do alcance das crianças.

  7. Separe os medicamentos vencidos e em desuso

    Periodicamente revise sua caixa de remédios, separando os medicamentos em desuso e aqueles com prazo de validade vencido, dos outros.

  8. Doe, se possível

    No caso de existirem farmácias solidárias em sua região, uma boa prática é doar aqueles medicamentos em desuso, mas dentro do prazo, para estas instituições.

  9. Lixo comum, pia ou vaso sanitário, nunca!

    Em hipótese alguma descarte seus medicamentos na pia, no vaso sanitário ou lixo comum. Há severos riscos de impactos ambientais e sociais nessa atitude.

  10. Pontos de descarte

    Pesquise por “pontos de descarte de medicamentos” próximos de sua localização no buscador do eCycle. Há muitas opções de farmácias e unidades de saúde que recebem estes produtos com a garantia de um descarte ambientalmente correto.

  11. Vigilância sanitária também é solução

    Caso não encontre pontos de descarte de medicamentos próximos à sua localidade, procure a vigilância sanitária. Possivelmente poderão lhe auxiliar na solução do problema.

Como preservar os medicamentos?

Os medicamentos podem sofrer alterações físico-químicas, o que altera a eficiência terapêutica pelo modo de armazenamento. Se você tem uma caixa de medicamentos em casa, guarde-a em local fresco, seco e protegido da luz e mantenha a embalagem de remédio original. Não os deixe no banheiro (local úmido) nem na cozinha (quente), caso contrário, eles podem perder suas propriedades antes mesmo de saírem do prazo. 

Faça a limpeza da caixa de remédio constantemente, retirando pó e mofo e separando os medicamentos fora de validade e os em desuso daqueles que estão em boas condições e serão usados. Não guarde a caixa perto de cosméticos ou de produtos de limpeza, e mantenha-os longe de animais e crianças. Alguns medicamentos necessitam de um tipo de armazenamento especial, como resfriamento. Consulte a bula para ter certeza a respeito da forma correta de armazenamento.

Confira o vídeo para saber sobre cuidados com medicamentos guardados em caixas e armários.

Cuidados na administração de medicamentos

Evite tomar remédio vencido. Isso porque existem efeitos adversos dos medicamentos, mesmo que raros. É comprovado que a eficácia do medicamento reduz depois da data de validade, ou seja, você pode estar tomando um remédio que não faz efeito nenhum no seu tratamento. Além da perda de eficácia, a depender da substância, há riscos para a saúde, fazendo com que a prática seja evitada.

Desta forma, sempre que for fazer a ingestão de um remédio, verifique se ele ainda dentro da validade e se está em bom estado para ser consumido. Se ele não atender essas necessidades, então a melhor opção, para manter os cuidados com os medicamentos, é descartá-lo.

Como descartar remédio vencido

Uma vez ou outra, verifique sua caixa de medicamentos. O intuito é saber como descartar remédio vencido ou sem uso. O descarte incorreto de medicamentos pode causar problemas ambientais e a saúde humana, alguns deles são:

Logo, o descarte de medicamentos vencidos pode ser realizado em algumas farmácias, drogarias e Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Esses locais costumam ter pontos de descarte de medicamentos, que fazem a coleta. Depois de aprender como descartar remédios, você pode encontrar os postos de coleta no buscador fornecido pelo Portal eCycle.

Depois de chegar a esses postos, o medicamento é recolhido por uma empresa de coleta, que o encaminha para incineração, coprocessamento e destinação para aterros sanitários de classe 1 (onde são levados resíduos sólidos perigosos).

medicamentos
Onde doar remédios que não estão vencidos?

Como descartar a embalagem de remédios

A embalagem de medicamentos também precisa ser descartada corretamente, de forma que seja possível reduzir ainda mais o impacto ambiental de medicamentos.

A embalagem primária do remédio, aquela que tem contato direto com as substâncias, podendo ser um blister (aquelas cartelas plásticas), vidro ou frascos, devem por isso serem descartadas juntamente com os medicamentos, devido à sua contaminação e potencial toxicidade.

Já as embalagens secundárias e terciárias, normalmente bula e caixa, que não entram em contato com o medicamento, podem ser encaminhadas para reciclagem. Esses são apenas um dos pontos importantes para entender o descarte de medicamentos e seus impactos socioambientais.

Onde entregar medicamentos dentro do prazo

Se você encontrar um medicamento na sua caixa que não está vencido, mas também não tem mais uso, é possível doá-lo. No Brasil a doação de remédios não é ilegal, mas deve ser feita com cautela. Os lugares onde doar remédios costumam ser farmácias solidárias ou instituições voluntárias que fazem o repasse para outras pessoas. 

Nem todo o município conta com uma farmácia solidária para fazer a doação de medicamentos, por isso, é preciso fazer uma pesquisa e tentar descobrir se sua cidade tem esse tipo de serviço. No caso de não ter, você pode encaminhar o medicamento em desuso para os pontos onde jogar remédio vencido.

Diante disso, não jogue seu medicamento no lixo, na pia ou na privada, busque por pontos de coleta de medicamentos vencidos ou onde entregar medicamentos dentro do prazo. Você pode realizar a pesquisa para saber onde jogar remédio fora no buscador fornecido pelo Portal eCycle.

Quais os cuidados que se deve ter com o armário de medicamentos?

Um dos lugares da casa aparentemente mais seguros com relação à contaminação por germes e bactérias é o famoso armário de remédio. No entanto, a limpeza e a organização desse espaço são importantes, pois medicamentos fora de validade e velhos podem ser prejudiciais à saúde e ao meio ambiente.

A limpeza da caixa de medicamentos deve ser feita com certa frequência para que não haja problemas futuros. Mantenha sua caixa ou armário de remédios longe da luminosidade ou da umidade, esses fatores podem impactar a eficâcia do produto, reduzindo consideravelmente seu prazo de validade. Outros cuidados com os medicamento que precisam ser assegurados são:

  • Fazer um inventário com o nome de todos os medicamentos, para evitar desperdício;
  • Manter a organização;
  • Garantir que os medicamentos não escapem de suas embalagens.

Agora que sabe mais sobre o descarte correto de medicamentos, você pode passar as informações sobre os cuidados com os medicamentos adiante. O descarte consciente de medicamentos deve ser uma prática comum entre as pessoas, mas infelizmente a falta de informação impede que isso aconteça. Com sua ajuda, é possível disseminar esses ensinamentos e evitar o descarte de remédios no meio ambiente e suas consequências.

Droga Raia descarte de medicamentos
Droga Raia descarte de medicamentos

Projeto de descarte de medicamentos

Empresas especializadas na destinação e coleta de medicamentos vencidos conceberam o projeto de descarte de medicamentos. A ideia é manter os cuidados com os medicamentos, garantir o planejamento e a execução para que os produtos sejam coletados nos varejistas, concetrados em um local secundário, para depois serem encaminhados à destinação final, segundo o que diz a legislação estipulada tanto pela PNRS e pelo decreto nº 10.388.

A importância dessas instituições se dá pela responsabilidade ambiental para designar um local apropriado para os fármacos. Além da disponibilização de contêineres de descarte, divulgação de dados sobre os programas e o planejamento de todo esse processo.

Mas, o que as empresas fazem com os medicamentos vencidos?

Quando o consumidor faz o descarte correto, as transportadoras fazem a coleta dos medicamentos e oferecem o destino adequado para os produtos. Nesse destino, os remédios são incinerados, coprocessados e levados a disposição final, em aterros de classe I, para resíduos perigosos.
Caso tenha interesse em estabelecer o contato com uma dessas empresas especializadas, preencha o formulário abaixo:

Verifique o campo
Verifique o campo
Inserir um e-mail válido
Verifique o campo
Verifique o campo
Verifique o campo
Verifique o campo
Verifique o campo
Verifique o campo
Verifique o campo
Verifique o campo
Verifique o campo
Verifique o campo

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais