Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

A caixa de medicamentos é o local ideal para guardar seus remédios, mas como fazer isso corretamente?

Os remédios são itens muito presentes no cotidiano da maioria das pessoas. A engenharia molecular conseguiu extrair das plantas e dos minerais os componentes que têm a capacidade de interagir bioquimicamente com o organismo e atuar de modo a aliviar sintomas de doenças e, em alguns casos, até curar. Porém, esses medicamentos devem ser administrados com segurança.

Um dos lugares da casa aparentemente mais seguros com relação à contaminação por germes e bactérias é o famoso armário ou caixa de remédio. No entanto, a limpeza e a organização desse espaço são importantes, pois medicamentos fora da validade e velhos podem ser prejudiciais à saúde e ao meio ambiente.

A limpeza da caixa de medicamentos deve ser feita com certa frequência para que não haja problemas futuros. Confira o vídeo que explica como limpar e organizar sua caixa ou armário de remédios:

Leia mais sobre como guardar seus medicamentos, aprenda a manter seus remédios organizados e como fazer o descarte consciente de medicamentos:

Como escolher a caixa organizadora

Para criar sua própria caixa de remédio personalizada, você pode usar caixas de papelão, ou pequenas caixas encontradas em lojas de utensílios, que geralmente contam com divisórias. Se você tiver caixas de alimentos para a reciclagem, também pode reutilizá-las, basta cortar a abertura para a retirada dos medicamentos.

Caixa de medicamento personalizada, como criar a sua

Remova os medicamentos fora de validade da caixa

Sempre leia todas as datas de validade de seus medicamentos e até de suplementos à base de ervas, colírios e itens que estiverem sem receita. Se vencidos, eles também podem ser prejudiciais à saúde. Os efeitos adversos de tomar remédio vencido são raros, mas podem acontecer. Devido ao fato da potência reduzir depois do prazo de validade, você pode acabar consumindo um medicamento sem eficácia. 

 Para saber mais, confira a matéria :”Medicamento vencido há 2 meses faz efeito?“.

Confira o que há de sobra e os recipientes

Verifique todos os medicamentos remanescentes em seu armário ou caixa e certifique-se de que cada recipiente é à prova de crianças, mesmo você achando que está fora do alcance delas. Segurança extra não custa nada.

Organize o armário

Mova os medicamentos que você usa com mais frequência para frente do armário ou caixa para ajudar sua memória. E mova para trás qualquer outro remédio cujo uso é menos frequente, colocando-o em uma prateleira mais difícil de alcançar. É recomendável verificar com certa periodicidade se os medicamentos que estão nas últimas fileiras já estão vencidos.

Trave o armário (opcional)

Se você tem crianças em casa ou apenas quer que o seu armário ou caixa de medicamentos seja privado, por qualquer motivo, procure travá-lo com um cadeado.

Mantenha sua caixa de medicamentos longe

Se você guarda seus medicamentos no banheiro, é melhor movê-los de lugar. O banheiro costuma ser um lugar quente, abafado e úmido —  todas condições inadequadas para manter medicamentos em boas condições. A pior delas é a umidade, que faz com que os fármacos percam a sua potência. Alguns tipos de medicamentos são mais suscetíveis ao calor e à umidade, entre eles, os de tireoide, pílulas anticoncepcionais, insulina, medicamentos anticonvulsivos e anticoagulantes. Os lugares ideais para guardar remédios são gavetas de mesa ou armários da sala de jantar – locais secos e frescos. Além disso, é preciso deixar os medicamentos longe do alcance de crianças e animais.

Como organizar os remédios para idosos

Se você precisar organizar sua caixa de medicamentos para seu avô, sua avó, pai, tio, ou qualquer idoso que more na sua casa, procure sempre deixar tudo bem detalheado. Isso significa especificar os horários de cada medicamento, os dias e a quantidade. A melhor alternativa de caixa de medicamentos é aquela com separadores de dias e semanas.

Cuidados com os medicamentos 

É preciso tomar cuidados com os medicamentos, para que não acabem no lixo. Isso porque o descarte de remédios no meio ambiente pode causar problemas ambientais e a saúde humana. Entre os impactos ambientais de medicamentos estão a contaminação do solo por medicamentos e a contaminação de recursos hídricos, causando a feminização de peixes.

Para que servem as embalagens dos medicamentos?

As embalagens de medicamento tem diferentes tipos de finalidades. As embalagens terciárias e secundárias servem para transportar o remédio até seu usuário, ou seja, elas comumente são caixas de papel, papelão ou plástico. Já a embalgem primária, que podem ser blisters ou frascos, servem para preservar a qualidade do medicamento enquanto ele estiver armazenado. O blister tem o intuito de proteger o remédio e o consumidor, já que ajuda a evitar a contaminação do indivíduo e a perda de eficácia do produto.

É possível usar caixas diferentes para separar os medicamentos de cada dia da semana, ou criar divisórias para cada tipo de remédio. Se sobrar embalagem de medicamentos -– secundárias e terciárias -–, lembre-se de jogar no lixo reciclável.

Para mais informações, confira a matéria: “O que fazer com a embalagem de remédio?”.

Como organizar horários de remédios?

Uma caixa bem organizada pode permitir que você sempre tome seus remédios no horário correto. Por isso, tenha sempre anotado quando você precisa tomar seus medicamentos, coloque despertadores para se lembrar, ou use avisos pela casa. Se achar que consegue, você pode adesivar os horários de seus remédios na caixa deles, para saber quando deve consumi-lo ao ter contato com a embalagem.

Como descartar remédios

Caso você encontre remédios fora da data de validade em sua caixa, o melhor a se fazer é buscar como fazer o descarte de medicamentos vencidos. Para isso, basta levar os produtos para um ponto de descarte de medicamentos. Nesses locais, comumente farmácias, drogarias, supermercados e hospitais, é feita a coleta de medicamentos vencidos. Para saber mais, confira a matéria: “Descarte correto de medicamento”.

Descarte de medicamentos antigos

Depois de entender onde jogar remédio vencido, remova tudo que estiver fora da data de validade e sem prescrição. Separe para descarte os analgésicos e antibióticos que não estão sendo usados. E quando você for descartar os antibióticos, é importante não deixar nenhum esquecido dentro da caixa de medicamentos. Mas lembre-se que o descarte incorreto de medicamentos representa um grave risco ao meio ambiente e à saúde pública.

Para facilitar, o adequado é encaminhar os resíduos de medicamentos para pontos de descarte de medicamentos. Alguns lugares onde se entrega medicamentos dentro do prazo são farmácias solidárias e instituições voluntárias, responsáveis por fazer o repasse de medicamentos em bom estado para outras pessoas. Caso esses postos não sejam uma possibilidade, a melhor alternativa é levar os medicamentos para pontos de descarte.