Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Entenda como realizar o descarte de medicamentos na rede de farmácia da Droga Raia e identifique o local mais próximo da sua residência

A Droga Raia é um ponto de descarte de medicamentos. Mas, antes de saber como realizar o descarte correto de medicamentos, você precisa saber que o descarte incorreto de medicamentos pode contaminar o solo e os corpos hídricos, gerando problemas como superbactérias resistentes a antibióticos e contaminação da água destinada ao consumo humano. Por isso, saber como realizar descarte de medicamentos é o primeiro passo para evitar a poluição ambiental. 

Algumas pessoas acreditam que os medicamentos podem ser descartados na pia, privada ou ralo. Entretanto, esse ato gera poluição ambiental. Por isso, o descarte de medicamentos no Brasil é regulamentado pelo decreto nº 10.388 de 5 de junho de 2020. Esse decreto determina a participação, assim como as obrigações e responsabilidades, de fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes e consumidores no descarte consciente de medicamentos pós-consumo. 

Como descartar corretamente os medicamentos?

Após o consumo, você deve separar os medicamentos da sua prateleira em duas categorias: vencidos e não vencidos. Isso porque os medicamentos que ainda estão dentro do prazo de validade podem ser reaproveitados, e por isso não devem ser retirados de sua embalagem de medicamentos original. Já a embalagem secundária dos medicamentos vencidos (normalmente a caixa de medicamentos e a bula) deve ser cortada grosseiramente em pedaços e destinada para a reciclagem. Ao cortar a caixa de remédio, você reduz seu valor de reciclagem, mas é preciso fazer isso para que pessoas má intencionadas não a utilizem para fins inapropriados.

Farmácias que recebem medicamentos vencidos

Você pode levar seus medicamentos fora do prazo de validade na embalagem primária (aquela que fica em contato direto com o medicamento) até farmácias que recebem medicamentos vencidos, como as da rede Droga Raia. Mas também é possível realizar o descarte de medicamentos vencidos em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e outras farmácias.

Pontos de descarte de medicamentos

Os pontos de descarte de medicamentos, que incluem farmácias e UBSs, recebem medicamentos em desuso dentro ou fora do prazo de validade. Para saber quais são os pontos de descarte de medicamentos mais próximos à você, sejam farmácias ou UBSs, consulte esta ferramenta de busca gratuita do Portal eCycle. 

Medicamentos que estão dentro do prazo de validade

Você pode doar medicamentos que estão dentro do prazo de validade para que eles sejam utilizados por pessoas que não têm poder aquisitivo o suficiente para comprá-los. Para isso, os mantenha em sua embalagem secundária original. 

Onde entregar medicamentos dentro do prazo

Há instituições que recebem medicamentos em bom estado de conservação  e algumas cidades possuem farmácias solidárias.  Para saber mais, dê uma olhada na matéria: “Onde doar remédios que não estão vencidos?

Empresa de coleta de medicamentos vencidos

Depois que o consumidor informar-se sobre como descartar remédios e fazer sua parte destinando corretamente seus medicamentos em desuso, as farmácias e drogarias, como a Droga Raia, devem registrar e informar no manifesto de transporte de resíduos (MTR), emitido pelo Sistema Nacional de Informações sobre a Gestão dos Resíduos Sólidos (Sinir), a massa (em Kg) dos medicamentos recebidos. 

Então, uma empresa de coleta de medicamentos vencidos levará os medicamentos para a unidade de tratamento e destinação final. Os medicamentos recebidos na unidade de tratamento  serão incinerados, coprocessados e encaminhados ao aterro sanitário de classe I, para produtos perigosos.

Para fazer uma cotação de  empresa de coleta de medicamentos vencidos, preencha o formulário a seguir: