Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Aprenda sobre os diferentes tipos de álcool e suas principais propriedades

Álcool, na química, é uma molécula orgânica formada por átomos de carbono, hidrogênio e oxigênio. A principal característica do composto é a presença de um, dois ou mais hidroxilas (grupos de oxigênio com hidrogênio). Existem três tipos de álcool: isopropílico, metílico e etílico. Cada um com propriedades e usos diferentes. 

Alguns dos usos mais comuns para o álcool são o recreacional para adultos, desinfetante ou industrial. 

Por muitos anos, os seres humanos diferenciam os tipos de álcool como um modo de segurança. 

Isopropílico

O álcool isopropílico (C3H8O), também chamado de isopropanol ou 2-propanol, é feito com gás propileno. Ele é usado comumente como desinfetante e tem propriedades antibacterianas, o que faz com que ele também seja usado no ambiente médico como um anti-séptico. É um ingrediente em diversos produtos de limpeza e funciona como esterilizante. 

Esse tipo de álcool não deve ser ingerido e pode causar intoxicação. A intoxicação por álcool isopropílico pode resultar em vômito, depressão respiratória, tontura e pressão baixa. Geralmente são adicionados agentes amargantes que impedem que as pessoas o bebam.

Metílico

Metanol, ou álcool metílico (CH3OH), é usado principalmente como um solvente industrial. É comumente usado no mundo industrial como base para a produção de acetona e formaldeído que são usados como ingredientes na confecção de explosivos e plásticos. Por conta de seu alto ponto de congelamento, o álcool metílico também é utilizado para evitar que combustíveis congelem em motores de combustão interna. 

Pode ser considerado uma substância venenosa e que é absorvida pelos olhos, pele, pulmões e sistema digestivo. A sua ingestão pode resultar em cegueira permanente, coma, ou morte. A superexposição ao componente também pode causar morte.

Etílico

O etanol, ou álcool etílico (C2H5OH), é o tipo de álcool mais conhecido. Tanto como parte de bebidas alcoólicas como na composição de combustíveis, o etanol está presente no dia a dia das pessoas.

Naturalmente produzido a partir da fermentação de açúcar, o álcool etílico é o único que pode ser consumido. Ele geralmente é produzido a partir da uva ou do trigo (vinho e cerveja), mas também pode ser extraído de outras frutas.

O consumo do álcool etílico é comum e permitido para pessoas acima de 18 anos no Brasil, mas deve ser feito com moderação. Dentro da categoria de álcool etílico, existem dois subgrupos: destilados e fermentados. 

Imagem de CHUTTERSNAP no Unsplash

Destilados 

Os destilados passam por um processo de purificação que faz com que o álcool fique mais concentrado. Bebidas destiladas geralmente contêm cerca de 20% a 70% de teor alcoólico, porém é possível encontrá-las em porcentagens de até 90%. Entre os destilados mais conhecidos estão vodca, tequila e uísque. 

Fermentados

Cervejas, vinhos e sidras são bebidas fermentadas que não passam por nenhum processo de purificação. Essas bebidas são diferenciadas pelo tipo de fruta usada na composição do álcool. As bebidas fermentadas geralmente não passam de 15% de teor alcoólico.