Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Confira 18 opções de remédios naturais para tratar a garganta inflamada em casa

A garganta inflamada, apesar de não ser grave na maioria dos casos, pode ser uma condição muito incômoda. Para quem mora em grandes cidades, então, basta o clima ficar seco para a poluição atmosférica aumentar e aparecerem os sintomas. E não tem quem não se incomode com a dificuldade de comer qualquer coisa enquanto sofre com esse problema!

Causas e principais sintomas de garganta inflamada

A garganta inflamada provoca a sensação de dor, secura, irritação ou coceira na garganta. De acordo com estudos, as principais causas da dor de garganta são alergias, infecções virais ou bacterianas, fatores ambientais, como ar seco, e refluxo gastroesofágico. O problema pode vir acompanhado de tosse seca ou com secreção e pus na garganta. 

Os sintomas da dor de garganta podem variar, dependendo da causa. Você pode sentir a região áspera, queimando, seca ou irritada, e é possível que a dor aumente quando você engole ou enquanto fala. As amígdalas também podem ficar vermelhas.

Tratamentos naturais para garganta inflamada

Se seus sintomas forem muito incômodos, o ideal é buscar a orientação de um profissional de saúde para que ele avalie a possibilidade de haver um problema mais grave. 

No entanto, caso você tenha sintomas leves, dê uma chance para os remédios caseiros, que podem ajudar a aliviar bastante o incômodo da garganta inflamada. E o melhor de tudo isso é que esse tipo de remédio pode ser encontrado nos alimentos do dia a dia, que você já tem em casa!

No vídeo acima, você confere algumas opções de remédio caseiro para garganta inflamada. Essas alternativas são naturais, baratas e práticas. Mas lembre-se: se persistirem os sintomas, procure ajuda médica.

18 remédios para garganta inflamada

1. Gargarejo com água morna e sal

O gargarejo de água salgada diminui o inchaço e é indicado para limpar o excesso de muco, além de permitir que o seu nariz entupido volte a drenar normalmente. 

Para isso, serão necessárias uma xícara de água morna e meia colher de chá de sal. Depois, esquente a água até que fique morna e misture com sal. Basta fazer o gargarejo e repeti-lo no máximo três vezes ao dia, conforme o necessário, sem ultrapassar esse limite.

2. Chá de orégano com limão

Separe três colheres de sopa de orégano e faça um chá. Em seguida, coe e adicione sumo de meio limão e tome. O orégano é um ótimo antisséptico que limpa o aparelho respiratório e vai fazer muito bem para sua garganta inflamada, ajudando a reduzir a dor.

3. Alho

O alho possui um composto chamado alicina, que pode matar as bactérias e germes que causam dor e irritação. Com um dente de alho fresco cortado ao meio e os pedaços em cada bochecha, chupe-os como uma pastilha para tosse. 

Tente fazer isso uma vez por dia. Caso o seu hálito não fique muito agradável depois do processo, confira a matéria Como acabar com o mau hálito naturalmente.

4. Gargarejo com bicarbonato de sódio

Possui propriedades antibacterianas. Ele também tem um pH levemente alcalino, que alivia irritações menores da pele, como picadas de insetos, e vai agir de forma semelhante nos tecidos inchados em sua garganta. 

Os ingredientes são: uma xícara de água morna, meia colher de chá de sal e meia colher de chá de bicarbonato de sódio. Aqueça a água, misture meia colher de chá de sal e meia colher de chá de bicarbonato e teste a temperatura. 

Despeje um pouco do líquido na garganta quando estiver inflamada e deixe descansar por um momento e então faça dois gargarejos, um após o outro. Repita o procedimento completo três vezes ao dia.

5. Chá de camomila

É um excelente remédio para garganta inflamada. Seus componentes matam as bactérias, enquanto a erva funciona como um analgésico natural. Também possui propriedades antiespasmódicas, que relaxam os músculos e ajudam você a relaxar.

Separe um punhado de camomila, uma caneca e uma xícara de água fervente. Quando a água ferver, despeje-a na caneca e acrescente a camomila. Cubra e deixe em infusão por 10 minutos.

6. Gengibre

Funciona como um remédio para garganta inflamada por conta de suas propriedades antivirais e anti-inflamatórias, além de aliviar as dores nas articulações. 

O gengibre ajuda a soltar e expulsar o muco presente no sistema respiratório. Também estimula a circulação, oxigenando as células, liberando as toxinas e acelerando o processo de cicatrização. 

Para preparar o chá, separe uma raiz de gengibre fresco de cinco centímetros, faca afiada ou descascador de legumes, tábua de corte e de duas a três xícaras de água. 

7. Chocolate 70% cacau

cacau é riquíssimo em flavonoides, substâncias com propriedades anti-inflamatórias. E a manteiga de cacau presente no chocolate ajuda a hidratar a garganta e aliviar a irritação.

O ideal é comprar a barra de chocolate sem leite (com 70% de cacau, pelo menos) e, separadamente, as hortelãs frescas. Então, basta picar a hortelã e colocar no chocolate derretido. Assim que esfriar, chupe o chocolate como se fosse uma bala.

8. Vinagre de maçã

Contém níveis altos de acidez que podem eliminar as bactérias, serve para aliviar a dor na garganta inflamada. A irritação pode ser causada por diversos tipos de bactérias ou vírus. Por isso, dependendo do tipo de bactéria que está causando a inflamação, o vinagre pode não ser efetivo, funcionando em alguns casos e em outros não.

Basta misturar uma colher de sopa de vinagre de maçã em uma xícara de água morna e ingerir. Lembre-se de nunca abusar do uso do vinagre: ele é ácido e pode acabar causando irritações e alterando o pH da sua garganta. Utilize-o sempre diluído em água.

Caso não funcione, não insista, pois provavelmente as bactérias ou vírus que estão causando a inflamação são resistentes, e o uso contínuo poderá prejudicar ainda mais a garganta.

9. Erva marshmallow

Usada em quantidade razoável durante séculos na América do Norte e Europa, a erva marshmallow, conhecida como althaea, possui um composto chamado mucilagem, que ajuda a aliviar as membranas mucosas presentes na garganta.

Se você tiver diabetes, procure ajuda médica ou de um nutricionista antes de fazer a receita. O preparo é simples: adicione uma colher de sopa da raiz seca da erva em uma xícara de água fervente. Cubra e deixe descansando por até uma hora antes de beber.

10. Vapor

O vapor pode aliviar melhorar a garganta inflamada, principalmente quando a garganta dói devido à secura. Ele ajuda a desobstruir as vias nasais, o que facilita a sua respiração. Basta separar uma bacia média, água quente suficiente para enchê-la até a metade, uma tolha de banho e óleo de eucalipto (opcional).

Ferva uma panela de água e despeje-a na bacia, depois incline a bacia de modo que você possa inalar totalmente o vapor. Amarre a toalha na cabeça para criar uma espécie de “tenda” para o vapor e, se quiser deixá-lo mais suave, adicione gotas de óleo de eucalipto.

11. Pimenta caiena

Ela possui um composto químico chamado capsaicina, que alivia temporariamente a dor. Pegue meia colher de chá de pimenta caiena e uma xícara de água fervente. Adicione a pimenta à xícara de água e espere até que a mistura esteja quente, mas não quente demais.

Certifique-se de agitar com frequência. Se você é sensível ao tempero, reduza a pimenta para 1/8 de colher de chá.

12. Chá de raiz de alcaçuz

A raiz de alcaçuz pode ser um verdadeiro remédio para a garganta inflamada, pois ela possui propriedades antivirais e anti-inflamatórias que ajudam a reduzir o inchaço e a irritação.

Uma xícara de raiz de alcaçuz seco picado, meia xícara de lascas de canela, duas colheres de sopa de cravos e meia xícara de flores de camomila são os ingredientes necessários.

Para preparar, misture três colheres de sopa cheias da mistura de chá e duas xícaras e meia de água fria em uma panela. Leve para ferver em fogo médio e cozinhe por dez minutos. Despeje em uma caneca grande por meio de um filtro. Depois, é só saborear.

13. Descanse e beba bastante líquido

Principalmente água. E lembre-se de deixar seu corpo repousar todos os dias. Você só precisa de um lugar confortável para descansar e líquidos como água, suco de laranja, chá, entre outros.

14. Madressilva

É extremamente eficaz para aliviar tosse, garganta inflamada e outros sintomas de garganta inflamada. Também expele toxinas do sangue e funciona como um anti-inflamatório para ajudar a reduzir o inchaço dos tecidos da garganta.

Duas xícaras de flores e folhas frescas de madressilva, um quarto de água e um modo para aquecê-la é tudo o que você precisa. Depois de adquirir suas folhas e flores, cozinhe-as em um litro de água fervente por dez minutos. Adicione mel e/ou limão se desejar.

15. Cravo

A razão pela qual o cravo tem poderes analgésicos é devido ao eugenol (óleo de cravo), substância que é um forte antisséptico natural e pode atuar como um antibacteriano também.

Mastigar cravos vai liberar lentamente o eugenol e anestesiar a dor em sua garganta. Separe vários cravos inteiros e um copo com água (opcional). Coloque um ou dois cravos em sua boca e chupe-os até que se tornem macios – então mastigue como se fossem gomas de mascar. Engolir depois não é prejudicial.

16. Sálvia

É uma erva que já foi muito utilizada na medicina, antes de aparecer na culinária. A sálvia é adstringente e bactericida. Nesse caso, uma boa maneira de usar a sálvia é sob a forma de gargarejo. Basta separar uma xícara de água fervente, duas colheres de chá de folhas frescas ou secas de sálvia e sete gramas de sal. Ferva a água e, em seguida, despeje-a sobre a sálvia em uma caneca. Cubra e deixe por 20 minutos. Adicione sal e faça o gargarejo.

17. Canela

canela é extremamente rica em antioxidantes e seu aroma ajuda a abrir as cavidades, o que diminui a produção de muco e melhora a respiração, aliviando sintomas comuns da garganta inflamada.

18. Elixir da potência para garganta inflamada

Uma receita que tem ganhado popularidade é o “elixir da potência”. Ele não pode ser ingerido, mas é ótimo para ser usado todos os dias como enxaguante bucal e também é excelente para tratar garganta inflamada com gargarejos. O diferencial dele é que a combinação de vários ingredientes potencializam a ação contra a inflamação na garganta.

Ingredientes

  • 200 ml de água
  • 2 colheres de sopa de xilitol
  • 3 gotas de óleo essencial de canela
  • 5 gotas de óleo essencial de cravo
  • 5 gotas de óleo essencial de eucalyptus globulus
  • 10 gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta

Modo de preparo

Misture bem todos os ingredientes na água até que o xilitol dissolva. Armazene em um recipiente de vidro com tampa. Use sempre depois de escovar os dentes. Para tratar garganta inflamada, faça gargarejos de dois minutos três ou quatro vezes ao dia.

Não ingira o conteúdo de forma alguma! Apenas use como enxaguante bucal ou faça gargarejos. Os ingredientes mencionados, principalmente na forma de óleos essenciais, têm ação potente contra bactérias nocivas que causam inflamação. Além disso, eles são ótimos contra as cáries.

Dicas extras para evitar a garganta inflamada

Manter sua imunidade alta e sua saúde em dia é a melhor forma de evitar dor de garganta. Cuide bem da sua alimentação, beba muito líquido (principalmente água) e tente dormir bem todas as noites. Outra dica é praticar atividade física, que é um santo remédio para o sistema imunológico.