Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Mito ou verdade: posso tomar medicamento vencido há 2 meses?

Você está na sua casa, tranquilo… De repente surge aquela incômoda e persistente dorzinha de cabeça. Você vai até a sua caixa de remédios e pega a cartela de comprimidos e encontra o medicamento fora de validade.

O que você faz? Vai tomar remédio vencido mesmo assim? Essa dúvida é muito comum. Vamos entendê-la melhor!

Diversos tipos de medicamentos
Medicamentos: o que são, tipos e diferenças

O que é o prazo de validade dos medicamentos?

Como entender a data e validade dos medicamentos? A data de validade é o prazo final que os fabricantes garantem 100% do potencial de um medicamento. A data de validade existe em todos os medicamentos e isso é estipulado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) por lei. Ela geralmente é contada de 12 a 60 meses a partir da data de fabricação.

Cada medicamento tem um conjunto de ingredientes próprios. Na fase de desenvolvimento os laboratórios farmacêuticos realizam estudos rigorosos para determinar a vida útil do medicamento. Analisando aestabilidade e o tempo que esses ingredientes vão permanecer sem deterioração. Portanto, após a data de validade é impossível garantir que o medicamento terá total efeito.

Como funciona o prazo de validade de medicamentos?

Um estudo da Universidade da Califórnia e do Conselho Regional de Farmácia de São Paulo, afirma que certos medicamentos continuam a fazer efeito mesmo após o prazo de validade e o que pode ocorrer é a diminuição da eficácia terapêutica. A forma de armazenamento também influencia na preservação da eficiência do medicamento. Porém é preciso ficar de olho, afinal, medicamentos manipulados costumam ter um período de validade reduzida em comparação aos remédios tradicionais.

O que diz a legislação sobre o descarte de medicamentos?

Mas o que diz a legislação sobre o assunto? O descarte de medicamentos no Brasil, previsto pela Anvisa, e regulamentado pelo Decreto 10.388, de 5 de junho de 2020, determina as condições para o manejo e a destinação ambientalmente correta de medicamentos vencidos, em desuso e suas embalagens.

Por meio de um sistema de logística reversa que garanta o descarte, a coleta e a destinação desses produtos, define papéis e responsabilidades dos diversos agentes da cadeia. Fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes e consumidores, atuando em regime de responsabilidade compartilhada, precisam garantir o manejo e a destinação ambientalmente correta destes resíduos.

Importante frisar que o consumidor tem um papel essencial dentro do processo de descarte correto de medicamentos. Logo, ele precisa se informar sobre como descartar remédio vencido, o que fazer com a embalagem de medicamento e onde entregar medicamentos dentro do prazo. Ao entrar em contato com essas informações, ele tem a responsabilidade de encaminhar o resíduo para o destino correto, farmácias e Unidades Básicas de Saúde (UBSs), e disseminar o assunto para as pessoas ao redor.

Quanto tempo depois de vencido um medicamento pode ser usado?

Um estudo conduzido pela Food and Drug Administration (FDA), órgão federal de saúde pública dos Estados Unidos, teve como foco a pesquisa sobre o prazo de validade dos medicamentos armazenados por militares, sua eficácia e segurança; e o resultado mostrou que a data de validade e eficácia podem se prolongar por anos, se houver cuidados com os medicamentos.

Conforme expirava o prazo de validade dos medicamentos, o estoque tinha de ser reposto e a renovação periódica dos estoques tornava a manutenção dos estoques de medicamentos algo muito caro. O estudo mostrou que 90% dos medicamentos e seu princípio ativo analisados continuam adequados para consumo. Isso mesmo após 15 anos da data de expiração.

Portanto, segundo o estudo, a data de validade de um medicamento não necessariamente indicaria que ele deixaria de ser eficaz ou impróprio para o uso. Os medicamentos perdem sua eficiência com o tempo, mas o referido estudo sugere que a maior parte da eficácia original supostamente se manteria.

Por outro lado, algumas considerações devem ser realizadas. A amostra de medicamentos submetida ao estudo foi da ordem de apenas 100 substâncias. Outro aspecto importante a ser observado é o rigor nas condições de ideias de armazenamento adotadas pelo exército americano. Além disso, algumas substâncias como a nitroglicerina, insulina e antibióticos líquidos apresentaram sinais de degradação.

Sobre o prazo de validade dos medicamentos: é uma garantia

Com relação ao tema, é recomendável considerarmos que o prazo de validade definido por fabricantes seja uma medida conservadora. Sendo capaz de garantir que o usuário receba tudo pelo que pagou. Assim, sejam atendidas as expectativas de uma terapia 100% eficaz para a cura do problema para o qual o medicamento é adotado. 

Se alguma dúvida sobre a segurança ou eficácia de qualquer medicamento persistir, consulte seu médico ou o farmacêutico responsável. Estes são os profissionais mais indicados para obtenção de informações a respeito.

Tem algum problema tomar remédio vencido?

O consumo de medicamentos vencidos não é aconselhável. Pode ser perigoso ou menos efetivo, pois suas características físico-químicas podem estar alteradas. Tomar medicamentos fora de validade, como antibióticos, pode levar a doenças mais graves e também ao aumento de resistência das bactérias. Um exemplo é o caso do antibiótico tetraciclina, que após o prazo de validade pode causar efeitos adversos como doenças nos rins.

Para os medicamentos importantes e de uso contínuo, como medicamentos para doenças cardíacas, convulsões ou alergia com risco de vida, o adequado também é não arriscar e obter uma nova prescrição.

A Anvisa caracteriza medicamentos vencidos ou acondicionados e transportados de forma errada como medicamentos impróprios e defende o descarte consciente de medicamentos vencidos. A Organização Mundial da Saúde (OMS), ligada à ONU, não utiliza medicamentos vencidos recebidos de doações. A data de validade existe por um motivo, então não é aconselhável usá-los após esse prazo. Usar corretamente o medicamento conforme as indicações do médico e da bula são essenciais para garantir a efetividade e a segurança do medicamento.

O remédio vence esse mês, posso tomar?

Sim, é possível tomar o medicamento desde que ele não tenha passado da data de validade. Ou seja, você pode fazer o uso do remédio até o momento em que ele chegar no seu prazo, depois disso o uso não é recomendado.

Tomei remédio vencido, o que fazer?

Em uma situação que você fez o consumo de remédio vencido sem querer, avalie como seu corpo vai reagir nas horas seguintes. Se não houver nenhum efeito adverso, mantenha a calma e apenas não repita a ação. Porém, se você perceber algo estranho em seu organismo, contate um médico ou vá para um hospital.

Veja o vídeo (em inglês) sobre o consumo de medicamentos vencidos:

Porque remédio manipulado vence mais rápido?

Devido sua origem artesanal, os medicamentos manipulados costumam ter uma data de validade mais curta. Cada farmácia conta com suas datas de validade estipuladas, por isso é preciso ficar de olho no seu remédio ao comprá-lo.

O que fazer com os medicamentos vencidos?

O descarte incorreto de medicamentos (no lixo comum, privada ou pia) traz riscos à saúde e ao meio ambiente. Existem diversos postos de coleta desses resíduos espalhados pelo Brasil. Caso não conheça os da sua cidade, procure um ponto de coleta de medicamentos vencidos nos buscador oferecido pelo Portal eCycle.

A disponibilidade de pontos de descarte de medicamentos é prevista em lei. Locais como farmácias e drogarias cumprem papel importante ao coletá-los em suas lojas. Assegurando que, por meio de um sistema de logística reversa, possam ser encaminhados posteriormente para a destinação final. Incineração, “coprocessamento” ou aterros sanitários classe 1 são destinos possíveis para resíduos perigosos à saúde.

Saber onde jogar remédio vencido é importante para garantir que não ocorram impactos ambientais nocivos. Um exemplo é a contaminação do solo por medicamentos, bem como a de recursos hídricos. Por isso busque se informar sobre como descartar remédios e evite jogar medicamentos no lixo. Não faça a ingestão desses produtos quando eles estiverem vencidos, para que não apresente efeitos adversos dos medicamentos.

É possível dispensar medicamentos próximos ao prazo de validade?

Se você tem uma caixa de remédios na sua casa que anda meio abandonada, sem organização, que tal dar uma conferida? Caso a sua farmácia doméstica não tenha sido limpa em um longo período de tempo, é bom ficar de olho. Tire uns minutos para olhar remédio por remédio e verificar se eles estão aptos para serem utilizados.

Para essa ação, você vai precisar separar todos os resíduos da caixa para serem descartados corretamente. Olhe a data de validade de cada medicamento e analise aqueles que você não faz mais proveito. Depois retire-os da caixa organizadora e separe. Assim que a caixa estiver limpa e organizada, leve os medicamentos dentro da validade e em desuso para os centros de descarte. 

Os remédios vencidos devem ser levados para farmácias e UBSs, onde ficam os postos de coleta deste tipo de descarte. Para aquém de saber onde jogar remédio fora, é possível pesquisar onde doar remédios. Existem locais, como farmácias solidárias e instituições voluntárias de saúde, que recebem medicamentos em bom estado e dentro do prazo de validade para a doação. Essas instituições repassam os remédios para pessoas que não tem condições de comprar e precisam do tratamento.   

O que fazer com os medicamentos vencidos?

Porém, nem todas as cidades contam com esse tipo de instituição voluntária. Logo o único destino viável para o medicamento em desuso é o posto de coleta de medicamento vencido. Para encontrar lugares que recebam esses resíduos, você pode pesquisar a sua cidade no buscador gratuito fornecido pelo Portal eCycle.

Embalagem de remédio

Agora que você limpou sua caixa de medicamentos, e fez o descarte de medicamentos vencidos dentro do prazo, é preciso dar um jeito na embalagem de remédio. Por serem feitas majoritariamente de papel e plástico, as embalagens secundárias e terciárias podem ser levadas ao lixo reciclável. Essas embalagens são responsáveis por transportar e armazenar o produto.

A embalagem primária, a que entra em contato direto com o remédio, não pode ir para a reciclagem. Isso porque ela costuma estar contaminada pelo resíduo. 

Por isso, deve ser entregue em pontos de coleta de remédios vencidos (contendo ou não o medicamento).  Ou de empresas especializadas no seu tratamento. Assim você ajuda a evitar descarte de embalagens contaminadas no meio ambiente e o impacto ambiental de medicamentos.

Descarte de medicamentos
Descarte de medicamentos: saiba como fazer

Como lidar com medicamentos

  1. Sua lista de medicamentos

    Possuir um controle dos remédios que possui pode ajudar na economia e evitar desperdícios. Antes de ira ao médico atualize a lista de remédios que você já possui e a apresente ao médico na hora da consulta.

  2. Compre somente o necessário

    Ao adquirir medicamentos, compre a quantidade mais próxima do possível. Esso evitará desperdícios com sobras desnecessárias.

  3. Cumpra a terapia até o fim

    Não interrompa o tratamento médico por conta própria. Caso identifique algum problema ao longo do processo terapêutico, consulte seu médico.

  4. Adquira apenas quando preciso

    Compre medicamentos apenas quando for realmente necessário

  5. Organização importa

    Mantenha seus medicamentos organizados em uma caixa de remédios, a popular “farmacinha” OU “armário de medicamentos. Isso facilitará na hora dos primeiros socorros, no controle dos produtos disponíveis e aferição dos prazos de validade.

  6. Segurança em primeiro lugar

    Mantenha sua caixa de remédios em lugar separado e seguro, longe da luz, umidade e do alcance das crianças.

  7. Separe os medicamentos vencidos e em desuso

    Periodicamente revise sua caixa de remédios, separando os medicamentos em desuso e aqueles com prazo de validade vencido, dos outros.

  8. Doe, se possível

    No caso de existirem farmácias solidárias em sua região, uma boa prática é doar aqueles medicamentos em desuso, mas dentro do prazo, para estas instituições.

  9. Lixo comum, pia ou vaso sanitário, nunca!

    Em hipótese alguma descarte seus medicamentos na pia, no vaso sanitário ou lixo comum. Há severos riscos de impactos ambientais e sociais nessa atitude.

  10. Pontos de descarte

    Pesquise por “pontos de descarte de medicamentos” próximos de sua localização no buscador do eCycle (Iink). Há muitas opções de farmácias e unidades de saúde que recebem estes produtos com a garantia de um descarte ambientalmente correto.

  11. Vigilância sanitária também é solução

    Caso não encontre pontos de descarte de medicamentos próximos à sua localidade, procure a vigilância sanitária. Possivelmente poderão lhe auxiliar na solução do problema.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais