Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Garrafas de água, artigos de higiene pessoal descartáveis, sacos plásticos, sacos de lixo, embalagens de alimentos e copos estão entre os maiores poluidores plásticos

  • O Conselho Mundial de Viagens e Turismo e o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) lançaram o relatório ‘Repensando os Produtos Plásticos de Uso Único em Viagens e Turismo’.
  • A publicação ocorre no momento em que os países em todo mundo começam a reabrir, e o setor de viagens e turismo começa a mostrar sinais de recuperação da pandemia da COVID-19, que tem sido devastadora.
  • O documento reúne informações recomendações práticas e estratégicas para empresas e formuladores de políticas repensarem os produtos plásticos de uso único no setor.
  • A pandemia da COVID-19 tem tido impactos negativos e positivos na poluição por plásticos descartáveis. Ao mesmo tempo que a demanda por itens plásticos de uso único aumentou, a pandemia também fez com que consumidores buscassem mais experiências de turismo verde em todo o mundo.
  • Um evento no dia 24 de junho discutirá o tema.

O Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC, na sigla em inglês) e o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) lançaram na terça-feira (15) um novo relatório sobre plásticos descartáveis no setor de viagens e turismo.

O relatório “Repensando os Produtos Plásticos de Uso Único em Viagens e Turismo” foi publicado no momento em que os países em todo mundo começam a reabrir, e o setor de viagens e turismo começa a mostrar sinais de recuperação da pandemia da COVID-19, que tem sido devastadora.

É um primeiro passo para mapear produtos plásticos de uso único em toda a cadeia de valor do setor, identificando pontos críticos de vazamentos para o meio ambiente e fornecendo recomendações práticas e estratégicas para empresas e formuladores de políticas.

O objetivo é ajudar as partes interessadas a tomarem medidas coletivas em direção a ações coordenadas e políticas que impulsionem uma mudança para modelos de redução e reutilização, alinhados com os princípios de circularidade, bem como com futuras e atuais infraestruturas para gestão de resíduos.

As recomendações do relatório incluem redefinir produtos plásticos de uso único desnecessários no contexto dos negócios; dar preferência contratual a fornecedores de produtos reutilizáveis; planejar proativamente procedimentos que evitem um retorno ao uso de plásticos descartáveis no caso de surtos de doenças; apoiar a pesquisa e inovação no projeto de produtos e modelos de serviços que diminuam o uso de itens plásticos descartáveis, e revisar políticas e padrões de qualidade tendo em mente a redução de resíduos e a circularidade.

“O WTTC está orgulhoso de divulgar este importante relatório de alto nível para o setor, focando na sustentabilidade e na redução dos resíduos provenientes de produtos plásticos descartáveis em viagens e turismo”, disse a vice-presidente sênior e CEO interina do WTTC, Virginia Messina.

“A pandemia da COVID-19 acelerou a agenda da sustentabilidade com as empresas e os formuladores de políticas agora colocando um foco ainda mais forte sobre ela. Como prioridade crescente, espera-se que as empresas continuem a reduzir os resíduos provenientes de produtos plásticos descartáveis e impulsionem a circularidade para proteger não apenas nosso povo, mas, o que é importante, nosso planeta”,

Virginia Messina, vice-presidente sênior do WTTC

“Também está se tornando claro que os consumidores estão fazendo escolhas mais conscientes e apoiando cada vez mais as empresas com a sustentabilidade em mente”, completou Messina.

Os produtos plásticos de uso único podem ser uma ameaça ao meio ambiente e à saúde humana e, sem esforço deliberado em todo o setor, Viagens & Turismo podem e contribuirão significativamente para a questão.

A pandemia da COVID-19 tem tido impactos negativos e positivos na poluição por plásticos descartáveis.

A demanda por itens plásticos de uso único aumentou, sendo a segurança uma grande preocupação entre os turistas e os serviços de delivery que está em ascensão. De acordo com o Instituto de Meio Ambiente da Tailândia, os resíduos plásticos aumentaram de 1.500 toneladas para 6.300 toneladas por dia, devido ao aumento das entregas de alimentos em casa.

Entretanto, a pandemia também catalisou a demanda dos consumidores por experiências de turismo verde em todo o mundo, com um estudo global de 2019 que constatou que 82% dos entrevistados estão cientes dos resíduos plásticos e já estão tomando medidas práticas para combater a poluição.

O relatório reconhece que são necessárias soluções globais para atender às preocupações corporativas sobre o uso de produtos plásticos de uso único. Seu objetivo é apoiar uma tomada de decisão informada com base nos impactos potenciais de trade-offs e de mudanças involuntárias de impactos ao considerar a transição para alternativas sustentáveis.

“Viagens e turismo tem um papel fundamental a desempenhar para enfrentar a tripla crise planetária da mudança climática, perda de biodiversidade e poluição, bem como para tornar realidade a circularidade no uso de plásticos”, disse a diretora da Divisão de Economia do PNUMA, Sheila Aggarwal-Khan.

“O avanço da COVID-19 e a consequente proliferação de produtos plásticos descartáveis acrescentou urgência às crises. Com este relatório, esperamos encorajar as partes interessadas neste setor a se unirem para enfrentar este desafio multifacetado. Somente assim, poderemos garantir uma mudança significativa e duradoura”,

Sheila Aggarwal-Khan, diretora da Divisão de Economia do PNUMA

Com cerca de 90% do plástico oceânico derivado de fontes terrestres e os danos anuais dos plásticos aos ecossistemas marinhos no valor de US$13 bilhões por ano, enfrentar proativamente o desafio dos plásticos dentro do setor de Viagens & Turismo é fundamental.

Evento – O WTTC e o PNUMA estão organizando o webinar ‘Repensando Produtos Plásticos de Uso Único em Viagens & Turismo’ que discutirá algumas das principais realizações dos atores do setor na abordagem desta questão e os desafios que permanecem. O evento acontecerá no dia 24 de junho, das 10h às 11h (horário de Brasília).

Sobre o WTTC – O Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC) representa o setor privado mundial de Viagens e Turismo. Os membros incluem 200 CEOs, presidentes e diretores das principais empresas de Viagens & Turismo do mundo. Por mais de 30 anos, o WTTC tem se comprometido em conscientizar os governos e o público sobre a importância econômica e social do setor de Viagens & Turismo.

Sobre o PNUMA – O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) é a principal voz global sobre o meio ambiente. Ele fornece liderança e incentiva a parceria no cuidado com o meio ambiente, inspirando, informando e permitindo que as nações e os povos melhorem sua qualidade de vida sem comprometer a das gerações futuras.