Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Utensílio de vidro são muito usados na cozinha devido à sua resistência ao calor. Dentro do grupo de utensílios vidro mais comuns em cozinhas estão: panelas copos pratos, travessas, xícaras, tigelas, tábuas e outros esses itens. Eles são normalmente feitos a partir de vidro temperado, ou seja, um vidro comum que passou por processo químico térmico. Para saber mais, confira matéria “O que fazer com o vidro de janela?”.

O vidro temperado permite algumas vantagens ao usuário devido à praticidade da higienização e por possuir grande resistência térmica e mecânica. Apesar dessa resistência, o vidro ainda é capaz de quebrar, e quando isso acontece é extremamente difícil consertá-lo. No entanto, existem alternativas para o que fazer com vidro quebrado que não fazem mal ao meio ambiente.

Como descartar?

O vidro demora aproximadamente quatro mil anos para se decompor, por isso, é recomendado não descartar esse tipo de material em lixões ou aterros. Sem contar que o vidro é um material totalmente reciclável, podendo ser utilizado infinitamente, sem perda de qualidade. Se você destiná-lo para a reciclagem, os beneficiados terão reduzido seu consumo energético e conseguirão mais velocidade na produção de novos vidros.

O vidro temperado, com o qual a maior parte dos itens de cozinha é feita, sofre um processo de aquecimento que o torna mais resistente, mas não há aplicação de películas ao material- ou seja, não há restrições para destinar esses itens em lixeiras de reciclagem de vidro comum.

Para descartá-lo basta recolher os cacos e embrulhá-los em um jornal. Não o misture com outros materiais, para não prejudicar o processo de reciclagem. Leve o vidro até um posto de coleta, reciclador, vidraceiro ou fabricante, para que o item seja reciclado ou para que te passem informações sobre onde ele pode ser descartado.

Outra opção também pode ser usar a criatividade e dar um upcycle no seu utensílio de vidro, mesmo se ele estiver em cacos (é possível fazer um mosaico, por exemplo). Lembre-se de tomar cuidado na hora de manusear os cacos de vidro. Tente lixar as bordas afiadas do vidro para diminuir sua superfície cortante. Depois disso, pinte, incremente materiais e crie novos objetos de decoração. E lembre-se, sempre opte pelo descarte consciente, respeitando o meio ambiente.

Quer descartar seu objeto com a consciência tranquila e sem sair de casa?

Verifique o campo

Por favor, informe um ou mais objetos que deseja descartar, seja especifico quais objetos e a quantidade exata.

Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Verifique o campo
Verifique o campo
Verifique o campo
Verifique o campo
Verifique o campo
Verifique o campo