Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Cosméticos: use com consciência!

Todo dia usamos diversos tipos de cosméticos, seja para deixar a pele mais macia ou o cabelo limpo e perfumado. Mas o que nem sempre é tão evidente é o fato de que muitos deles são produzidos a partir de substâncias que trazem malefícios ao nosso organismo e também ao ambiente em que vivemos. Diversos estudos sugerem problemas relacionados a certas substâncias, como parabenos (maquiagens), fosfatos (xampu), álcool isopropílico (condicionadores) e triclosan (creme dental).

Procurar por cosméticos que sejam sustentáveis, tanto em sua composição quanto em sua embalagem, é um grande passo para ajudar a si mesmo e amenizar danos ambientais (veja mais aqui). Mas se você não leu o rótulo na hora de comprar os produtos e só percebeu os ingredientes nocivos posteriormente, fique calmo. Siga algumas dicas para aplacar prejuízos.

Como descartar?

Muito cuidado com o prazo de validade dos produtos! A informação do vencimento vem na maioria das vezes em locais de difícil visualização e os cosméticos fora da validade podem causar muitas irritações e infecções. Use os produtos até o final se estiverem dentro do prazo e com a mesma aparência de quando foram comprados. No caso de maquiagens e cremes, guardá-los dentro de armários ou gavetas de locais pouco úmidos fazem com que sua possibilidade de uso seja prolongada.

Em relação ao descarte de cosméticos, se você não for mais usar um produto dentro da validade, doe-o para uma pessoa que tenha interesse. Mas se não houvernenhuma outra alternativa, descarte-os no lixo comum, sempre os soltando das embalagens plásticas para evitar o consumo por outra pessoa. No caso dos cosméticos biodegradáveis, tenha o mesmo procedimento, com a diferença de que os produtos aquosos podem ser descartados em água corrente.


Veja também: