Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Confira uma lista de substâncias nocivas à saúde e ao meio ambiente para que possam ser evitadas

Substâncias nocivas são aquelas que podem causar efeitos adversos à saúde e ao meio ambiente. As substâncias químicas são parte integral do dia a dia e podem ser encontradas em mais de 100 mil compostos diferentes. Indústrias que produzem e utilizam esses elementos têm importância em termos de geração de empregos, comércio e crescimento econômico mundial. 

Por isso, o Portal eCycle organizou uma lista de substâncias nocivas que devem ser evitadas ou utilizadas com cautela devido aos efeitos prejudiciais à saúde e ao meio ambiente como um todo gerados por elas.

Quais são as substâncias nocivas?

Triclosan

O triclosan é um composto químico pertencente ao grupo dos éteres de difenila polibromados (PBDE), sendo considerado um potente bactericida. Ele pode ser encontrado em diversos produtos, como:

  • Sabonetes
  • Pastas de dentes
  • Desodorantes
  • Antissépticos
  • Perfumes
  • Plásticos próprios para alimentos
  • Roupas
  • Sapatos
  • Carpetes

O uso indiscriminado de itens com triclosan pode desregular o sistema imunológico e reduzir as funções musculares, podendo atingir o coração. Além disso, essa substância causa poluição dos corpos hídricos, afetando a qualidade da água.

triclosan
Triclosan: substância de onipresença indesejável

BHA e BHT

O BHA (butylated hydroxyanisole como se apresenta nas embalagens) e o BHT (butylated hydroxytoluene) são antioxidantes encontrados principalmente em batons, sombras para os olhos, desodorantes e antitranspirantes. Os compostos são previstos pelo Programa Nacional de Toxicologia dos Estados Unidos como razoavelmente carcinogênicos para os seres humanos, baseados em experimentos com animais.

BHA e BHT: conheça substâncias nocivas à saúde

PBC

Os bifenilos policlorados, conhecidos por PCBs ou por ascarel, são misturas de até 209 compostos clorados. Elas variam de nome de acordo com a posição relativa dos átomos de cloro na estrutura. Por serem praticamente incombustíveis e apresentarem alta estabilidade e resistência, eles vêm sendo utilizados para diversos fins. Por exemplo: fluidos dielétricos em transformadores, condensadores e óleos de corte, lubrificantes hidráulicos, tintas e adesivos, entre outros.

Essas substâncias podem ser caracterizadas como poluentes orgânicos persistentes. Afinal, permanecem no meio ambiente por muito tempo e sofrem processos de bioacumulação e biomagnificação. Em contato com seres humanos, elas causam:

  • Reações cutâneas
  • Danos nos fígados
  • Problemas oculares
  • Dores abdominais
  • Fadiga
  • Dores de cabeça
  • Câncer
pcbs
PCBs: o que são e seus riscos para saúde

Dioxina

Dioxina é um nome genérico usado para designar um grupo de substâncias químicas resultantes de processos industriais. Alguns exemplos são: produção de cloro e certas técnicas de branqueamento de papel e produção de pesticidas. Ela é considerada um poluente orgânico persistente (POP), visto que se acumula ao longo da cadeia alimentar e no corpo humano.

Ao ser ingerida, a dioxina altera receptores de estrogênio, pode ser tóxica para o crescimento e o desenvolvimento, pode causar danos no fígado, nos nervos e alterações indesejadas em glândulas, de acordo com a Agency for Toxic Substances and Disease Registry (ATSDR). Problemas relacionados aos sistemas reprodutivo e imunológico, além de alterações no neurodesenvolvimento, também podem ocorrer devido à contaminação por esse composto.

Dioxina
Dioxina: conheça seus perigos e previna-se

Furano

Furano é um nome genérico dado aos compostos químicos de natureza orgânica, heterocíclicos e aromáticos. Eles podem ser obtidos pela destilação de algumas variedades de madeira. Eles podem ser produzidos inadvertidamente por meio de processos industriais, como:

  • Incineração de resíduos;
  • Produção de substâncias químicas;
  • Combustão;
  • Por meio de técnicas utilizadas para realizar o branqueamento do papel;

A exposição humana a altos níveis de furano por curto prazo pode resultar em lesões na pele, como cloracne, e alterações no fígado. A exposição crônica, por sua vez, pode estar associada a danos aos sistemas imunológico, nervoso, endócrino e as funções reprodutivas. Estudos com crianças também indicaram atraso no neurodesenvolvimento e efeitos neurocomportamentais, incluindo hipotonia neonatal.

furano
O que é furano e quais são seus riscos?

Bisfenol

Os vários tipos de bisfenol, também chamados de difenóis, são moléculas orgânicas formadas por dois fenóis. Os fenóis, por sua vez, são formados pela ligação de uma ou mais hidroxilas diretamente a um anel aromático. Eles são obtidos a partir da extração de óleos do alcatrão e da hulha.

Considerados como disruptores endócrinos, os bisfenóis podem causar esterilização, problemas comportamentais e diminuição da população de animais. Em seres humanos, eles estão associados ao desenvolvimento de diabetes e a síndrome dos ovários policísticos.

BPA
BPA: entenda o que é bisfenol A e seus impactos

Retardante de chamas

Retardante de chamas é uma substância química utilizada para retardar ou, se possível, eliminar a propagação de chamas em um material. Os aditivos anti-chamas possuem a capacidade de prolongar o tempo em que um material polimérico leva para iniciar seu processo de combustão. Uma vez que tornam a transferência de energia entre os compostos mais lenta. Entre eles, os éteres de difenila polibromados (PBDEs) e os óleos vegetais bromados podem ser citados como principais retardantes de chamas existentes.

Os retardantes de chamas podem ser encontrados em:

  • Travesseiros e colchões
  • Chips de computador
  • Placas eletrônicas
  • Televisores
  • Micro-ondas
  • Videogames
  • Aspiradores de pó
  • Móveis 
  • Ttecidos sintéticos

 Uma pesquisa mostrou que esses compostos químicos podem levar ao desenvolvimento de diabetes em camundongos que receberam PBDEs de suas mães enquanto estavam no útero e como bebês por meio do leite materno.

retardante de chamas
Retardante de chamas: o que é e quais seus perigos

Flúor

O flúor, também conhecido como fluoreto, é um elemento químico extremamente reativo. Ele pode ser encontrado na natureza ou em produtos industrializados, como pastas de dente. A presença desse elemento na água potável, por exemplo, pode trazer alguns problemas de saúde na população. As crianças são mais propensas, afinal, o excesso de flúor pode causar fluorose dentária devido aos dentes sensíveis.

Além disso, o fluoreto pode alterar as funções endócrinas, especialmente na tireoide. Esse fato mostrou que novas pesquisas são necessárias na área para que haja mais esclarecimentos sobre os riscos do flúor.

Flúor faz mal? Entenda e conheça alternativas

VOCs

Os compostos orgânicos voláteis (VOCs) são componentes químicos presentes em diversos tipos de materiais sintéticos ou naturais. Eles se caracterizam por possuírem alta pressão de vapor. Isso faz com que se transformem em gás ao entrar em contato com a atmosfera.

A exposição a esse tipo de material pode causar:

  • Dor de cabeça
  • Alergia cutânea
  • Irritação dos olhos, nariz e garganta
  • Falta de ar
  • Fadiga
  • Tontura
  • Falta de memória

Durante longos períodos de exposição, os compostos orgânicos voláteis podem causar danos ao fígado e ao sistema nervoso central. Além disso, alguns tipos de compostos orgânicos voláteis, são conhecidos por causar câncer em seres humanos. Um exemplo é o benzeno, encontrado na fumaça dos cigarros, de carros e em combustíveis.

VOCs: conheça os compostos orgânicos voláteis

Agrotóxicos

Agrotóxicos, também conhecidos como defensivos agrícolas, agroquímicos e pesticidas, são substâncias químicas, físicas ou biológicas utilizadas no setor agropecuário, especialmente em monoculturas. Apesar dos agrotóxicos aumentarem a produtividade das lavouras, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária alerta que esses produtos são nocivos. Seus malefícios afetam o meio ambiente e a saúde humana, podendo causar intoxicação.

De acordo com o Hospital Israelita Albert Einstein, as intoxicações e o envenenamento são causados por ingestão, aspiração e introdução no organismo, acidental ou não, de substâncias tóxicas de naturezas diversas. Podem resultar em doença grave ou morte em poucas horas se a vítima não for socorrida a tempo.

O que são agrotóxicos, seus tipos e riscos à saúde

Cloro

O cloro é um elemento químico puro, encontrado naturalmente em estado gasoso, de cor amarelo-esverdeada. O cloro gasoso é duas vezes e meia mais pesado que o ar, tem um odor sufocante intensamente desagradável e é extremamente venenoso. Em sua forma líquida e sólida, é um poderoso agente oxidante, branqueador e desinfetante.

Os efeitos do cloro na saúde humana dependem da quantidade da substância e da duração e frequência da exposição. Os efeitos também dependem da saúde do indivíduo ou das condições do ambiente quando ocorre a exposição. Mas respirar pequenas quantidades de cloro por curtos períodos de tempo afeta adversamente o sistema respiratório humano. Os efeitos variam de tosse e dor no peito à retenção de água nos pulmões.

Cloro: vilão ou mocinho para a saúde?

HPAs

Os hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (HPAs) são compostos produzidos pela queima incompleta de substâncias orgânicas como o carvão, a lenha e a gasolina. A absorção dos HPAs e seus derivados por meio da pele, da respiração e da ingestão, está associada a diversos tipos de câncer. Isso inclui tumores de pele, mama, bexiga, fígado e próstata.

Hidrocarbonetos
Entenda o que são hidrocarbonetos

Dioxano

Dioxano ou 1,4-dioxano é um composto orgânico volátil (VOC) pertencente à família dos éteres. Ele pode estar presente em qualquer produto que contenha matérias primas que foram fabricadas usando um processo químico chamado de etoxilação. Nessa reação, feita em altas temperaturas, a matéria prima adquire propriedades tensoativas e é usada para fazer detergentes, emulsionantes e agentes solubilizantes.

Dessa maneira, o dioxano pode ser encontrado, principalmente, em cosméticos e produtos de limpeza. Ele também pode ser encontrado em lacas, tintas e plásticos e como uma impureza em anticongelantes e fluidos para descongelamento. No entanto, estudos mostram que esse composto é um poluente extremamente tóxico e que pode causar diversos danos à saúde humana, como câncer.

Dioxano: para que serve e quais seus perigos

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais