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Rica em vitaminas e antioxidantes, pera é saborosa e ajuda a prevenir diversas doenças, como diabetes e câncer

Imagem de David Fartek em Unsplash

A pera é uma fruta de sabor suave e doce, com um centro fibroso. Com baixo valor calórico, é rica em vitaminas, antioxidantes essenciais, compostos vegetais e sais minerais. Além disso, a pera é rica em fibras, ajudando a evitar problemas digestivos e prisão de ventre.

Como parte de uma dieta nutritiva e equilibrada, o consumo de peras pode ajudar na perda de peso e reduzir o risco de câncer, diabetes e doenças cardíacas. Conheça os benefícios que a pera pode proporcionar para a sua saúde.

5 benefícios da pera para a saúde

As peras possuem vitamina C, vitamina K, cálcio, ferro, potássio, magnésio, folato e riboflavina, além de vitaminas do complexo B, essenciais para a saúde. Elas também contêm carotenoides, flavonoides e antocianinas, compostos vegetais que oferecem diversos benefícios à saúde e também atuam como antioxidantes.

As fibras da fruta mantêm a sensação de saciedade e protegem o músculo cardíaco e o intestino. Já a vitamina C da pera combate os radicais livres, que podem colocar as células sob estresse oxidativo e levar a doenças crônicas. Isso significa que consumir peras e outros alimentos ricos em antioxidantes pode reduzir o risco de desenvolver câncer, diabetes, doenças cardíacas e até doenças neurodegenerativas, como a demência.

Confira outros motivos para incluir a pera na sua rotina alimentar:

1. Melhora a saúde intestinal e ajuda a prevenir a obesidade

A pera fornece uma quantidade significativa de fibras e outros nutrientes essenciais e podem ajudar a reduzir o risco de doenças cardíacas, diabetes e condições intestinais. A fruta contém uma fibra solúvel chamada pectina, que nutre as bactérias intestinais e melhora a saúde intestinal.

A sensação de saciedade provocada pelo consumo de fibras também pode ajudar na perda de peso, pois a pessoa sentirá menos vontade de “beliscar” entre as refeições. Um estudo de 2015 associou o aumento da ingestão de fibras com aumento da perda de peso para pessoas com obesidade.

Além disso, um estudo de 2013 descobriu que as fibras podem desempenhar um papel importante no fortalecimento do sistema imunológico e na redução da inflamação, prevenindo doenças cardiovasculares, diabetes e câncer.

2. Tem propriedades anti-inflamatórias

As peras são uma fonte rica em antioxidantes flavonoides, que ajudam a combater a inflamação e ajudam a diminuir o risco de doenças. Além disso, as peras contêm várias vitaminas e minerais, como cobre e vitaminas C e K, que também combatem a inflamação.

3. Promove um efeito detox no organismo

Os movimentos intestinais regulares e adequados são cruciais para a excreção diária de toxinas na bile e nas fezes. As peras têm alto teor de água, o que ajuda a manter as fezes moles e libera o sistema digestivo de toxinas.

4. Combate os radicais livres

As peras contêm altos níveis de antioxidantes, incluindo vitamina C, vitamina K e cobre. Esses produtos químicos neutralizam os efeitos dos radicais livres, protegendo as células dos danos que podem causar.

5. Tem baixo índice glicêmico

Mesmo que as peras tenham um pouco de açúcar natural, seu alto teor de fibras garante que o açúcar no sangue não suba repentinamente após o consumo, o que as torna ideais para pessoas com diabetes. Além disso, o baixo índice glicêmico reduz as chances de que você sinta fome pouco tempo depois de se alimentar.



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