Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Alimentos ricos em carotenoides ajudam a prevenir doenças cardiovasculares, câncer e problemas nos olhos

Carotenoides são os mais de 600 tipos de pigmentos encontrados em vegetais, algas e bactérias fotossintéticas.

Eles são responsáveis pelas cores amarelo, vermelho e laranja e apresentam efeito antioxidante, prevenindo o organismo de doenças cardiovasculares, câncer e problemas nos olhos.

Os carotenoides mais comuns incluem o alfa caroteno, betacaroteno, beta criptoxantina, licopeno, luteína e e zeaxantina.

Alimentos ricos em carotenoides

Os carotenoides devem ser obtidos por meio da dieta. Os alimentos ricos em carotenoides incluem:

Como aumentar a biodisponibilidade dos carotenoides

Os carotenoides são compostos solúveis em gordura, e por isso cozinhar os alimentos ricos carotenoides ou refogar no azeite óleo de coco e outros óleos vegetais aumenta a biodisponibilidade dos nutrientes dos carotenoides.

Xantofilas e carotenos

Os carotenoides são classificados em dois grupos principais: as xantofilas e os carotenos.

As xantofilas contêm oxigênio e, às vezes, têm mais pigmento amarelo. Os carotenoides de xantofila protegem dos danos causados pela luz azul. A luteína e a zeaxantina se enquadram na categoria de xantofilas.

A luteína e zeaxantina se acumulam na retina, particularmente na região da mácula e atuam como antioxidantes importantes nessa área, protegendo os olhos dos radicais livres prejudiciais. A luteína e zeaxantina também atuam como protetor solar natural, absorvendo o excesso de luz.

Elas são famosas por protegerem os olhos da luz azul, prevenindo a degeneração macular relacionada à idade.

Outras doenças que podem ser prevenidas com luteína e zeaxantina são catarata, retinopatia diabética, descolamento de olho e uveíte (um tipo de inflamação ocular). Saiba mais sobre a luz azul no vídeo abaixo, disponível no canal do Portal eCycle.

Além de protegerem contra os danos da luz azul, por ajudarem na sintetização de vitamina A, os carotenoides têm sido associados à redução do risco de câncer, especificamente câncer de pulmão e de pele.

As propriedades anti-inflamatórias dos carotenoides também são importantes, pois têm sido associadas à melhoria da saúde cardiovascular.