Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Atividade física e exercício físico são a mesma coisa? Descubra as diferenças e os benefícios de se manter ativo

Atividade física, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), é qualquer movimento corporal produzido pelos músculos esqueléticos que requer gasto de energia. A atividade física engloba todos os movimentos do dia a dia, incluindo durante o tempo de lazer, transporte para ir e voltar de lugares ou no trabalho. A atividade física de intensidade moderada e vigorosa ajuda a tratar problemas de saúde e contribui para a prevenção de doenças.

Para adultos, a OMS recomenda prática de atividade física intensa de 75 a 150 minutos por semana ou moderada, de 150 a 300 minutos, quando não houver nenhuma contraindicação. A ciência comprova que a atividade física regular melhora a saúde, prevenindo e controlando doenças cardiovasculares, derrame, diabetes e vários tipos de câncer. No entanto, se você é adepto do sedentarismo, o ideal é buscar orientação médica antes de iniciar uma rotina de atividade física.

Além de tudo isso, ser fisicamente ativo também ajuda a prevenir a hipertensão, manter o peso corporal saudável e pode melhorar a saúde mental, a qualidade de vida e o bem-estar. Formas populares de atividade física incluem caminhada, ciclismo, esportes, recreação ativa, natação, yoga, surfe, skate, jogos ao ar livre e muito mais. Até passear com o seu cachorro pode ser uma maneira divertida de praticar atividades físicas!

Você sabia?

  • No mundo, 1 em cada 4 adultos não atinge os níveis globais recomendados de atividade física.
  • Até 5 milhões de mortes por ano poderiam ser evitadas se a população global fosse mais ativa.
  • Pessoas insuficientemente ativas têm um risco 20% a 30% maior de morte em comparação com pessoas suficientemente ativas.
  • Mais de 80% da população adolescente mundial não é suficientemente ativa.
  • A atividade física traz benefícios significativos para a saúde do coração, do corpo e da mente.
  • A atividade física melhora o raciocínio, a capacidade de aprendizagem e as habilidades cognitivas, além de reduzir os sintomas de depressão e ansiedade.

Atividade física e exercício são a mesma coisa?

Se você deseja melhorar seu condicionamento físico, mas se apavora com a simples ideia de fazer exercícios, pode gostar de saber que exercício físico e atividade física não são a mesma coisa – mas ambos são benéficos para sua saúde.

O exercício é uma atividade física planejada, estruturada, repetitiva e proposital, que deve ser orientada, preferencialmente, por um profissional de educação física. Já a atividade física é qualquer atividade que leva o corpo a contrair os músculos para queimar mais calorias do que ele faria normalmente em repouso.

As atividades físicas diárias, como realizar tarefas domésticas, caminhar ou subir e descer escadas, mantêm o corpo em movimento e ainda contam pontos para cumprir a quantidade recomendada de prática de exercícios físicos semanais.

8 benefícios da atividade física

1. Faz bem à saúde mental

Qualquer atividade física pode melhorar o humor e aliviar os sintomas de depressão, ansiedade e estresse. Movimentar-se regularmente ajuda a elevar a sensibilidade do cérebro aos hormônios serotonina e noradrenalina, que aliviam os sentimentos de depressão, e a produção de endorfinas, conhecidas por ajudar a produzir sentimentos positivos e reduzir a percepção da dor.

2. Ajuda a perder ou manter o peso ideal

Qualquer coisa vale para emagrecer com saúde: subir e descer escadas, dar uma volta no quarteirão, brincar com seu cachorro no parque e fazer faxina na casa, por exemplo, ajudam a acelerar o metabolismo e a queimar calorias, favorecendo o processo de perda de peso.

3. Fortalece os músculos

À medida que você envelhece, seu corpo vai perdendo massa e função muscular, o que pode resultar em lesões. Por isso, praticar atividade física regularmente é essencial para reduzir a perda muscular e manter a força com o passar dos anos.

4. Aumenta a energia

A prática de atividade física ou exercícios físicos é muito importante para manter a energia lá em cima! Um estudo constatou que seis semanas de exercícios físicos regulares reduziram a sensação de fadiga em 36 pessoas saudáveis ​​que relataram fadiga persistente.

5. Reduz o risco de doenças crônicas

Segundo estudos, a falta de atividade física regular é a principal causa de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão. Por outro lado, a prática de exercícios físicos melhora a sensibilidade à insulina, a aptidão cardiovascular e a composição corporal, ajudando a regular a pressão arterial e os níveis de gordura no sangue.

6. Melhora a saúde da pele

O estresse oxidativo é um fenômeno que ocorre quando as defesas antioxidantes do corpo não conseguem reparar completamente os danos causados pelos radicais livres nas células. Isso pode danificar nossas estruturas internas e se reflete diretamente na aparência da pele.

Embora a atividade física intensa e exaustiva possa contribuir para danos oxidativos, uma quantidade moderada de exercício aumenta a produção de antioxidantes naturais do corpo, substâncias que ajudam a proteger as células do envelhecimento precoce.

7. Ajuda a dormir melhor

O gasto de energia durante o exercício físico estimula os processos de recuperação durante o sono. Além disso, acredita-se que o aumento de temperatura corporal que ocorre durante o exercício melhore a qualidade do sono, ajudando nosso corpo em uma melhor regulação térmica enquanto dormimos.

8. Reduz e alivia dores crônicas

A dor crônica pode ser debilitante, mas os exercícios físicos podem ajudar a reduzi-la. Por muitos anos, a recomendação para o tratamento da dor crônica foi repouso e inatividade, mas estudos recentes mostram que a atividade física regular, na verdade, ajuda a aliviar as dores crônicas.

Música clássica pode ajudar na prática de atividade física

Segundo um artigo publicado no periódico Medical Xpress, ouvir música clássica no treino pode melhorar o desempenho do praticante durante o exercício. Uma seleção especial também pode ser feita para o pós-treino, ajudando a acelerar o retorno do corpo ao estado de repouso.

Confira a nossa playlist eCycleClassic e aproveite os benefícios da música clássica para o seu treino:



Veja também: