Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Lilás é um arbusto florido apreciado por suas flores perfumadas e coloridas que faz parte do gênero Syringa. Ele pode ter grande porte e servir como uma boa sombra. Além disso, o lilás floresce na primavera e, com isso, pode servir como um indicador das mudanças climáticas. Saiba mais sobre os lilases e como cultivá-los a seguir.

Características

O lilás é um arbusto com flores que podem ter cor rosa, roxa, amarela ou branca. Ele é comumente encontrado em lugares mais frios e possui porte grande, alcançando até nove metros de altura. Ao crescer muito, o lilás pode acrescentar uma fonte de sombra ou servir como uma cerca viva.

O gênero Syringa possui cerca de 25 espécies de arbustos diferentes, entre eles, esses são alguns:

  • Lilás comum (Syringa vulgaris): possui flores roxas e está presente em áreas temperadas;
  • Lilás persa (S. persica): costuma ter flores brancas ou com cores mais claras, vai do Irã à China;
  • Daphne (S. pubescens): possui flores rosa-lavanda;
  • Lilás húngaro (S. josikaèa): possui flores roxas-azuladas e inodoras.

Os lilases são conhecidos como sinônimos de romance, podendo ser uma boa opção para o paisagismo e para perfumar o jardim. Ademais, uma de suas características mais curiosas é que eles podem servir como indicadores das mudanças climáticas.

O lilás é um indicador das mudanças climáticas

Uma pesquisa da Universidade de Toledo mostrou que os efeitos das mudanças climáticas começaram na década de 1970 e, com isso, os lilases da América do Norte têm florescido em média um dia antes a cada três anos desde 1973.

Os cientistas utilizaram dados de 53 locais nos Estados Unidos e Canadá com registros de pelo menos 30 anos da primeira floração do lilás comum (Syringa vulgaris).

Segundo um dos professores envolvidos no estudo, ainda que os lilases que florescem em média um dia antes a cada três anos sejam quase imperceptíveis, a mudança é indicativa de uma outra mudança mais ampla no ambiente.

Esse indicador, aliado a outros dados, pode fornecer informações sobre as consequências potenciais das mudanças climáticas na agricultura e economia em geral. 

Como cultivar lilases

O lilás pode ser cultivado em casa, mas é preciso bastante espaço para isso. As melhores épocas para plantá-lo são o outono e a primavera. Se você tiver uma muda, faça um buraco profundo e largo e posicione-a com suas raízes abertas verticalmente no solo.

Se estiver fazendo uma plantação de lilases, dê um espaço de pelo menos 1,5 metro entre os arbustos. Lembre-se de escolher uma área com muito sol à tarde e solo bem drenado. Depois de plantá-los, regue-os bem e mantenha cuidados gerais e poda regular.