Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Um cachorro vegano pode ser saudável? Aprenda como adaptar a dieta do seu pet para uma plant-based

Os cachorros são animais onívoros, ou seja, que se alimentam de animais e plantas. Porém, como a dieta vegana já se comprovou diversas vezes uma opção saudável e benéfica, muitas pessoas tornaram a se perguntar: afinal, um cachorro vegano pode ser saudável? Mesmo sendo onívoros, assim como os humanos, esses animais conseguiriam obter os nutrientes necessários para viver uma vida saudável e sem complicações? 

Na internet, por exemplo, muitas pessoas já foram julgadas por adaptar a dieta de seus cães para uma vegana. Em um vídeo publicado pelo Daily Mail em 2020, por exemplo, um casal que criou seus cachorros em dietas veganas foram banidos de ser tutores de qualquer pet. 

Na Inglaterra, quebrar a legislação do Animal Welfare Act que foi criada em 2006 pode resultar na prisão e taxação de até 20 mil libras esterlinas. Essa legislação garante que os animais de estimação tenham acesso a uma dieta adequada, o que possibilita que o veganismo e vegetarianismo sejam alvos de acusação. 

Porém, em outros casos, acredita-se que com a atenção necessária e acompanhamento profissional, os cachorros veganos conseguem viver uma vida saudável. Uma pesquisa realizada em 2022 afirma, também, que a dieta vegana pode ser mais saudável para os animais do que a dieta convencional e a dieta da carne crua.

Cachorros carnívoros

Por muito tempo, especialistas acreditaram que os cachorros eram carnívoros, uma vez que são descendentes dos lobos. Entretanto, até esses animais já se adaptaram para comer frutas, vegetais e ovos. Enquanto preferem se alimentar de carne, os lobos conseguem consumir e digerir algumas frutas e outras plantas quando sentem que estão com falta de nutrientes. 

Já outras pesquisas conseguiram comprovar que os cães são capazes de digerir o amido das plantas, possivelmente possibilitando a adaptação desses animais para uma dieta vegana ou vegetariana. Muitos animais também necessitam dessas alternativas, uma vez que são alérgicos ou intolerantes às proteínas animais. 

Contudo, antes de fazer essas mudanças, especialistas e nutricionistas de animais devem ser consultados para o planejamento de uma dieta adequada para o seu cão. Embora o cachorro vegano consiga ser saudável, também existe a possibilidade de que ele se torne má nutrido sem as vitaminas e nutrientes necessários em sua dieta. 

Para entender mais sobre isso, leia nossa matéria: “Nutrientes para cachorros: do que seu pet precisa?

A melhor dieta

Uma pesquisa publicada em 2022 alega que cachorros que seguem uma dieta vegana podem ser mais saudáveis do que aqueles em dietas convencionais ou em dietas de carne crua. A pesquisa analisou a dieta de cerca de 2500 cães e, embora em primeiro momento, a dieta de carne crua tenha parecido mais saudável, os especialistas da pesquisa concluíram que o veganismo é a melhor opção para esses animais. 

Essa descoberta se deu ao fato de que tutores de animais que seguiam a dieta da carne crua eram menos propensos a levar seus animais ao veterinário. Além disso, os cães que foram analisados na pesquisa eram mais novos, e portanto, mais saudáveis e sem complicações relacionadas à idade. 

Outros benefícios 

Além de ser melhor para a saúde dos cães, a dieta vegana pode, também, ajudar na conservação do meio ambiente. Em frente às catástrofes resultantes das mudanças climáticas, muitos especialistas sugerem que a dieta plant-based seja uma ótima alternativa capaz de “salvar o mundo”. 

A agropecuária e a produção de carne, por exemplo, é responsável pela emissão de 64 milhões de toneladas de CO2 todo ano. Portanto, o corte desses alimentos, tanto na dieta humana, quanto na dieta animal, pode ser de grande ajuda ao meio ambiente. 

Gatos veganos

Em meio aos diversos benefícios de um cachorro vegano, é possível se perguntar se outros animais de estimação poderiam levar uma dieta sem carne, como os gatos, por exemplo. Enquanto a dieta vegana é uma alternativa para os cães, que são animais naturalmente onívoros, ela não é adequada aos gatos, que são carnívoros por natureza. 

Muitos dos nutrientes para gatos são dificilmente encontrados em plantas e não são produzidos pelo próprio animal. A taurina, por exemplo, é essencial para sua dieta e é facilmente encontrada na carne vermelha e na branca. 

Algumas companhias estão no desenvolvimento de alimentos veganos para gatos, que são enriquecidos com esses nutrientes essenciais. Porém, mesmo assim, são casos à parte. A dieta vegana não é recomendável aos felinos. 

Como ter um cachorro vegano 

Para ter um cachorro vegano, a procura de especialistas como veterinários e nutricionistas de animais é de extrema importância. Muitos dos nutrientes necessários para a saúde dos animais são mais facilmente encontrados em carnes e proteínas animais, como o colágeno, elastina e queratina. Portanto, essa adaptação deve ser feita com cuidado para que as necessidades do animal sejam supridas.