Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

O bacuri é uma fruta nativa da Amazônia rica em nutrientes essenciais para a saúde. O óleo de bacuri contém propriedades benéficas para a pele

Bacuri (Platonis insignis Mart.) é uma árvore nativa da floresta amazônica, que pode atingir de 20 a 40 metros de altura. A espécie dá origem a um fruto de mesmo nome, de sabor agridoce e rico em potássio, fósforo, cálcio, zinco, magnésio, fibras, antioxidantes, vitamina C e vitamina A.

Bacuri na história

Nativa da floresta amazônica, a árvore do bacuri tem sido alvo de um conflito histórico que envolve, de um lado, a extração de madeira, e do outro a coleta dos frutos – também chamados de bacuris –, que são majoritariamente consumidos pelas populações locais.

Até a década de 1970, no estado do Pará, o bacuri era mais consumido do que o cupuaçu – fruta de sabor semelhante ao do bacuri e também muito comum na região norte do Brasil.

A situação se inverteu quando o cultivo de bacuri começou a ser quase dependente da atividade madeireira, o que promoveu uma ampla derrubada das árvores e reduziu muito o estoque natural de plantas adultas locais.

Enquanto isso, o cupuazeiro continuou sendo cultivado para a obtenção de frutos, o que popularizou o consumo do cupuaçu na região amazônica e para além dela.

As consequências negativas da extração de madeira da árvore do bacuri – como a redução da variabilidade genética da espécie e prejuízo à população cabocla local – resultaram em esforços para reverter a situação.

O fruto do bacuri voltou a ocupar uma posição de destaque, junto com o açaí, a pupunha e o cupuaçu, entre as frutas nativas da Amazônia de maior aceitação pelos consumidores. A tendência é que todas elas conquistem, com o tempo, o mercado nacional e, eventualmente, o global.

Benefícios e propriedades do bacuri

O bacuri oferece muitos benefícios à saúde, sendo utilizado em sorvetes, bombons, sucos, geleias, doces, bolos e purê, ou consumido in natura. A fruta é uma excelente fonte de fósforo, ferro e vitamina C, além de betacaroteno, um antioxidante que fortalece o sistema imunológico, prevenindo doenças, e contribui para a saúde da pele.

Das sementes são extraídas o óleo e a manteiga de bacuri, utilizados na medicina popular da região amazônica como um remédio natural contra picadas de aranha, cobra e outros insetos.

Com popularidade cada vez maior na indústria de cosméticos, esses produtos têm sido utilizados como hidratantes e cremes revitalizadores da pele, além de reduzir manchas e diminuir cicatrizes.

O que o bacuri pode fazer pela sua saúde?

Reduz o colesterol

As fibras presentes no bacuri ajudam a controlar o açúcar no sangue e reduzem os níveis de colesterol LDL (o colesterol “ruim”), prevenindo diabetes e doenças cardiovasculares. Pode também auxiliar na perda de peso saudável.

É um anti-inflamatório natural

A ação das fibras aliada à ação anti-inflamatória e cicatrizante fazem do bacuri um grande aliado para pacientes que apresentam certas complicações de saúde, como hipertensão, obesidade e diabetes, além de reduzirem a inflamação.

Fortalece os ossos

As doses de cálcio, ferro e fósforo contidas no bacuri são essenciais para aumentar as transmissões nervosas e para o desenvolvimento saudável dos ossos e dentes. A fruta é considerada um remédio natural contra o reumatismo e artrite.

Melhora a textura e a saúde da pele

Além de eliminar manchas, o bacuri hidrata a pele, deixando-a mais macia. Seus antioxidantes poderosos também previnem o envelhecimento precoce, reduzindo rugas e linhas de expressão.

Faz bem para o intestino

Por conter alto teor de fibras, o bacuri é capaz de provocar saciedade e auxiliar no funcionamento do intestino, regulando as funções desempenhadas por esse órgão.

Reduz a hipertensão

A vitamina C presente no bacuri reduz a pressão arterial e diminui a probabilidade de hipertensão, bem como de problemas de saúde graves que podem acompanhar a doença.

Previne resfriados

A vitamina C no bacuri reduz a gravidade dos sintomas do resfriado e atua como um anti-histamínico eficaz, que diminui os efeitos desagradáveis, incluindo inflamação, coriza e dores. Ela também controla os sintomas de alergias que podem acompanhar episódios de resfriados e gripes.