Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Como outras frutas vermelhas, a boysenberry é rica em antocianinas, que são antioxidantes poderosos, e vitaminas benéficas à saúde. Confira

Boysenberry é uma fruta vermelha híbrida, pouco comum no Brasil, mas rica em vitaminas e nutrientes benéficos para a saúde. Ela surgiu no início dos anos 1900, quando um Charles Rudolph Boysel teve a ideia de cruzar uma amora-silvestre com uma framboesa-europeia. Um homem de bom gosto, não?

A notícia se espalhou aos poucos até chegar à empresa Knott’s Berry Farm, que passou a cultivar a fruta comercialmente e transformá-la em conservas. A boysenberry foi batizada em homenagem ao seu criador.

Com sabor ligeiramente picante, a fruta pode ser saboreada fresca ou adicionada a geleias, iogurtes, xaropes, molhos, sucos e recheios de tortas. 

Principais propriedades nutricionais da boysenberry

Antocianinas

Como o mirtilo, as boysenberries são fonte de antocianinas, compostos naturais que ajudam a manter as células cerebrais saudáveis ​​e protegem contra o dano oxidativo que leva ao envelhecimento do cérebro e à doença de Alzheimer

Elas também parecem desempenhar um papel no aumento e na conservação da memória. As antocianinas, como outros antioxidantes, combatem o estresse oxidativo, que consiste em um desequilíbrio entre os radicais livres e os antioxidantes no corpo. Esse processo pode causar envelhecimento precoce e diversas doenças, como o câncer.

Aliás, as antocianinas também parecem ter propriedades anti-inflamatórias e inibidoras do câncer, podendo ser particularmente eficazes contra tumores do cólon e esôfago. 

Vitamina C

Todo mundo conhece os inúmeros benefícios da vitamina C para a saúde geral do corpo, mas nunca é demais lembrar. O ácido ascórbico, nome técnico desta vitamina, também é um antioxidante, que aumenta a proteção oferecida pelo sistema imunológico e previne uma série de doenças – de inofensivos resfriados até complicações cardiovasculares. 

Vitamina K

A vitamina K é encontrada em altas concentrações nas boysenberries. Esta vitamina é conhecida por diminuir o risco de espessamento das artérias e osteoporose. Ela também reduz o risco de doença de Alzheimer e de pedras nos rins. Essencial para a manutenção da saúde, a vitamina K também parece ter um efeito positivo na prevenção do diabetes.

Fibras

As boysenberries contêm uma grande quantidade de fibras, que são fundamentais para a saúde do corpo. Elas ajudam a prevenir doenças cardíacas e câncer, além de reduzirem a chance de desenvolver diabetes e atuarem na prevenção de cálculos biliares e renais.

As fibras ainda auxiliam na digestão e podem diminuir, ou até eliminar, muitos problemas digestivos, incluindo diarreia e prisão de ventre.

Vitamina E

O congelamento de boysenberries retém seu conteúdo de vitamina E, mas o enlatamento pode acabar com a concentração desse nutriente nas frutas. Uma porção de 1 xícara de boysenberries frescas ou congeladas contém cerca de 1,15 miligramas de vitamina E, o que é um pouco menos de 10% de sua necessidade diária.

 A vitamina E protege as células contra danos, o que pode reduzir o risco de câncer e doenças cardíacas. A vitamina também ajuda a produzir glóbulos vermelhos e permite que o corpo use a vitamina K para coagular o sangue.

Poucas calorias, muitos nutrientes

As boysenberries são livres de gordura e contêm poucas calorias. Uma xícara contém somente 66 calorias e sete gramas de fibra solúvel, que ajuda a reduzir o colesterol e manter a saúde do coração. 

Elas também fornecem quase um terço da quantidade diária recomendada de folato, uma forma de vitamina B que é particularmente importante durante a gravidez para prevenir defeitos do tubo neural no feto. E não para por aí: a boysenberry também contém uma boa quantidade de cobre, manganês, cálcio e ferro!

Benefícios da boysenberry para a saúde

1. Mantém a pressão arterial saudável

Esta fruta contém uma proporção excelente de potássio para sódio, o que pode contribuir para reduzir o risco de hipertensão.

Uma xícara de boysenberries contém 183 miligramas de potássio, em comparação com 1,3 miligramas de sódio. Isso ajuda a relaxar os vasos sanguíneos e mantém a pressão arterial adequada.

Além disso, uma dieta rica em potássio reduz a pressão sobre o coração e aumenta a saúde cardiovascular geral.

2. Melhora a saúde digestiva

Boysenberries contêm uma quantidade considerável de fibra dietética, o que ajuda a prevenir a constipação, tornando a evacuação mais fácil de controlar. Além disso, a fibra pode eliminar o colesterol das artérias e dos vasos sanguíneos. 

3. Reduz o risco de pedras nos rins

A vitamina K é geralmente encontrada consideravelmente nas boysenberries. Esta vitamina específica ajuda a diminuir o efeito de artérias espessadas.

Além disso, também reduz a causa de certas doenças e pedras nos rins. É uma vitamina muito importante para a manutenção da saúde e, além disso, também ajuda na prevenção do diabetes.

4. Promove a saúde da pele

A grande quantidade de vitamina C e outros compostos antioxidantes nas boysenberries são excelentes ferramentas naturais para manter a saúde da sua pele em dia. 

5. Fortalece os ossos

As boysenberries são uma boa fonte de vitamina K, que retém cálcio nos ossos, reduzindo o risco de osteoporose. O consumo adequado de vitamina K também pode reduzir a excreção urinária de cálcio. Uma xícara de boysenberries consiste em 13% do valor diário recomendado de vitamina K.

6. Mantém o cérebro saudável

O consumo regular de boysenberries é altamente benéfico para o cérebro humano. Na verdade, eles hospedam um antioxidante poderoso e natural, a antocianina, que é extremamente importante para um cérebro saudável.