Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Aprenda mais sobre o amadurecimento da banana e qual o seu melhor estado para o consumo

O amadurecimento da banana é um processo natural em que a fruta libera o gás etileno e assim, torna-se apropriada para consumo. O gás etileno é uma forma natural de um produto químico utilizado na fabricação de PVC e sacos plásticos. 

Esse gás é liberado naturalmente por frutas e vegetais em seu estado de amadurecimento. A banana é tipicamente conhecida por seu processo rápido de amadurecimento, onde ela muda de estado e apodrece facilmente. Isso acontece porque, além de liberar altos níveis de etileno, causas externas também afetam a fruta e esse processo. O seu armazenamento, por exemplo, pode acelerar ou retardar esse processo. 

Enquanto algumas frutas produzem altos níveis de etileno, outras são mais sensíveis ao gás e podem apodrecer facilmente quando expostas a ele. Portanto, é importante separar os alimentos que produzem o gás daqueles sensíveis a ele. Para descobrir quais são esses alimentos leia mais na nossa matéria: Como fazer o armazenamento de frutas e vegetais?

Independentemente do amadurecimento da banana, muitas pessoas consomem a fruta em todos os seus estados e cores. Porém, qual é o melhor estado para o consumo da banana? 

Verde

A banana verde é rica em um amido resistente, o que dificulta a sua digestão, mas também retarda o processo de absorção de glicose pelo sangue. Além de ajudar a regular os níveis de açúcar no sangue, essa banana também é boa para alimentar as boas bactérias do cólon. Essas bactérias, então, conseguem fazer a absorção de vitaminas e a digestão de carboidratos mais facilmente. 

As bananas verdes têm um menor índice glicêmico do que as bananas amarelas, ou mais maduras, e podem ser menos doces. Porém, isso não significa que não podem ser consumidas e são, na verdade, boas para a saúde intestinal. 

Amarela

Ao amadurecerem um pouco mais, as bananas ficam amarelas e perdem parte do amido resistente característico da banana verde. Desse modo, a banana amarela é mais doce e contém um maior nível de índice glicêmico, além de serem digeridas facilmente pelo organismo. 

Especialistas acreditam que a banana amarela tem mais benefícios do que a banana verde, como os carotenoides — que estão associados à prevenção do câncer e a saúde dos olhos. Além disso, as bananas nesse estado de amadurecimento são mais ricas em micronutrientes.

Enquanto alguns desses micronutrientes se perdem durante o amadurecimento da banana, o nível de antioxidantes da fruta entra em pico. Para retardar a perda dos micronutrientes, porém, é possível refrigerar a banana. 

Amarela com manchas marrons

Quando a banana ultrapassa seu estágio amarelo, manchas marrons começam a aparecer em sua casca, chegando em um dos seus últimos estados antes de apodrecer. Nesse estado, as bananas estão mais doces e mais macias, e são comumente utilizadas na receita de bolos e outros doces. 

Muitas pessoas evitam consumir a fruta nesse estágio, porém, ela ainda oferece benefícios à saúde, como um maior nível de antioxidantes que já foram associados à prevenção do câncer — O Fator de Necrose Tumoral, que ajuda na destruição de tumores, está relacionado às manchas das bananas. 

Um estudo publicado em 2009 também comprovou que bananas amarelas com manchas marrons são mais eficientes do que as verdes no auxílio dos glóbulos brancos. 

Marrom

Perto do seu apodrecimento, as bananas marrons já perderam todo o amido resistente, que foi convertido em açúcar. Desse modo, as bananas marrons são bem mais adocicadas que o normal, e facilmente digeridas pelo organismo. 

Enquanto podem ter perdido a maioria de seus nutrientes, as bananas marrons também são ricas em antioxidantes por conta da quebra da clorofila. 

Para não perder a fruta, é recomendado usá-la como um adoçante natural em algumas receitas de doces, ou congelá-las para a produção de um sorvete de banana vegano e sem açúcar.