Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Com rico perfil nutricional, o cambuci, fruto da árvore nativa da Mata Atlântica, proporciona benefícios à saúde do coração, pele e do organismo como um todo

Cambuci é uma fruta nativa da Mata Atlântica, fonte de antioxidantes, vitaminas, lipídios, carboidratos, proteínas, fibras e sais minerais. Rica em ácido ascórbico, popularmente conhecido como vitamina C, ela proporciona diversos benefícios à saúde, fortalecendo o sistema imunológico, controlando o açúcar no sangue e combatendo os radicais livres que causam doenças e envelhecimento precoce.

A árvore, de nome científico Campomanesia phaea, pertence à família das Mirtáceas e pode alcançar até dez metros de altura. Seu nome vem do tupi-guarani kãmu-si, que significa pote de água, o que alude à sua semelhança com um vaso de cerâmica. A espécie já esteve ameaçada de extinção e é considerada um símbolo de preservação da Mata Atlântica.

O sabor “azedinho” da fruta se deve ao alto teor de vitamina C e pode lembrar uma mistura de jabuticaba com limão. Além do consumo in natura, o cambuci é muito utilizado na produção de doces, bebidas, geleias, sorvetes e em receitas de pratos salgados.

Segundo o livro Cambuci: o fruto, o bairro, a rota, publicado pelo Instituto Auá, com o auxílio do Ministério da Cultura, as folhas da árvore também podem produzir um óleo essencial com grande valor cosmético e medicinal, graças às incríveis propriedades que apresenta. Em homenagem à árvore, um bairro da cidade de São Paulo foi batizado com seu nome.

Perfil nutricional do cambuci

Tanto a polpa como o suco da fruta cambuci contêm grande quantidade de vitamina C – aliás, uma quantidade muito próxima à dose diária recomendada (75 gramas para mulheres e 90 para homens). Um copo de suco de cambuci, portanto, já proporciona a proteção que o seu corpo precisa para se manter saudável no dia a dia.

Entre os diversos benefícios da vitamina C para a saúde, destacam-se redução da pressão alta, prevenção de doenças do coração e melhora da hidratação da pele.

Já o alto teor de antioxidantes presentes no cambuci ajudam a manter a saúde geral do organismo, prevenindo doenças crônicas e diabetes. Além disso, os antioxidantes protegem a pele do envelhecimento precoce, retardando o aparecimento de rugas e linhas de expressão.

Incríveis benefícios do cambuci para a saúde

Ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue

De acordo com um estudo promovido por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), o perfil nutricional da fruta reduz os níveis de açúcar no sangue e a intolerância à glicose, fator de risco para o desenvolvimento de diabetes.

Auxilia no combate à obesidade

Ainda segundo o estudo da USP, os compostos fenólicos da fruta cambuci têm um papel importante na neutralização das complicações metabólicas associadas à obesidade. Os resultados dos experimentos realizados indicaram uma atenuação da inflamação do tecido adiposo, o que sugere que o consumo da fruta pode auxiliar na perda de peso.

Auxilia no tratamento de complicações respiratórias

O chá de cambuci favorece a respiração e a saúde pulmonar de forma geral. A bebida pode ajudar na eliminação de secreção e catarro, além de promover o alívio da tosse e a melhora do fluxo de ar.

Ajuda a proteger a saúde dos olhos

O cambuci é fonte de betacaroteno, um carotenoide que desempenha papel vital na saúde dos olhos, além de reduzir o risco de degeneração macular e outros problemas de visão.

Previne a anemia

O consumo adequado de vitamina C ajuda a melhorar a absorção de ferro na dieta, prevenindo problemas como a anemia. Segundo um estudo, consumir 100 mg de vitamina C diariamente pode melhorar essa absorção em 67%.

Auxilia na prevenção do câncer

De acordo com um estudo, os antioxidantes deste fruto podem atuar como agentes redutores de radicais livres, aumentando a resistência aos danos causados pelo estresse oxidativo, um processo que pode levar ao desenvolvimento de tumores e, eventualmente, de câncer.

Favorece a memória e a concentração

Cambuci é rico em ácido carnósico, um neuroprotetor que atua na prevenção da doença de Alzheimer e de outras doenças neurodegenerativas, afastando o risco de demência, especialmente aquela causada pelo avanço da idade.

Mantém a saúde da pele em dia

O fruto do cambuci é rico em ácidos graxos de cadeia média que favorecem a manutenção da umidade da pele, favorecendo sua hidratação natural. O extrato da fruta também pode ser utilizado na formulação de cremes para a pele, porque reduz linhas de expressão e rugas do rosto.

Como consumir

O cambuci tem um sabor levemente ácido e doce, que torna seu uso excelente em compotas, xaropes, conservas, doces, sucos e molhos para pratos salgados.

É possível consumir in natura, mas o “azedinho” da fruta pode não agradar a todos os paladares. No entanto, o cambuci é versátil, sendo fácil de adicionar à dieta. Além de sobremesas e outras receitas, o cambuci também é muito utilizado na produção de licores e cachaças.