Chá de gengibre: como fazer

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Fazer chá de gengibre é muito simples e traz diversos benefícios para a saúde

Chá de gengibre

O gengibre é muito conhecido por amenizar gripes, resfriados, dores de garganta e de estômago, além de ser um aliado em dietas voltadas para o emagrecimento. Saiba mais na matéria: "Conheça os benefícios do gengibre". O chá de gengibre é uma das formas mais fáceis de consumir o alimento e pode ser feito tanto com a raiz fresca quanto com sua versão em pó.

Caso queira utilizar o gengibre em pó, é preciso tomar cuidado com a proporção, já que o pó é mais forte que a raiz fresca. Uma colher de sopa de gengibre fresco equivale a um quarto de colher de chá da versão em pó. Mas cuidado para não exagerar: o uso diário do gengibre não deve ultrapassar 3 gramas.

O gengibre é um alimento termogênico, ou seja, que aumenta a temperatura do corpo e acelera o metabolismo. Por isso, se consumido em excesso, ao invés de ajudar, o chá de gengibre pode causar problemas estomacais, como vômitos, diarreia, enjoo, irritação no estômago e gastrite. A combinação com cafeína piora ainda mais o quadro.

O chá de gengibre é contraindicado para pessoas que já têm problemas de estômago, como gastrite e úlceras, e para hemofílicos, que têm problemas de coagulação, pois a raiz estimula a circulação sanguínea. Indivíduos com cardiopatia, hipertensão, hipotireoidismo ou diabetes também devem consultar um médico antes de fazer uso constante desse chá.

Para a maior parte das pessoas, no entanto, o consumo de gengibre traz diversos benefícios à saúde, sendo um remédio eficaz contra gases, gripes e inclusive colaborando para uma vida mais longa. A raiz é usada inclusive no Chá da Longevidade, receita tradicional da ilha de Okinawa, no Japão, feita com açafrão e gengibre.

Veja a receita de como fazer um chá de gengibre simples:

Ingredientes:

  • 2 cm de gengibre fresco picado em pedaços pequenos
  • Ou: 1 colher de chá de gengibre em pó
  • 1 litro de água

Modo de preparo:

Junte todos os ingredientes e deixe ferver por entre 5 e 10 minutos. Beba quente ou gelado. Se quiser, você pode coar os pedaços de gengibre.

É possível acrescentar outros ingredientes para variar o sabor do chá, como limão, canela (que aumenta ainda mais o potencial termogênico do chá), mel e até folhas de hibisco. Saiba mais na matéria: "Como fazer chá de hibisco: dicas para preparar receitas saborosas".

Fazer chá de gengibre é muito simples e a receita básica pode ser incrementada com várias misturas. O gengibre aumenta a queima calórica e pode ser usado até para fazer um isotônico caseiro. Saiba mais na matéria: “Conheça o switchel, a bebida isotônica que pode ser feita em casa”.


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