Chá de gengibre: como fazer

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Fazer chá de gengibre é simples e proporciona benefícios para a saúde

O gengibre é popularmente conhecido por amenizar gripes, resfriados, dores de garganta e de estômago. Ele é considerado uma planta medicinal e um aliado em dietas voltadas para o emagrecimento. O chá de gengibre é uma das formas de consumir o alimento e pode ser feito tanto com a raiz fresca quanto com sua versão em pó.

Caso queira utilizar o gengibre em pó, é preciso tomar cuidado com a proporção, já que o pó é mais forte que a raiz fresca. Uma colher de sopa de gengibre equivale a um quarto de colher de chá da versão em pó. Sabendo disso, o ideal é manter o cuidado, evitando os excessos. A quantidade recomendada para uso diário do gengibre é de 3 a 4 gramas.

Veja a receita de como fazer um chá de gengibre simples:

Ingredientes:

  • 2 cm de gengibre fresco picado em pedaços pequenos;
  • Ou: 1 colher de chá de gengibre em pó;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo:

Junte todos os ingredientes e deixe ferver por entre cinco a dez minutos. Depois de pronto, pode ser servido quente ou gelado. Se quiser, você pode coar os pedaços do chá de gengibre.

Apesar do chá de gengibre ser bem simples, essa receita básica pode ser complementada com outras misturas. É possível acrescentar alguns ingredientes para variar o sabor do chá, como limão, canela (que aumenta ainda mais o potencial termogênico do chá), mel e até mesmo algumas folhas de hibisco.

Contraindicações e benefícios do chá de gengibre

O chá de gengibre é termogênico, ou seja, ele aumenta a temperatura do corpo e acelera o metabolismo. Por isso, se consumido em excesso, ao invés de ajudar, o chá de gengibre pode causar problemas estomacais, como vômitos, diarreia, enjoo, irritação no estômago e gastrite. A combinação com cafeína piora ainda mais o quadro.

Há controvérsias sobre os efeitos do chá de gengibre. Ele pode ser contraindicado para pessoas que já têm problemas de estômago, como gastrite e úlceras, e para hemofílicos, que têm problemas de coagulação, pois a raiz estimula a circulação sanguínea.

Alguns estudos apontam que o consumo de chá de gengibre pode ajudar a baixar a pressão arterial. De todo modo, é preciso consumir o chá de gengibre com moderação e contar com orientação médica, porque pode haver contraindicações para determinados casos.

Para a maior parte das pessoas, no entanto, o consumo de chá de gengibre proporciona diversos benefícios à saúde, sendo um remédio eficaz para gripes. A inalação do vapor do chá de gengibre pode ajudar a aliviar a congestão nasal e outros problemas respiratórios dos resfriados, gripes ou alergias.

O chá também é usado contra gases, além de colaborar para uma vida mais longa. Por esse motivo, a raiz da planta é usada, inclusive, no Chá da Longevidade, receita tradicional da ilha de Okinawa, no Japão, feita com açafrão e gengibre.

Conheça outros possíveis benefícios do chá de gengibre:

Pode aumentar a sensação de saciedade

Um estudo da Universidade de Columbia descobriu que o chá de gengibre em pó dissolvido em água quente aumenta a saciedade, reduzindo, consequentemente, a fome. Por causa de propriedades como essa, o chá de gengibre é comumente adotado em dietas de emagrecimento.

O chá de gengibre aumenta a queima calórica e pode ser usado até para fazer um isotônico caseiro, o switchel, que leva vinagre de maçã, gengibre, mel e água.

Pode melhorar o controle de açúcar no sangue

Outra pesquisa também sugere que o chá de gengibre pode ajudar a melhorar o controle do açúcar no sangue e reduzir insulina e triglicérides em pessoas com diabetes tipo 2.

Ajuda a aliviar a dor

Algumas pesquisas mostram que o chá de gengibre também pode ser usado para aliviar dores da osteoartrite do joelho, bem como dores de cabeça, cólicas menstruais e dores musculares.

Confira algumas dicas caseiras inusitadas para aliviar dor de garganta.


Fonte: Healthline (1, 2)

Veja também:

 

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