Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Composto por uma mistura de água, gengibre, mel e vinagre de maçã, o switchel também é uma alternativa para bebidas isotônicas

O switchel é uma bebida isotônica natural popular nos Estados Unidos, onde é consumida desde o tempo colonial. Ela é feita a partir de vinagre de cidra de maçã, água, suco de gengibre e a adição de um adoçante natural, como mel, xarope de bordo, açúcar mascavo ou melaço. 

O switchel funciona como um substituto do refrigerante e bebidas esportivas industriais e é rico em sais minerais. Apesar desses serem os ingredientes mais conhecidos do switchel, algumas pessoas preferem variar ou simplesmente não gostam de tudo na receita original. Por isso, existem variedades de switchel que incorporam ingredientes como:

As bebidas feitas à base de vinagre são bem populares entre pessoas que buscam o bem-estar e uma vida saudável. Afinal, este ingrediente é conhecido por seus benefícios relacionados ao  aumento de energia e à melhora na digestão. 

Origem do switchel

Acredita-se que o switchel tenha se originado no Caribe, e eventualmente se tornado popular ao redor da América por meio dos colonizadores no século XVII. Conforme o fim do século XIX se aproximou, a bebida se tornou popular entre os fazendeiros e ganhou o apelido de “ponche de palheiro”.

Durante aquele período, o acesso a água limpa e potável era escasso, e por isso os colonizadores transformavam qualquer coisa de cidra  em cerveja e até mesmo whisky. O intuito era acabar com a sede sem se infectar com a água contaminada que eles tinham acesso na época. 

Outro fator importante era que o switchel era tomado quente ou a temperatura ambiente. Isso porque, na era colonial, as pessoas tinham pouco acesso ao gelo, que não costumava durar muito devido à falta de refrigeradores. Além disso, as pessoas acreditavam que beber coisas quentes ajudava a regular a temperatura interna do corpo. 

Benefícios do switchel 

Pode ajudar na saúde intestinal

O vinagre de cidra de maçã é conhecido por ajudar na saúde intestinal das pessoas e aliviar sintomas de problemas digestivos. Alguns estudos antigos apontam que a cidra pode aumentar a taxa de esvaziamento gástrico, o que ajuda em uma melhor digestão dos alimentos. 

Pode oferecer propriedades antioxidantes 

Alguns dos ingredientes do switchel, como o suco de gengibre, são ricos em antioxidantes, compostos que servem para combater o estresse oxidativo e são anticâncer. 

Pode aumentar níveis de energia 

Apesar de não conter cafeína, os açúcares presentes na composição do switchel podem oferecer energia necessária para um dia produtivo. Os açúcares usados na produção do switchel, como o mel, são fontes de carboidratos conhecidos por aumentar os níveis de energia do corpo.

Auxilia na imunidade  

Para consumir switchel e ter benefícios para o sistema imunológico, é preciso utilizar vinagre de cidra de maçã que tenha “culturas ativas vivas”. Isso significa que o vinagre é rico em probióticos, que costumam melhorar o desempenho do sistema imune e ajudam no combate a febres e infecções.  

Pode reduzir inflamações

Por ser rico em antioxidantes, o gengibre também é um alimento que ajuda a reduzir inflamações e aliviar dores de condições como a artrite. Por ter o suco de gengibre em sua receita, o switchel pode ajudar no tratamento de pessoas com problemas de coração, diabetes e câncer.

Riscos e efeitos colaterais do switchel 

Por ser ácido, não é indicado o consumo exagerado de switchel. Isso porque ele pode gerar dores abdominais para quem sofre com problemas intestinais, como a gastrite, e também pode corroer os dentes, causando cáries

Além disso, por ser uma bebida adocicada, ele é mais propenso a ser um causador de cáries. Por isso, sempre que beber switchel, certifique-se de lavar sua boca com água. Espere até 30 minutos depois de consumir a bebida para escovar seus dentes, já que a mistura da pasta com o ácido do vinagre pode enfraquecê-los. 

Por fim, os ácidos são considerados agentes corrosivos, o que significa que pessoas que tomam muito vinagre de maçã podem ter sérios problemas digestivos, principalmente no esôfago

Receita de switchel 

Ingredientes

  • Pedaço de 2 a 3 cm de gengibre fresco
  • 2 xícaras de água
  • 1/2 copo de vinagre de cidra de maçã
  • 1/2 xícara + 2 colheres de sopa de mel (ou xarope de agave, ou melaço,ou xarope de bordo, se preferir uma alternativa vegana)
  • Água com gás

Modo de preparo

  1. Descasque o gengibre usando uma colher;
  2. Corte o gengibre em pedaços;
  3. Em uma panela média, coloque o gengibre e deixe ferver na água;
  4. Depois de ferver, desligue o fogo e deixe esfriar por dez minutos;
  5. Em uma jarra, combine o mel e o vinagre de maçã;
  6. Adicione o gengibre e a água dele;
  7. Cubra com uma tampa e chacoalhe para misturar os ingredientes;
  8. Coloque a jarra na geladeira;
  9. Você pode beber algumas horas depois, ou deixar na geladeira por dois dias, para que o gengibre se misture melhor com a bebida;
  10. Se preferir, adicione um pouco de água com gás em sua bebida.