Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Quer queimar mais calorias e não sabe como? Acelerar o metabolismo é um bom começo

Imagem editada e redimensionada de Artem Bali, está disponível no Unsplash

Seja para queimar mais calorias ou simplesmente para melhorar o funcionamento do seu corpo, pode ser útil saber como acelerar o metabolismo. Algumas dicas simples e que exigem poucas alterações na sua rotina são capazes de acelerar seu metabolismo, trazendo ganhos para o seu organismo como um todo e aumentando sua queima de gordura. Confira!

1. Acorde 15 minutos mais cedo para se alongar e fazer exercícios básicos

Essa prática estimula a circulação e ajuda a acelerar o metabolismo. Experimente um circuito de polichinelos, flexões, abdominais e agachamentos. Assim você começa o processo de queima de calorias, que continuará durante todo o dia.

2. Nunca pule o café da manhã

Você já deve ter escutado que o café da manhã é a refeição mais importante do dia, e realmente é. Pela manhã nosso metabolismo precisa de mais energia e, se não nos alimentarmos corretamente, o metabolismo irá diminuir o consumo de energia ao longo do dia.

3. Beba água gelada e chá verde

Escolher as bebidas certas na hora de se hidratar faz uma grande diferença. Alguns líquidos te ajudam a gastar calorias, como água gelada e chá verde, que contribuem para acelerar o metabolismo. Quando você bebe água gelada, seu corpo gasta calorias para aquecer sua temperatura corporal. Evite bebidas com açúcar, como refrigerante.

4. Troque o elevador pela escada

Subir escadas durante dez minutos queima aproximadamente 50 calorias. A diferença pode não ser grande em um dia, mas se você pensar em quantas calorias poderia gastar em um mês, talvez reveja essa escolha. Uma boa dica pra quem está começando a se adaptar a esse hábito e mora em andares muito altos é descer em alguns andares antes e subir o restante.

5. Coloque pimenta na comida

Se você gosta de pimenta, ficará feliz em saber que, ao aumentar a temperatura do corpo, ela auxilia na queima calórica. A pimenta vermelha pode, por cerca de meia hora, acelerar seu metabolismo de 15 a 20%.

6. Encontre dez oportunidades no dia para aumentar seu ritmo cardíaco por um minuto

Tente fazer 10 agachamentos no inicio de cada hora. O oxigênio adicionado irá mantê-lo alerta, ativar o seu coração, pulmões, pernas e cérebro.

7. Sente-se no chão

Sentar-se no chão quando for assistir TV faz você queimar mais calorias do que se estivesse no sofá. Quando você se senta no chão, seus músculos têm que apoiar seu corpo, e você faz mais esforço para se levantar.

8. Consuma gengibre e ômega 3

O gengibre pode acelerar o metabolismo em cerca de 20%. Ele pode ser ingerido cru, refogado ou em forma de chá. Já o ômega 3 ajuda a queimar mais calorias, pois aumenta nosso metabolismo basal por ser anti-inflamatório.

9. Deixe o seu telefone despertá-lo

Defina seu alarme do smartphone para tocar a cada 30 minutos como um lembrete para se levantar. Assim você não fica horas sem levantar de sua mesa.

10. Carregue uma garrafa de água pequena

Troque sua garrafa de água grande por uma com a metade de seu tamanho. Desse modo você terá que levantar mais vezes para reabastecer. Importante: não reutilize garrafas descartáveis para beber água; elas podem te contaminar. Saiba mais sobre esse tema na matéria: ” Garrafa de água de plástico: perigos da reutilização”.

11. Apenas mais cinco minutos

Se você está correndo na esteira ou andando de bicicleta, pense que continuar por mais cinco ou dez minutos pode fazer você queimar até 100 calorias extras.

12. Mova-se com a música

Monte sua playlist de forma que faça você se empenhar mais durante o exercício. Músicas com batidas mais rápidas tendem a estimular que você acompanhe o ritmo.

13. Aumente o ritmo durante os anúncios

Em vez de pular os anúncios quando você está na academia, aproveite para aumentar a intensidade dos exercícios enquanto eles passam.

14. Salte

Em vez de descansar entre as séries, pule corda para manter o seu ritmo cardíaco. Assim você transforma um dia de treinamento normal em uma rotina de alta intensidade. Pulando corda você queima cerca de 13 calorias por minuto.

15. Vá a pé ou de bicicleta

Um bom exercício que pode fazer parte da sua rotina é ir para o trabalho a pé ou de bicicleta. Se o local for muito longe, vale estacionar a bike em um poste ou bicicletário mais afastado ou descer do ônibus alguns pontos antes para adicionar alguns minutos de caminhada à sua rotina.

16. Consuma alimentos específicos

Gengibre, maçã, pimenta-caiena e limão são alguns exemplos de alimentos que podem ajudar a acelerar seu metabolismo.

Por ser considerado um vasodilatador, o gengibre pode auxiliar muito no aumento do diâmetro das pequenas artérias e na melhora da circulação sanguínea. O aumento da circulação e do fluxo sanguíneo é bem conhecido por estar associado ao aumento da temperatura corporal, o que, por sua vez, pode promover o metabolismo e ajudar nosso corpo a queimar níveis mais elevados de calorias.

Já o conteúdo de fibra da maçã pode impedir as células de absorver gordura, além de estimular a absorção de água. Isso, por sua vez, pode ajudar muito na remoção dos depósitos de gordura do corpo. Além disso, pode ajudá-lo a se sentir saciado por mais tempo, evitando a sensação de fome que causa seleções alimentares impulsivas.

A pimenta caiena, por sua vez, contém capsaicina – um composto conhecido por ter um efeito positivo no aumento da taxa metabólica do nosso corpo. A capsaicina tem propriedades termogênicas que podem ajudar as células a converter energia em calor.

Por fim, o limão pode ajudar a limpar o sistema digestivo e desintoxicar o fígado. A vitamina C e as enzimas contidas no limão podem ajudar a eliminar as substâncias tóxicas do corpo, transformando-as em compostos que seriam eliminados na forma de resíduos. Em última análise, isso pode ajudar a melhorar suas funções metabólicas.


Veja também: