27 incríveis exemplos de embalagens ecológicas e criativas

Quando o ser humano põe a cabeça pra funcionar, não tem quem segure. Veja os exemplos

Felizmente, o mundo está se enchendo de ideias verdes, muitas delas relacionadas a formas mais inteligentes de embalar produtos. Logo abaixo, nós compilamos nada mais nada menos do que 27 dessas ideias:

ZigPack

O ZigPack permite o transporte de garrafas de vinho de uma maneira sustentável. Baseando-se na teoria dos três pontos de apoio, essa prática invenção é feita de cartão kraft 100% reciclável e pode ser reutilizada.

Diferencial: 100% reciclável, o ZigPack ajuda a economizar as muitas sacolas plásticas usadas para segurar uma garrafa de vinho.

Visite o site para mais informações.

Vin Grâce

vin grace embalagem design

Esse projeto conceito de uma garrafa de vinho é feito de papel texturizado mais leve que uma garrafa de vinho, mais fácil de carregar e mais barato de produzir. Design feito pela Minimalist.

Diferencial: uma garrafa totalmente diferente do modelo tradicional de garrafas de vinho, feita de papel texturizado e reciclável.

Koa Organic Water

Estranho pensar nisso, mas a Koa criou uma água orgânica! Como assim? Bem, a empresa estadunidense inventou um método de purificação e obtenção de água que vem de frutas e vegetais orgânicos, tudo em uma garrafa de 375 ml 100% biodegradável.

Diferencial: ainda tentando superar a parte da água orgânica? Lembre-se que além de orgânica, a garrafa é 100% biodegradável.

Plain T

Plain T chás

Criado pela consultoria de estratégia de marca e design de produtos Aruliden, o Plain T é uma maneira de reinventar o modo como vemos o ritual de beber chá. Em alguns locais do mundo, o hábito é visto de forma extremamente formal e é exatamente isso que a marca que modernizar.

Diferencial: além de transformar o ritual de beber chá em algo moderno e diferente, as garrafas podem ser reutilizadas para o mesmo ou diferentes propósitos.

Crest Wine

O conceito da embalagem do CrestWine é mudar a maneira como a embalagem de vinho é experienciada. Utilizando técnicas ilusórias em uma combinação de tradição e linguagem moderna, Crest Wine é ideal para os amantes de vinhos da modernidade.

Diferencial: um design inteligente que utiliza um "pescoço" feito de plástico PET para melhor visualização do produto e uma caixa de papelão.

Leite Orgânico da Delta

A ideia aqui é retratar os valores da produção orgânica do leite de uma maneira simples e eficaz. Segundo a agência grega Spoon Design, a vaca branca incorporada no logo comunica imediatamente o valor da pureza, enquanto o fundo com cores terrestres estabelece uma conexão com a terra e com os métodos naturais da produção orgânica.

Diferencial: apesar da embalagem em si não possuir qualidade inovadora do quesito meio ambiente, sua proposta é incentivar o consumo de produtos orgânicos com um design adorável.

Redesenhando os Ovos

Imagem: Stellenbosch Academy

A cartela de ovos foi criada no início do século XX, um pouco depois da Segunda Revolução Industrial e a partir daí pouco mudou seu design ou funcionalidade.

A estudante de design húngara Éva Valicsek decidiu mexer nisso e criou uma nova cartela de ovos incrivelmente prática e sustentável. Feita apenas de papelão e de um elástico de borracha, o design de Valicsek foi criado de modo que se ajuste a diferentes tamanhos de ovos, além de ser dobrável, prático de se levar e reutilizável.

Diferencial: permite visibilidade do produto e a reutilização de materiais, é reutilizável e deixou em pauta a possibilidade de renovação no design de cartela de ovos.

Happy Eggs

Happy Eggs é uma embalagem conceito para ovos que foca em pensar em materiais e produção de forma sustentável. A estrutura da embalagem é feita de feno a partir de um processo de aquecimento que o molda, com um design criado para minimizar e simplificar o uso do material. Segundo a criadora, a designer polonesa Maja Szczypek, atualmente não há necessidade de aparar os pastos devido aos modernos modelos de criação de animais, fazendo com que muitas especies de plantas que necessitam de luz desapareçam. Para ela, o uso do feno na produção de caixas de ovos ajudaria a manter esses habitats em equilíbrio.

Diferencial: utiliza material que existe em grande quantidade em fazendas, ajudando o meio ambiente e os habitats da região.

Re-Wine

Re-Wine é uma solução elegante, reutilizável e sustentável para proteger garrafas de vinho. Feito a partir de um material reciclável e fortemente resistente, o Re-Wine também é versátil ao ser capaz de interligar uma embalagem a outra, seja para fins decorativos ou para transportar suas garrafas de uma maneira fácil e segura.

Diferencial: prático, reciclável e moderno.

Salmão Sitka


A Sitka Salmon Shares é uma empresa que conecta pescadores do Alasca com compradores no Meio Oeste americano durante a temporada do salmão. A empresa, juntamente com a CODO Design, criou embalagens que fariam seus clientes compartilhá-las com os amigos e guardá-las mesmo depois do salmão ter sido consumido.

As caixas também destacam o foco da empresa na questão da sustentabilidade ao remarcar a origem do salmão (leia aqui sobre o perigo do salmão de cativeiro).

Diferencial: design divertido, informativo e sustentável.

Nezinscot Farm

A designer Lindsay Perkins criou embalagens de leite, de queijo e sacolas com o objetivo de serem orgânicas, sustentáveis e sem rótulos. O papel usado nas sacolas da loja é 100% reciclável e biodegradável, feito de sementes de grama, que crescerão onde quer que ele seja descartado. A tipografia foi feita a mão para reproduzir o formato da grama.

As garrafas de leite são retornáveis e possuem todas as informações impressas no vidro. Os pacotes de queijo são feitos com tecido a partir de queijo e papel de cera, ambos biodegradáveis.

Diferencial: biodegradáveis e livres de rótulos, as embalagens foram feitas para evitar ao máximo os impactos ambientais.

CUP.FEE

Criado pelos designers coreanos Jo Sae Bom and Jeong Lan, CUP.FEE é uma mistura de copo e colher portáteis, feitos de papel reciclável. É um processo simples de destacamento e despejo, feito para diminuir a quantidade de descarte na hora de tomar café.

Diferencial: forma mais prática e sustentável de descarte de lixo na hora do cafezinho.

Toni’s Eierlikör


Uma mistura de ovos, rum, baunilha e, segundo a empresa, amor ("Do Toni, com amor"). A Toni’s Eierlikör, ou Gemada do Toni, é embalada em uma caixa 100% reciclável com lindas tipografia e coloração, e engarrafada num recipiente reutilizável e reciclável, que garante proteger o gosto e evitar danos ambientais.

Diferencial: caixa 100% sustentável, garrafa reutilizável e reciclável

Kru 82 Vodka


Imagem: Uncrate

Com opiniões sobre o gosto da bebida fermentada variando de horrível a exótica, a empresa holandesa Kru Spirits decidiu apelar para dois tipos de consumidores: os preocupados com o meio ambiente e os esportistas ao livre. Com a embalagem feita de aço reutilizável, reciclável e à prova de quebra, a empresa encoraja o uso da garrafa após o consumo da bebida.

Diferencial: é reutilizável e desencoraja o uso de materiais descartáveis. Além de levar o consumidor a refletir sobre os hábitos dos holandeses em relação a bebidas alcoólicas.

Pinar Süt


Imagem Bora Yudirim
 

A ideia principal do projeto é reutilizar o pacote do produto em vez de descartá-lo após o consumo. O turco Bora Yudirim criou um design inteligente em que a embalagem pode ser usada como um brinquedo. Uma das intenções do projeto é encorajar as crianças a tomarem leite para ajudar em seu desenvolvimento físico e incentivar a criatividade infantil com a funcionalidade do produto como brinquedo.

Diferencial: transforma a conscientização sobre a reutilização de produtos e materiais em uma brincadeira divertida para crianças.

Nurture, uma embalagem viva

Nurture é uma embalagem que incorpora raízes vivas de frutas e vegetais que permite o crescimento do produto até o momento do consumo. Criado por Hyunhee Hwang, a embalagem é uma tigela feita de material orgânico interligada com raízes de plantas frutíferas, como tomates e figos.

Ao aguar a tigela, as plantas podem continuar a viver até quando transportadas. Hwang pensou no produto como transportado semanal e diretamente dos produtores à casa dos consumidores. O pacote inclui ferramentas e equipamentos como o suporte da tigela, pinças e tesouras para colher, e o vaporizador para hidratar as frutas.

Diferencial: Garante um produto fresco sem perda de vitaminas.

Soy Mamelle


A agência KIAN criou uma embalagem conceito para leite de soja. O conceito do formato da embalagem é lembrar o úbere da vaca, para mandar a mensagem de que o leite de soja é idêntico ao leite da vaca. A agência também usou as cores e decoração para criar uma imagem de natureza e saúde. Pode ser feito com vidro ou PET.

Diferencial: design divertido e inovador.

Method

Da mesma empresa que fabrica garrafas feitas com plástico encontrado no oceano (para saber mais clique aqui), a Method inovou novamente. Eles criaram um método revolucionário de tecnologia de pressurização de ar. Ao invés de usar propelentes variados de petróleo, os seus novos sprays são colocados em uma câmara hermética que, quando usada, lança sua fragrâncias com componentes não tóxicos.

Diferencial: com essa nova técnica de pressurização de ar, não serão lançados gases CFC ou propelentes variados de petróleo.

Alface verde

Uma embalagem desenhada para alface hidropônica. Seu criador decidiu fazer uma embalagem verde. Tanto no sentido literal quanto figurativo.

Diferencial: produzido com cartolina, impresso com tinta derivada de vegetais e com uma cola feita de açúcar que dará a qualidade de decomposições biológica à peça, é inteiramente sustentável.

A tinta mais verde


Imagem: Matthew Blick

Uma embalagem 100% biodegradável que funciona em dois níveis. A tinta é armazenada em uma bolsa feita de polietileno de baixa densidade que usa 70% menos plástico que uma garrafa plástica de mesmo volume. É ótima para conter líquidos pesados e não haverá corrosão devido a reações químicas.

A bolsa plástica então é contida em uma casca moldada feita de papel e papel reciclado 100% biodegradável que pode ser colocada em sua composteira (clique aqui para acessar o nosso guia de compostagem).

E não para por aí! O rótulo da embalagem foi impresso usando tinta à base de soja em vez das tintas convencionais feitas a partir de petróleo.

Diferencial: um design inteiramente pensado para evitar o impacto ambiental.

Treeson


Com um design amigável ao meio ambiente, o Treeson usa materiais biodegradáveis e livres de toxinas; no verso da garrafa há um endereço para o retorno da garrafa à empresa que utilizará a biodigestão para obter energia e fazer mais garrafas. A empresa planta uma árvore para cada garrafa vendida, além de disponibilizar um aplicativo que ajudará a monitorar o seu impacto e ver onde sua árvore está plantada.

Diferencial: a empresa procura garantir o descarte sustentável da garrafa, seja com seu material biodegradável ou com a transformação da garrafa retornada em energia a partir da biodigestão.

Elixir

Imagem: Barysheva Yana

A Elixir é uma garrafa prática que, além de possuir um design interessante e imagético, é prática na maneira com que civilizadamente provém um copo ao consumidor ao invés de fazê-lo beber direto da garrafa. O design possuí três componentes: a garrafa, o copo e uma plastic sleeve que firmará o copo na garrafa.

Diferencial: um lindo design projetado em camadas que também provém seu próprio recipiente de consumo.

Eco package


Imagem: Tina Jeler

Com a tarefa de fazer uma embalagem para alimentos, a partir de materiais ambientalmente corretos, Tina Jeler criou uma embalagem para temperos frescos usando papel e fita ecológicos. O papel é prático, pois possui furos que são usados para o ajuste de tamanho do tempero, e fita que pode ser usada para escrever à mão o tipo de produto comprado.

Diferencial: é biodegradável e minimalista, usando o mínimo de materiais, mas passando ao máximo a mensagem. 

Lata Comprimida Unilever

Após anos de pesquisa, a multinacional Unilever criou a tecnologia de compressão que fará latas menores de desodorante e, portanto, economizará alumínio. As latas, antes de 150 ml, foram dividas pela metade, sendo agora de 75 ml, com 25% menos alumínio, 28% menos embalagem e combustível, usando menos energia no transporte e na produção, economizando nos custos de transporte e espaço nas prateleiras. Segundo a empresa, não haverá redução de efeito ou duração do produto.

Diferencial: o mesmo produto com uma pegada ambiental menor sem comprometer sua duração ou preço.

Embalagem isotérmica e biodegradável para champanhe


Produzida com fécula de batata e papel, a embalagem eco friendly é também um objeto de design. Seu visual acompanha a estética elegante e discreta da Veuve Clicquot, mantendo uma única cor, o rótulo amarelo que é símbolo da marca. Com uma alça conveniente, também é fácil e prática de levar para qualquer lugar. Naturally Clicquot é isotérmica e pode gelar seu champanhe por até duas horas.

Diferencial: pode ser reutilizada diversas vezes.

Drip

Com experiências anteriores como inspiração, Alex Leon Khan e seus parceiros queriam fazer uma xarope para panquecas prático na hora de manusear e que prevenisse a lambança. Um recipiente mais flexível torna mais barato o transporte e reduz a produção enérgica. O material é feito de plástico reciclado, flexível e resistente, que permite uso máximo de todo o produto sem desperdício de xarope.

Diferencial: prático e sustentável, utiliza material sustentável que diminui o gasto enérgico da produção da embalagem.

Garrafa de gelo da Coca-Cola

É verão, está calor e você está na praia. O que poderia ser melhor que um refrigerante geladinho? Uma garrafa de refrigerante feita de gelo! Para alguns isso seria loucura ou um desejo juvenil, mas aparentemente a Coca-Cola está no mercado para loucuras e desejos juvenis. Pelo menos, na Colômbia.

Para tornar esse sonho realidade, uma equipe criou um novo design e viabilizou processos de produção e transporte das garrafas de gelo para as praias colombianas. O processo se dá assim: derrama-se água microfiltrada em moldes de silicone; depois, eles são congelados a -25°C para, em seguida, serem preenchidos com o refrigerante. Para garantir uma experiência livre de dedos congelados, cada garrafa é embalada com uma pulseira de borracha vermelha estampada com o logotipo da marca, para garantir que o cliente tome a bebida com conforto, além da pulseira poder ser usada depois que o gelo derreter.

Prometendo uma bebida "fria até a última gota", as garrafas congeladas fizeram o maior sucesso no país sul-americano. Barracas de praia venderam, em média, 265 garrafas por hora, mas o porta-voz da empresa deixa claro que a garrafa não fará parte de um pacote industrial, mas sim de uma iniciativa da empresa para promover garrafas que façam menos mal ao meio ambiente.

Diferencial: uma iniciativa legal como essa de não usar plástico por parte de uma empresa como a Coca-Cola é interessante, além de fazê-lo de uma maneira divertida.

Problema: apesar de investir em uma iniciativa sustentável sem o uso de garrafas plásticas, foi comentado que a quantidade de água e de energia usadas pela empresa, de certo modo, anula os benefícios sustentáveis. Sem contar, é claro, que refrigerante não é nada bom para a saúde.



Veja também:


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail