Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Síndrome do Intestino Irritável é uma condição crônica que gera sintomas como diarreia, cólica, gases e inchaço abdominal

Imagem de Pelayo Arbués no Unsplash

A Síndrome do Intestino Irritável é uma condição crônica caracterizada por sintomas como diarreia, cólica, gases, inchaço abdominal e constipação.

Causas

A medicina convencional ainda não conhece bem as causas da Síndrome do Intestino Irritável, mas sabe-se que as mulheres possuem maior tendência ao desenvolvimento desse quadro durante a menstruação e a gravidez, e que a microbiota intestinal pode desempenhar um papel nesse contexto.

As possíveis causas ida Síndrome do Intestino Irritável incluem sensibilidade excessiva do sistema imune ou infecção bacteriana prévia no trato gastrointestinal.

Outros sintomas da Síndrome do Intestino Irritável costumam ser:

  • Vontade frequente de urinar
  • Dor de cabeça
  • Dores nas articulações ou músculos
  • Cansaço persistente
  • Em mulheres, sexo doloroso ou dispareunia
  • Menstruação irregular

Os sintomas de Síndrome do Intestino Irritável costumam piorar após as refeições, e um surto pode durar vários dias e, em seguida, desaparecer completamente. Além disso, podem ocorrer quadros de ansiedade e depressão.

Diagnóstico

É preciso procurar orientação médica para obter o diagnóstico de Síndrome do Intestino Irritável. Geralmente são pedidos exames de sangue, fezes e colonoscopia para descartar a possibilidade de outros quadros, como a doença celíaca.

O que comer?

Saber o que comer pode ajudar a aliviar alguns sintomas da Síndrome do Intestino Irritável, mas isso depende do organismo de cada pessoa.

Normalmente, cortar alimentos com cafeína, lactose, açúcar, feijão e reduzir o tamanho das refeições e a ingestão de comidas fritas e picantes pode ajudar.

Outras hábitos que podem fazer bem para quem possui Síndrome do Intestino Irritável são a prática de exercícios regulares e a ingestão de alimentos probióticos.

Em contrapartida, ingerir especiarias como gengibre, hortelã-pimenta, camomila e erva-doce podem ajudar a reduzir os sintomas da Síndrome do Intestino Irritável.

Tratamento

Quando as mudanças no estilo de vida não funcionam para amenizar os sintomas de Síndrome do Intestino Irritável, o médico ou médica pode recomendar o uso de medicamentos como laxantes, antidepressivos e antibióticos.



Veja também: