Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Os brinquedos educativos são ferramentas que auxiliam o desenvolvimento

Imagem de Mi Pham no Unsplash

Os brinquedos educativos são ferramentas que auxiliam uma boa educação. Mas o principal meio pelo qual pais, familiares e comunidade passam bons valores é o exemplo. As crianças repetem comportamentos que aprendem por vínculos e o momento de presentear também serve exemplo. Brinquedos de plástico carregados de embalagens já não fazem sentido, principalmente para crianças, pois não queremos passar maus hábitos para elas, como o hábito de consumir plástico.

A previsão é de que em 2050 o oceano tenha mais peso em plástico do que em peixes. Isso significa que, da mesma forma que nos impressionamos com as gerações passadas que puderam usufruir e mergulhar em rios conhecidos, como o Tietê, em São Paulo, as crianças de hoje também podem ficar impressionadas com o fato dos mares um dia terem sido lugares de lazer e abrigo de vida. Esperamos que isso não aconteça, mas, mais que esperar, é preciso agir ativamente na luta por um ambiente saudável e deixar uma mensagem positiva para os pequenos. Confira uma lista com alguns brinquedos educativos para levar em consideração na hora de presentear crianças e passar bons valores para elas:

Casinha de abelha sem ferrão

Adquirir ou montar uma casinha de abelha sem ferrão junto com uma criança é uma oportunidade para ensinar a importância da preservação das abelhas para a humanidade e evitar o seu desaparecimento. As crianças são curiosas e ficam surpresas com a natureza.

Se a criança não vive em um ambiente onde há a cultura de matar insetos a todo custo, é mais fácil incentivá-la a aprender a observar as abelhas. As colmeias de abelha sem ferrão, além de nativas do Brasil, são divertidas. Mas também é possível criar abelhas solitárias, cujas casinhas são muito fáceis de fazer, sendo necessário apenas um furinho em um ambiente de madeira. Pode ser até mesmo uma caixinha, que fique em um local coberto e de fácil acesso para as abelhas.

Com esse presente, você pode passar valores como a importância de não objetificar os animais (até mesmo os insetos), ensinar na prática o valor dos ciclos naturais e ainda inspirar o pequeno a ser um cientista.

Presenteie com o presente

brinquedos educativos
Imagem de Nghi La no Unsplash

Presenteie com o presente, ou seja, dê o seu tempo. Todo ser humano gosta de atenção, inclusive as crianças. Ao presenteá-las com a sua atenção você ensina o valor do “ser” e não do “ter”, dando um exemplo de não consumismo. Leve-as para a brincar na areia da praia, ensine-as a plantar, praticar atividades esportivas em família e apresente a natureza para elas. Crianças expostas a áreas verdes desenvolvem maiores índices de QI, de acordo com estudo.

Crie em conjunto

brinquedos educativos
Imagem de Bermix Studio no Unsplash

Que tal desenvolver a criatividade e mostrar a importância do trabalho coletivo ajudando-as a criarem seus próprios brinquedos educativos? Você pode reutilizar materiais que já tem em casa como caixas de sapato e rolinhos de papel para fazer casinhas, carrinhos e o que mais as crianças quiserem. De quebra você ainda ensinará a importância da reutilização.

Tinta natural

Você pode fazer, junto com a criança, tinta natural utilizando ingredientes culinários como beterraba e açafrão. Mas também existem marcas que vendem essas tintas prontas. Pintar é uma ferramenta educativa de estímulo dos sentidos e à coordenação motora das crianças, além de promover uma brincadeira livre de restrições e ajudar na disseminação de conceitos de arte e preservação da natureza. A marca Mancha fabrica tintas orgânicas para aplicações em papel e madeira, mas que também podem ser usadas na pintura de mobiliários, materiais gráficos e outros.

Brinquedos de madeira

Existem muitas opções de brinquedos educativos de madeira como mapas, alfabetos e quebra-cabeças. Essas são alternativas resistentes e mais seguras em relação aos plásticos, que podem conter substâncias nocivas, como chumbo e bisfenóis. Além do mais, esses objetos não demorarão centenas de anos para se decompor ao fim de sua vida útil.

Alugue brinquedos

brinquedos educativos
Imagem de Rikku Lu no Unsplash

Ao alugar brinquedos você ensina valores como aprender a compartilhar e ser menos consumista. Mas você ainda pode ter uma conversa na hora da devolução dos brinquedos falando sobre a importância ambiental envolvida no compartilhamento. Claro que o discurso adotado dependerá da idade da criança, mas o valor será passado pelo meio principal: o exemplo.


Veja também: