Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Tomar um chá para dor de cabeça pode ser uma alternativa eficaz aos medicamentos convencionais de farmácia

Tomar um chá para dor de cabeça pode ser uma alternativa eficaz aos medicamentos convencionais de farmácia. O segredo que ninguém conta é que um dos principais ingredientes presentes nesses remédios é a cafeína, uma substância presente naturalmente em alguns tipos de chá, como o chá verde.

Chá para dor de cabeça

Embora a cafeína cause dor de cabeça quando consumida em excesso, alguns médicos a utilizam como método de tratamento da enxaqueca. Isso porque ela contrai os vasos sanguíneos, que normalmente são os responsáveis pela dor de cabeça. Essa substância pode ser encontrada em alguns tipos de chá, como o chá branco, chá verde, oolong e chá preto, todos derivados da mesma erva, a Camellia sinensis.

Por que a cafeína funciona

A cafeína é um alcaloide psicoestimulante que pertence ao grupo das xantinas. Os derivados das xantinas são utilizados como estimulantes cerebrais ou estimulantes psicomotores por atuarem no córtex cerebral e nos centros medulares. Por isso, a cafeína tem um efeito acentuado sobre a função mental e comportamental. Ela atua no sistema nervoso autônomo e seu mecanismo de ação inibe os receptores de adenosina.

A adenosina é um neurotransmissor que age no controle da frequência cardíaca, da pressão sanguínea e da temperatura corporal. É ela que induz as sensações de sono e cansaço.

Como a cafeína inibe sua ação, acaba provocando os efeitos contrários. É por isso que o consumo de cafeína está relacionado com o aumento da concentração, melhora do humor, controle de peso, entre outros. No entanto, pessoas que utilizam a substância regularmente acabam observando menos suas sensações.

Um estudo mostrou que a cafeína é particularmente útil para tratar dor de cabeça. No entanto, a abstinência e a ingestão dessa substância também podem desencadear dor de cabeça e enxaquecas.

Atenção

A cafeína ou a abstinência dela podem causar dor de cabeça. Se você responde mal a essa substância, procure tomar chá para dor de cabeça sem cafeína. Confira algumas opções abaixo:

Chá para dor de cabeça sem cafeína

Chá de camomila. Imagem de Ornella Binni no Unsplash

De acordo com artigo publicado na revista Healthline e revisado pela médica Debra Rose Wilson, algumas opções de chá para dor de cabeça que não contém cafeína podem ser: