Confira uma lista com nove benefícios do chá de camomila para a saúde
O chá de camomila é uma bebida popularmente conhecida por seus benefícios para a saúde. Muitos dos estudos relacionados à camomila apontam potenciais vantagens do chá da planta, como seu efeito calmante para a ansiedade e insônia, melhorar a digestão e a saúde da pele.
A camomila (Matricaria chamomilla) é uma erva pertencente à família Asteraceae, junto com milhares de outras ervas. Mas, para além da ciência, ela é indicada há séculos como um remédio natural para várias condições de saúde, como excesso de gases, náuseas e dor de estômago. Para fazer o seu chá, as flores da camomila são desidratadas e depois infundidas em água quente.
Quais os benefícios de tomar chá de camomila?
1. Chá de camomila melhora o sono
Acredita-se que a bebida ajuda a reduzir radicais livres porque o chá de camomila possui apigenina, um antioxidante que se liga a certos receptores no cérebro e promove o sono (confira aqui estudos a respeito: 1, 2).
Em um estudo, mulheres que tinham acabado de dar à luz (puérperas) e tomaram chá de camomila, antes de dormir, por duas semanas relataram melhor qualidade do sono em comparação a um grupo que não consumiu o chá. Elas também apresentaram menos sintomas de depressão, o que está frequentemente relacionado a problemas de sono.
Outro estudo concluiu que pessoas que consumiram 270 mg de extrato de camomila, duas vezes ao dia, por 28 dias despertaram no meio da noite 1/3 menos e adormeceram 15 minutos mais rápido do que aquelas que não consumiram o produto.
2. Melhora a digestão
Alguns estudos (3, 4) descobriram que o extrato de camomila exerce um efeito protetor contra diarreia em ratos, efeito que tem sido atribuído às propriedades anti-inflamatórias da camomila.
Outro estudo, que também testou em ratos, descobriu que a camomila ajuda a prevenir úlceras estomacais. Isso devido à capacidade de reduzir a acidez no estômago e inibir o crescimento de bactérias que contribuem para o desenvolvimento da úlcera. Assim, o chá de camomila é uma ótima combinação com o chá de erva-doce, que também facilita a digestão.
3. Tem efeito protetor contra câncer
Os antioxidantes encontrados no chá de camomila têm sido associados a uma menor incidência de certos tipos de câncer.
Em estudos de tubo de ensaio, a apigenina (antioxidante encontrado na camomila) demonstrou combater células cancerígenas, especialmente as da mama, do aparelho digestivo, da pele, da próstata e do útero (5, 6, 7).
Além disso, um estudo com 537 pessoas observou que aquelas que bebiam chá de camomila de duas a seis vezes por semana tinham uma probabilidade significativamente menor de desenvolver câncer de tireoide do que aqueles que não consumiram a bebida.
4. Ajuda a controlar o açúcar no sangue
Consumir chá de camomila é conhecido por ajudar na redução dos níveis de açúcar no sangue.
Em um estudo com 64 pessoas diabéticas, aquelas que consumiram chá de camomila diariamente entre as refeições, por oito semanas, tiveram níveis médios de açúcar no sangue significativamente menores do que aquelas que tomaram água em vez do chá da planta.
Além disso, vários outros estudos realizados em animais sugerem que o chá de camomila ajuda a reduzir os níveis de açúcar no sangue em jejum em quantidade considerável, e também pode ser benéfico para prevenir picos de açúcar no sangue depois das refeições (8, 9, 10).
5. Chá de camomila faz bem para o coração
O estudo que analisou 64 pessoas diabéticas também descobriu que aquelas que tomavam chá de camomila com as refeições tinham notáveis melhoras em seu colesterol total, triglicérides e nos níveis de colesterol LDL (o chamado “colesterol ruim”), em comparação com aqueles que bebiam água.
6. Ameniza a ansiedade e a depressão
Há algumas evidências de que a camomila pode reduzir a gravidade da ansiedade e da depressão, mas isso se baseia principalmente em seu uso aromaterápico (ou seja, em sua forma de óleo essencial) ou como suplemento (1, 4, 11, 12).
7. Chá de camomila faz bem para a pele
A aplicação de camomila por meio de produtos cosméticos, como loções, cremes e sabonetes, pode apresentar efeito hidratante e anti-inflamatório para a pele (4, 13, 14).
8. Alivia dor de cabeça
Segundo um estudo publicado na revista Medical Hypotheses, o óleo de camomila pode ser usado topicamente, aliviando os sintomas de dor de cabeça crônica. Na medicina tradicional persa, ele é preparado a partir da fervura do extrato aquoso de camomila em óleo de gergelim.
Essa é uma formulação tradicional ainda usada na medicina tradicional do Irã. Mas você pode adquirir óleo de camomila já extraído em lojas on-line ou físicas. Apesar de não haver estudos que comprovem o efeito da camomila na dor de cabeça, você pode tentar.
9. Tratamento para a TPM
Estudos também mostram que a camomila pode ser uma das plantas medicinais eficazes para tratamentos da tensão pré-menstrual. Isso por conta de seu efeito anti-espasmódico (reduz as cólicas menstruais), anti-inflamatório, ansiolítico (15, 16).
Quais as contra indicações do chá de camomila?
Beber chá de camomila é seguro para a maioria das pessoas e dificilmente apresenta risco de toxicidade. Entretanto, há relatos de reações alérgicas à camomila. Isso é mais comum em quem tem alergia a plantas da família das margaridas, como a ambrósia e os crisântemos.
Além disso, os produtos cosméticos que contém camomila podem irritar os olhos, se entrarem em contato direto com eles.
Receita de chá de camomila
Ingredientes
- 1 xícara (café) com flores de camomila secas
- 500 ml de água fervente
Modo de preparo
- Ferva a água, desligue o fogo e depois adicione as flores secas de camomila;
- Tampe o recipiente por 15 minutos;
- Sirva em seguida.