Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Aprenda como plantar gengibre em casa e tenha sempre à mão um ingrediente poderoso para a saúde

Saber como plantar gengibre em casa é uma forma de ter sempre à mão um ingrediente que pode servir para fazer chá, conserva e tempero para pratos orientais.

Além disso, o gengibre é um potente anti-inflamatório e analgésico, sendo comumente usado para tratar enjoo, diarreia e alguns tipos de dor.

Plantar gengibre exige poucos cuidados, pois ele é um vegetal que gosta de luz parcial e pouca rega. Por isso, é fácil cultivá-lo em casa no estilo orgânico, aumentando seus benefícios potenciais para a saúde.

Como plantar gengibre

Você pode plantar gengibre utilizando sementes ou o próprio tubérculo. Para este último caso, adquira um gengibre roliço, com pele firme, sem estar enrugada e, de preferência, com vários botões verdes.

Se sua raiz tiver vários botões oculares, ela pode ser cortada e cada botão pode ser colocado em um vaso separado para produzir várias mudas.

O gengibre adora vasos rasos e largos. As raízes crescem horizontalmente, portanto, certifique-se de que o vaso escolhido acomodará seu crescimento.

Como cultivar gengibre dentro de casa, passo a passo:

  1. Para começar, deixe o gengibre de molho na água durante a noite.
  2. Encha o seu vaso com solo rico em matéria orgânica.
  3. Coloque o gengibre no vaso com o botão apontando para cima e regue bem.
  4. Coloque o gengibre em um local que permaneça razoavelmente quente e não receba muita luz solar direta.
  5. Mantenha o solo úmido.
  6. O gengibre cresce lentamente; depois de algumas semanas, você deverá ver alguns brotos surgindo do solo. Continue a regar a planta regularmente e mantenha-a longe do frio.

Colhendo gengibre:

Você pode colher pequenos pedaços de gengibre após três ou quatro meses do plantio. Puxe um pouco da terra nas bordas do vaso para encontrar alguns rizomas abaixo da superfície. Corte a quantidade necessária de um dedo na borda do vaso e, em seguida, devolva a terra.

O gengibre pode ser colhido dessa maneira indefinidamente e, desde que seja bem cuidado, continuará a produzir raízes. Se precisar de uma colheita maior, você pode arrancar a planta inteira e replantar alguns rizomas para iniciar o processo novamente.



Veja também: