Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Mewing é uma prática ortognática de reposicionamento da língua para alteração do formato do maxilar

Mewing é uma técnica facial em que o posicionamento da língua é alterado para melhorar o formato do maxilar. Apesar de ser baseada nas ideias dos ortodontistas Mike e John Mew, a prática não foi desenvolvida por nenhum dos dois. Na verdade, ela surgiu como uma alternativa “faça você mesmo” para pessoas que querem mudar o formato do maxilar ou alinhar os dentes. Mas, será que funciona mesmo?

Clarear os dentes com limão é uma má ideia?

O que o mewing faz?

O objetivo do mewing é mudar traços faciais, geralmente a posição do maxilar, através de técnicas de reposicionamento da língua na boca. Não existem muitos estudos que comprovem os benefícios da prática. No entanto, apoiadores defendem que ela pode ajudar a deixar o maxilar definido, aliviar dores e melhorar quadros de apneia do sono.

A maioria dos especialistas em ortodontia defende que o que determina o tamanho e o formato do maxilar é a genética. Porém, não era isso que John Mew e seu filho Michael defendiam. De acordo com os dentistas, o maxilar humano se tornou cada vez menor com o passar do tempo, devido a mudança na dieta e estilo de vida, em decorrência da Revolução Industrial.

Como resultado dessa mudança, o espaço da boca se tornou inadequado e os dentes humanos começaram a nascer mais tortos do que antes. Segundo a revista Journal of Oral and Maxillofacial Surgery (JOMS), o conceito dos Mews era fundamentado nas ideias de Melvin Moss. Ele defendia que a estrutura óssea facial se desenvolvia a partir de demandas funcionais.

A ideia por trás do conceito de John Mew era que melhorar a postura e a força do maxilar ajudaria a aprimorar o posicionamento dos músculos faciais. Além disso, forçaria a região a se expandir e dar espaço para que os dentes ficassem retos. O ortodontista chamava esse conceito de ortotrópico, que foi usado para o desenvolvimento da técnica mewing no futuro.

Como fazer um mewing?

Existem várias técnicas de mewing, algumas delas incluem mastigar chiclete ou usar aparelhos especiais, porém, a prática básica consiste em:

  • Fechar os lábios;
  • Movimentar o maxilar para que os dentes inferiores fiquem um pouco atrás dos superiores;
  • Colocar a língua no céu da boca;
  • A ponta da língua precisa ficar posicionada atrás dos dentes da frente e o resto do músculo tem que estar colado ao teto da boca;

É possível que você tenha que tentar várias vezes antes de acertar, afinal, o corpo já está acostumado a manter a língua longe do céu da boca quando ela relaxa. Porém, com uma prática constante é possível acostumar os músculos da região a se posicionar corretamente. 

O recomendado é que você faça mewing a todo momento, até mesmo bebendo água. Isso porque alguns especialistas defendem que fazê-lo por apenas alguns minutos no dia não é o suficiente para obter mudanças. Além disso, mesmo fazendo por horas, o resultado pode demorar anos para aparecer. Por isso, a maioria dos dentistas recomendam buscar ajuda profissional para tratar problemas maxilares.

O mewing funciona?

Não existem estudos suficientes para comprovar a eficiência do mewing. Alguns pesquisadores defendem que existe a possibilidade da técnica ser benéfica em crianças até 15 anos, ou seja, pessoas que ainda estão desenvolvendo a estrutura maxilar. Entretanto, em adultos, é muito improvável que a prática resolva algum problema.

Estudos mostram que para conseguir alterar a estrutura dentária seria necessário ficar horas praticando mewing. Mesmo assim ainda seria uma mudança muito pequena ao que se pode conseguir com um acompanhamento especializado. 

As imagens e vídeos que você encontra na internet de “antes” e “depois” do mewing podem ser facilmente manipuladas. Basta aplicar maquiagem, alterar a luz e as sombras e até mesmo usar aplicativos de edição para conseguir o formato desejado. Por isso não confie em todos os resultados que encontra na internet. 

Como clarear os dentes: oito métodos caseiros

Existem riscos?

O mewing feito apenas com a reposição da língua costuma ser majoritariamente seguro. Porém, quando são adicionados aparelhos como o exercitador de maxilar, sem o acompanhamento médico, podem existir certos riscos, como:

  • Desalinhamento dos dentes;
  • Desalinhamento do maxilar superior e inferior;
  • Dor ou disfunção na articulação do maxilar (dor na ATM);
  • Dentes soltos ou lascados (por desalinhamento ou pressão).

Se você estiver enfrentando algum problema com seu maxilar ou arcada dentária procure a ajuda de um profissional especializado no assunto, geralmente um dentista. Apenas eles podem prescrever o melhor tratamento para a sua condição. 


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais