Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Pesquisa encomendada por uma empresa de comunicação móvel em 2008 apontou que apenas três em cada 100 celulares fabricados no mundo são encaminhados para a reciclagem. No Brasil, onde a venda de telefones móveis é uma crescente (segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicação, há 1,3 celular disponível para cada residente no país), são apenas dois em cada cem (veja aqui como descartar aparelhos de celular antigo).

O mesmo problema ocorre com os outros componentes de um celular, como a bateria (veja aqui como descartá-la corretamente) e o carregador estima-se que 51 mil toneladas de carregadores são jogados fora todos os anos, em todo o mundo.

A propensão para adquirir um aparelho celular novo é enorme, seja devido ao lançamento do novo modelo, que geralmente é mais atraente e moderno, seja por problemas de funcionamento no celular que já temos. Nesses casos, tudo é novo, o aparelho e inclusive o carregador. Pensando nisso, a União Internacional de Telecomunicações (UIT) – agência da ONU responsável por regular o setor de telecomunicações ao redor do mundo – aprovou, em 2009, a adoção de um padrão universal de carregadores de celulares. A adoção dos carregadores universais tem como princípio diminuir o desperdício de recursos de materiais, reduzindo cerca de 13,6 milhões de tonelada de poluentes produzidos na sua fabricação. 

Um relatório da UIT mostra que a criação de um padrão para carregadores externos de energia permitiria eliminar 300 mil toneladas de lixo eletrônico por ano. Se os carregadores seguissem o mesmo modelo, o peso do aparelho ficaria 30% menor, e a vida útil seria estendida. O consumo de energia e a emissão de gases de efeito estufa dos carregadores seriam reduzidos entre 25% e 50%.

Alguns países já se movimentam para a adoção desse tipo de carregador. Na União Europeia, foi estabelecido um acordo provisório que propõem que os fabricantes de celulares fabriquem um carregador que se adapte a qualquer dispositivo. Esse acordo, no entanto, ainda precisa ser aprovado pelo Parlamento Europeu e pelos países membros da organização. Já no Brasil, está em andamento um projeto de lei com o mesmo objetivo.

Tudo isso, levando em conta que, assim como grande parte dos eletrônicos, os carregadores contêm materiais nocivos ao meio ambiente e à saúde humana (veja mais aqui).

Descarte em locais específicos ou devolva às operadoras!

O uso de muitos carregadores está vinculado a um determinado modelo de celular. Assim, quando compramos aquele aparelho de última geração, o antigo carregador perde sua utilidade.

O descarte de carregadores de celular pode ser feito nos postos de coleta de reciclagem de celulares, geralmente presentes em sedes de venda de aparelhos celulares, como lojas de operadoras de telefonia móvel. Se isso não resolver, tente contato para enviar os resíduos ao fabricante do aparelho.

Quer descartar seu objeto com a consciência tranquila e sem sair de casa?

Verifique o campo

Por favor, informe um ou mais objetos que deseja descartar, seja especifico quais objetos e a quantidade exata.

Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Verifique o campo
Verifique o campo
Verifique o campo
Verifique o campo
Verifique o campo
Verifique o campo