Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Confira a melhor dieta para eliminar gordura no fígado e alimentos que ajudam a remover toxinas do órgão

Seguir uma dieta para gordura no fígado pode ajudar você a desintoxicar seu fígado e promover a saúde geral do corpo. Isso porque o fígado é o órgão que elimina as toxinas do corpo, armazena a gordura dos alimentos, produz o colesterol e o utiliza para fabricar componentes da bile (que nos ajuda a desintoxicar).

Além disso, o aumento de estresse é um fator de risco, assim como o consumo de álcool, cigarro, excesso de proteínas e má nutrição enfraquecem as funções do fígado. Com isso, o corpo acumula gordura e outras toxinas que podem causar problemas a saúde e atrapalham a manutenção de um peso saudável.

Por isso, é importante incluir na dieta alguns alimentos bons para o fígado. A alimentação é um grande auxiliar ao tratamento para gordura no fígado, caso você já tenha problemas no órgão.

gordura no fígado
Gordura no fígado: o que é, causas e sintomas

Acúmulo de resíduos

No dia a dia, se não prestarmos atenção, por conta da respiração, alimentação, ingestão de água e de medicamentos, entre outros, o corpo pode absorver uma infinidade de resíduos.

Com o tempo, esses resíduos se acumulam, fazendo com que os órgãos eliminadores se tornem incapazes de se livrar das toxinas. Quando o corpo já não é capaz de se livrar de resíduos nocivos, endógenos e exógenos, começam a aparecer sintomas que indicam a necessidade de uma purificação.

A pessoa pode começar a se sentir cansada, notar uma queda de cabelo anormal, perda de apetite, insônia, fraqueza, unhas quebradiças e falta de energia. Se o fígado estiver preguiçoso, os metabólitos tóxicos que são liberados na corrente sanguínea podem até mesmo afetar o funcionamento do cérebro, provocando oscilações de humor desagradáveis, depressão, e afetar a concentração e a memória.

O tratamento para gordura no fígado pode ser visto como um processo permanente e não apenas como opção para quando já há um problema instalado. Ingerir alimentos bons para o fígado e adotar uma dieta para eliminar gordura no fígado são partes importantes do equilíbrio das funções naturais do corpo.

Consumir alimentos que desintoxicam o fígado, principalmente após os excessos do fim de semana, por exemplo, é essencial para manter sua saúde e deve ser feito periodicamente. Fazer dietas para gordura no fígado de vez em quando é saudável, ajuda na redução de calorias e ainda fornece uma quantidade significativa de antioxidantes essenciais.

Melhor dieta para eliminar gordura no fígado

A dieta detox para o fígado deve ter pouca gordura, incluir alimentos de fácil digestão e muita água. Gelatina, peixe, arroz e cenoura são boas pedidas.

Aposte nos vegetais crucíferos, como brócolis, couve-flor, couve-manteiga, nabo e repolho, que contêm uma substância chamada sulforafano, capaz de estimular a atividade de enzimas desintoxicantes no fígado.

repolho
Repolho: propriedades e benefícios para a saúde

Em relação à forma de preparação, os alimentos bons para o fígado devem ser, sempre que possível, cozidos. Devem-se evitar as bebidas alcoólicas, os óleos e as gorduras, para não agravar os sintomas de problemas no figado, como a dor abdominal, evitando a inflamação do órgão.

Alimentos bons para o fígado

Alho

Rico em cinarina, que estimula a produção de bílis, é um dos alimentos que desintoxicam o fígado. Contém enxofre, que ativa as enzimas hepáticas responsáveis pela desintoxicação das toxinas, e selênio, que é um poderoso antioxidante, muito benéfico para o fígado.

alho
12 benefícios do alho para a saúde

Chá verde

Entre as muitas propriedades do chá verde encontra-se a de reduzir o acúmulo de gordura no fígado. Diferentes estudos evidenciam que o chá verde protege as células do fígado, além de estimular o sistema imunológico.

As catequinas, poderosos antioxidantes presentes no chá verde, protegem o fígado dos efeitos do consumo de álcool, tabaco e outras substâncias nocivas.

Uvas

As uvas, juntamente com outras plantas, possuem um poderoso antioxidante, o resveratrol. Essa substância tem demonstrado os seus efeitos saudáveis sobre a saúde cardiovascular e a gordura no fígado. O resveratrol ajuda a manter um melhor metabolismo e a saúde do fígado.

Abacate

Rico em vitamina B6, vitamina C, vitamina E, potássio, magnésio e ácido fólico, o abacate tem substâncias químicas que ajudam a reduzir os danos ao fígado, ajudando o corpo a produzir um antioxidante conhecido como glutationa, usado pelo fígado para filtrar resíduos e substâncias prejudiciais.

Cúrcuma

Também conhecida como açafrão-da-terra, a cúrcuma possui grandes propriedades anti-inflamatórias, o que evita a formação de úlceras e doenças inflamatórias intestinais, ajudando o fígado no seu trabalho de desintoxicação e prevenindo os danos dos radicais livres.

Limão

Além de rico em vitamina C, o limão é famoso por ajudar no processo digestivo e na eliminação de toxinas.

Dente-de-leão

Segundo estudos que demonstram as propriedades terapêuticas do dente-de-leão no fígado, a planta trata com êxito a hepatite, o inchaço do fígado, a icterícia e a indigestão em pessoas com uma produção inadequada de bílis. As folhas de dente-de-leão podem ser consumidas frescas, em saladas ou em chá.

Alcachofra

Fornece cinarina, desintoxica e promove a remoção de resíduos. É útil para restaurar o fígado em caso de insuficiência e lesão hepática, de doenças hepáticas e de cálculos biliares. A alcachofra pode ser tomada sob a forma de cápsulas de planta seca.

Também é possível enriquecer a dieta com outros alimentos e suplementos que contenham os nutrientes ômega 3, vitamina B6, vitamina C, vitamina E, vitamina A e magnésio, pois eles ajudam o fígado. Se possível, compre produtos locais e da estação, que sejam frescos e livres de conservantes químicos.

Sugestão de dieta para gordura no fígado

  • Em jejum: água e limão;
  • Café da manhã: frutas com aveia e leite de soja (em vez de leite de vaca) e uma xícara de chá de dente-de-leão;
  • Lanche: suco de maçã centrifugado e beba bastante água ao longo do dia;
  • Almoço: arroz cozido e uma porção de vegetais crus ou cozidos, temperados apenas com azeite de oliva e limão;
  • Lanche: uma fruta (mamão, laranja, abacaxi);
  • Jantar: peixe azul ou salmão no vapor, acompanhado de aspargos. Alternativamente: dois ovos cozidos e brócolis cozido no vapor;
  • Antes de ir dormir: chá de dente-de-leão ou chá verde.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais