Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Quer salvar água? Aprenda quanto tempo deve durar um banho para otimizar o seu tempo de chuveiro

A falta de água é um assunto sério. Sendo um recurso escasso, é necessário fazer o necessário para salvá-lo. É possível ouvir as recomendações de especialistas para combater o seu desperdício, principalmente no chuveiro, de diversas maneiras. Mas afinal, quanto tempo deve durar um banho para salvar água?

Por outro lado, também é necessário entender as necessidades físicas que dependem do banho. Ele é uma prática higiênica essencial para a saúde e também traz benefícios ao bem-estar. Muitos médicos e dermatologistas acreditam que há um tempo certo para o banho, que enquanto promove o bem-estar, também previne alguns efeitos negativos de um banho demorado.

Quanto tempo deve durar um banho para salvar água?

Cerca de 99% da água do planeta é inutilizável para os seres vivos. Embora 3% seja considerada água doce, apenas 0,3% pode ser utilizada para consumo. Enquanto 68% desses 3% pode ser encontrado em calotas polares e geleiras, um pouco mais de 30% são águas subterrâneas que não podem ser extraídas.

De acordo com a Unifesp, “a água é recurso cada vez mais escasso do mundo”, o que prova a necessidade de sua conservação. Mas como começar? 

Existem diversas dicas que contribuem para diminuir o desperdício de água, com o tempo de banho sendo um dos mais importantes. O banho é, na maioria das casas brasileiras, uma atividade diária que pode ser um grande agente no desperdício. Desse modo, otimizar esse tempo pode ser essencial para o planeta. 

A Universidade de Harvard acredita que, em média, um banho normal dura até oito minutos. A partir dessa estatística, especialistas acreditam que a maioria dos seres humanos leva mais tempo no chuveiro do que é necessário. 

Para salvar água, o tempo de banho é de até quatro minutos. Esse tempo é o suficiente para os banhos diários que são uma resposta a um país tropical de clima quente. Principalmente no verão, quando o hábito de tomar banho é mais frequente, é importante restringir o seu tempo máximo embaixo do chuveiro, efetivamente reduzindo-o para esses minutos suficientes. 

Quanto tempo deve durar um banho para manter seus benefícios?

Mesmo muitas vezes considerado um luxo, o banho também é essencial para a saúde humana. A pele precisa da absorção da água assim como os seres vivos dependem de seu consumo para viver. A falta de banho pode resultar em um acúmulo de bactérias que podem aumentar o risco de infecção da camada cutânea. Além disso, existe a questão do cheiro corporal que pode afetar o bem-estar. 

Em geral, dermatologistas indicam que o tempo suficiente para o banho é de cinco a dez minutos, podendo variar. Esse é o tempo necessário para hidratar e limpar a pele sem a remoção dos óleos naturais que são necessários para a saúde.  

“Banho” Imagem de Luis Wilker Perelo WilkerNet por Pixabay

Em relação à frequência do banho, especialistas sugerem que apenas um banho diário deve ser o suficiente para trazer os benefícios do banho sem prejudicar a pele. Para otimizar seu tempo de banho em dias mais calmos onde você não sai de casa, tome-o diariamente focando nas partes que podem ser mais “problemáticas”, como a virilha, as axilas e o rosto. 

Quanto tempo deve durar um banho em geral? 

Para manter os benefícios do banho e salvar água, é necessário levar em conta ambos os pontos levantados anteriormente. Portanto, um banho deve durar no máximo cinco minutos durante o dia a dia. 

Porém, é importante notar que muitas vezes, banhos de cinco minutos não conseguem tomar conta de toda sujeira em alguns dias. Por isso, reunimos algumas dicas para economizar água no banho para otimizar o uso de água. 

Como economizar água no banho?

Agora que você aprendeu quanto tempo deve durar um banho, aprenda como economizar água no chuveiro: 

  • Não escove os dentes durante o banho;
  • Troque seu chuveiro por um chuveiro híbrido, veja seus benefícios aqui;
  • Se o seu chuveiro tem que esquentar, use um balde para reaproveitar a água gelada;  
  • Desligue o chuveiro durante a lavagem do cabelo, seja para a aplicação do shampoo ou do condicionador;