Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Especialistas explicam os perigos do dry scooping

Dry scooping é a técnica de consumir suplementos pré-treino em pó diretamente de seus recipientes, sem misturá-los com água. De acordo com muitos defensores do método, ele pode otimizar a absorção de ingredientes energéticos, resultando em uma melhor performance física durante os exercícios. 

Tradicionalmente, os suplementos pré-treino são dissolvidos em água e, então, ingeridos em sua forma líquida pelo menos 30 minutos antes de qualquer atividade física. Porém, desde a “viralização” do dry scooping, muitas pessoas trocaram seu método de ingestão desses suplementos, procurando aumentar seus efeitos no organismo. 

No entanto, nenhuma das afirmações sobre os benefícios do dry scooping possuem embasamento científico. De fato, muitos especialistas são contra a prática e defendem que ela pode oferecer riscos à saúde. 

cafeína suplemento
Cuidado ao tomar suplemento de cafeína antes do treino

O que são suplementos pré-treino?

O famoso “pré-treino” é um tipo de suplemento dietético formulado para otimizar a prática de exercícios, além de contribuir com outros possíveis benefícios à saúde. Embora cada suplemento possua objetivos diferentes dependendo de sua formulação, a maioria desses produtos trabalham aumentando a energia e o foco, aumentando a capacidade de treino, promovendo o fluxo sanguíneo para os músculos em atividade e prevenindo a fadiga.

Grande parte desses suplementos é composto de aminoácidos, vitaminas do complexo B, creatina, adoçantes artificiais e outros ingredientes. Entre os pré-treinos mais conhecidos estão: 

  • Cafeína;
  • Creatina;
  • Beta-alanina;
  • L-teanina;
  • L-arginina;
  • L-citrulina, ou malato de citrulina;
um tipo de suplemento verde em pó em uma colher, ilustrando o dry scooping
Foto de Supliful – Supplements On Demand na Unsplash

Popularidade

A prática viralizou em meados de 2021, na plataforma de vídeos TikTok. Após o primeiro vídeo, diversos usuários participaram da tendência e contribuíram para a popularização desse tipo de consumo de pré-treino. Vídeos com mais de um milhão de visualizações impulsionaram a participação do desafio do dry scooping, que tomou conta da internet por um breve período. 

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Toronto, no Canadá, comprovou o impacto do desafio. De acordo com uma análise de dados de com mais de 2 mil adolescentes e jovens adultos canadenses do Estudo Canadense de Comportamentos de Saúde do Adolescente, os pesquisadores descobriram que 17% dos participantes relataram praticar o dry scooping pelo menos uma vez no ano anterior e uma média de 50 vezes durante esse período.

Além disso, os pesquisadores também relataram que jovens engajados em treinamento de peso e que passam mais tempo na internet eram mais propensos a participar do “desafio”. 

“Nossos dados mostram que novos fenômenos alimentares que se popularizam nas mídias sociais e na cultura de academia podem levar a uma maior probabilidade de engajamento. Precisamos pensar nesses fatores de risco como áreas potenciais de prevenção e intervenção”, disse o autor principal do estudo, Kyle T. Ganson.

Desde então, diversos outros estudos comprovaram que a prática pode ser prejudicial à saúde, oferecendo diversos riscos aos participantes. De fato, a plataforma que viralizou o conteúdo, o TikTok, agora proíbe o compartilhamento de vídeos de dry scooping

Ao procurar o conteúdo da rede social, um anúncio sobre segurança toma conta da página, evitando a repercussão dessa atividade.

Quais são os riscos do dry scooping

A diluição de suplementos pré-treino ajuda na absorção de todos os nutrientes e estimulantes desses componentes. Porém, quando consumido sem a água, pode oferecer riscos à saúde, como: 

Asfixia e inalação acidental

Consumir o pó sem água pode resultar em problemas de respiração, incluindo a asfixia através da inalação acidental da substância. A dificuldade de engolir por conta da textura do pó pode fazer com que o indivíduo puxe o ar, sugando o suplemento para os pulmões e passagens nasais.

“Você corre o risco de respirar o pó ao colocá-lo na boca, o que pode levar a problemas respiratórios perigosos, engasgos ou tosse desconfortável”, disse Tara Collingwood, especialista certificada em dietética esportiva e personal trainer certificada pelo American Council on Exercise.

Problemas cardíacos 

Muitos suplementos pré-treino possuem grandes quantidades de cafeína em sua composição, às vezes excedendo 300 mg por porção. E, enquanto a maioria dos adultos é capaz de consumir a cafeína presente nessas substâncias quando o pó é misturado com água e consumido gradualmente, o dry scooping introduz uma dose grande de cafeína no organismo de uma só vez.

Isso, por sua vez, pode resultar em palpitações cardíacas incontroláveis ​​e um aumento súbito da pressão arterial. (1)

Em abril de 2021, uma influenciadora que participou do desafio relatou em um vídeo que foi tratada de um ataque cardíaco consequente do dry scooping

academia
Especialistas explicam riscos de suplementos para treinos em academias

Problemas digestivos

O consumo súbito de uma grande quantidade de substâncias não diluídas ao mesmo tempo pode resultar em sintomas como: 

  • Náusea; 
  • Vômito; 
  • Diarreia; 
  • Dor de estômago. 

O suplemento pré-treino é seguro?

Quando o uso de suplementos pré-treino é supervisionado por profissionais de saúde, como nutricionistas e clínicos gerais, ele é, na maior parte das vezes, seguro. Contudo, é importante notar que o dry scooping, mesmo na quantidade indicada, é uma prática perigosa e que não deve ser feita em nenhuma instância. 

Para saber se o seu suplemento é seguro, consulte um profissional e consuma-o apenas com indicação médica e como recomendado pelo fabricante — após a sua diluição na água. 


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais