Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Chá, suco e óleo essencial de folha de pitangueira, a árvore da pitanga, possuem propriedades medicinais

O chá de pitanga é feito a partir da folha da pitangueira, uma árvore de nome científico Eugenia uniflora L., pertencente à família das mirtáceas. Ela é muito apreciada na medicina popular. Mas a pitanga também oferece benefícios por meio do consumo do suco da fruta e do uso do óleo essencial da folha.

Pitangueira: árvore da pitanga

Na mesma pitangueira, podem nascer pitangas nas cores verde, amarelo, laranja e vermelho intenso, de acordo com o grau de maturação.

O fruto da pitangueira, chamado de pitanga, não é comumente encontrado em mercados, pois se danifica facilmente no transporte, ficando muito mole. Entretanto, é muito fácil encontrar pés de pitanga no Brasil e a fruta, que parece uma pequena abóbora, é muito apreciada.

Nativa da mata atlântica brasileira, a pitangueira pode ser encontrada desde a Paraíba até o Rio Grande do Sul. O nome pitanga tem origem no termo tupi “ybápytanga“, que significa “fruto avermelhado”.

A pitangueira pode atingir de dois a doze metros de altura. Além disso, também há cultivo de bonsai de pitanga, que não chega a atingir um metro de altura.

As flores que antecedem o nascimento da pitanga são brancas e servem de fonte de alimento (pólen) para as abelhas. Assim, exercendo um papel importante no equilíbrio ambiental.

Chá de folha de pitanga

O chá de pitanga, feito a partir de colheres de sopa de folhas da pitangueira, possui propriedades medicinais. A bebida é muito utilizada para tratar diarreia.

Amora: conheça os incríveis benefícios da fruta

Como fazer chá de pitanga?

Para tratar diarreia não infecciosa, alguns estudos sugerem o preparo de chá de pitanga na proporção de três gramas de folha de pitanga (uma colher de sopa) para 150 ml (uma xícara de chá) de água fervente. Basta adicionar as folhas de pitanga ao líquido quente e deixar por alguns minutos, depois coar e deixar esfriar.

Nesses casos de diarreia, a indicação é utilizar 30 ml de chá de pitanga após a evacuação por até dez vezes ao dia.

Para que serve o chá de pitanga?

Além do auxílio no tratamento da diarreia, existem outros benefícios do chá de pitanga. A pitanga pode ajudar no controle da diabete, uma vez que influencia a taxa de açúcar no sangue e das cólicas menstruais. Suas propriedades anti-inflamatórias também podem ser eficazes no tratamento da asma, bronquite e dores de garganta. Além disso, os efeitos calmantes dessa bebida podem aliviar alguns sintomas da ansiedade.

A pitanga é rica em antioxidantes e compostos fenólicos e ajuda a combater os radicais livres, que são responsáveis pelo envelhecimento precoce. Contudo, é importante lembrar que em casos de doenças crônicas, como a diabetes, o tratamento médico é indispensável. Assim, o consumo do chá deve ser feito de acordo com profissionais de saúde.

Suco de pitanga

O suco de pitanga também possui propriedades medicinais e é rico em vitamina C e em vitaminas do complexo B . De acordo com um estudo, o suco de pitanga é composto por duas substâncias que têm importantes benefícios anti-inflamatórios, principalmente contra inflamações na gengiva.

Segundo o estudo, ingerir suco de pitanga possui propriedades medicinais que ajudam a prevenir doenças periodontais relacionadas a inflamação por fungos e bactérias.

Óleo essencial de folha de pitanga

chá de pitanga
Óleo essencial de pitanga. Imagem editada e redimensionada de Anshu A, está disponível no Unsplash

De acordo com outro estudo, o óleo essencial extraído da folha de pitanga possui propriedades medicinais antioxidantes, antibacterianas e antifúngicas. Ou seja, elimina fungos e bactérias.

Os resultados do estudo mostraram que o óleo essencial de folha de pitanga apresenta atividade antimicrobiana contra duas importantes bactérias patogênicas: 

  • Staphylococcus aureus
  • Listeria monocytogenes

Mas também contra dois fungos das espécies Candida, C. lipolytica e C. guilliermondii.

Para saber mais sobre os óleo essenciais, dê uma olhada na matéria: “O que são óleos essenciais e para que servem?“. E lembre-se: se persistirem os sintomas, procure ajuda médica.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais