Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Amora é rica em vitamina C, vitamina K, manganês, fibras e tem benefícios para o cérebro e a saúde bucal

A amora é uma fruta vermelha que encanta por seu sabor doce e azedo ao mesmo tempo. Mas além de deliciosa, podendo ser consumida de diferentes formas, ela tem benefícios para a saúde impressionantes e auxilia na prevenção de doenças. Embora seja quase impossível ditar a origem de sua espécie nativa, a amora pode ter vindo da Europa, América do Norte e do Sul ou da Ásia, sendo assim uma fruta mundialmente conhecida e adorada. Sua cultivação é, principalmente, feita em lugares de clima temperado.

No Brasil existem três tipos de amora: a amora-vermelha, amora-preta e a amora-branca. Esta última tem seu cultivo associado à produção do bicho da seda.

Quais são os benefícios da amora?

1. Rica em vitamina C

Uma xícara de amora fornece 30,2 miligramas de vitamina C. Isso é metade do valor diário recomendado. A vitamina C é essencial para a formação de colágeno nos ossos, tecido conjuntivo e vasos sanguíneos. Além disso, ela pode ajudar a:

  • Curar feridas
  • Regenerar a pele
  • Combater os radicais livres (moléculas liberadas por toxinas) no corpo
  • Prevenir o envelhecimento precoce
  • Absorver ferro
  • Encurtar o resfriado comum
  • Evitar escorbuto

Mais pesquisas são necessárias, mas alguns estudos sugerem que grandes quantidades de vitamina C ajudam a reduzir a formação de substâncias causadoras de câncer no corpo. A vitamina C atua como um antioxidante que também pode reduzir o estresse oxidativo no organismo que pode levar ao câncer.

2. Rica em fibras

A maioria das pessoas não recebe fibras suficientes em sua dieta. Isso é um problema: uma dieta pobre em fibras tem sido associada a problemas digestivos como retenção de líquidos, constipação intestinal e dor de estômago. De acordo com um estudo, não ingerir fibra suficiente pode aumentar o risco de doença cardíaca.

Uma dieta rica em fibras pode ajudar a:

  • Reduzir o colesterol
  • Promover movimentos intestinais regulares
  • Controlar os níveis de açúcar no sangue, diminuindo a taxa de absorção de açúcar
  • Perder peso, pois aumenta a saciedade
  • Fornecer prebióticos para os probióticos (bactérias intestinais saudáveis)

O consumo in natura de uma xícara de amora fornece quase 8 gramas de fibras.

3. É fonte de vitamina K

A vitamina K é a razão pela qual você não sangra em abundância quando se corta, pois essa vitamina ajuda a coagular o sangue. Ela também desempenha um papel no metabolismo ósseo. A deficiência de vitamina K pode levar a fraqueza óssea e gerar fraturas. Pode causar contusões fáceis, sangramento menstrual intenso e sangue nas fezes ou na urina.

Apenas uma xícara de amora fornece quase 29 microgramas – mais de um terço do valor diário recomendado – de vitamina K. Se você tomar anticoagulantes, coma uma quantidade consistente de alimentos ricos em vitamina K, como amoras, vegetais de folhas verdes, soja e laticínios fermentados.

Amora
Foto de Aurel Serban na Unsplash

4. Tem alto teor de manganês

O manganês é vital para o desenvolvimento ósseo e um sistema imunológico saudável. Também ajuda o corpo a metabolizar carboidratos, aminoácidos e colesterol. Como a vitamina C, o manganês desempenha um papel fundamental na formação de colágeno. E a enzima que ajuda o manganês a formar colágeno, prolidase, também ajuda a curar as feridas.

O manganês pode ajudar a prevenir a osteoporose, gerenciar os níveis de açúcar no sangue e reduzir as crises epilépticas. Uma xícara de amora contém 0,9 miligramas de manganês, quase metade do valor diário recomendado.

Tenha em mente que excesso de manganês pode ser tóxico. Mas é improvável que você consuma muito manganês ingerindo alimentos, a menos que tenha uma condição que impeça seu corpo de eliminar o excesso de manganês, como doença hepática crônica ou anemia.

5. Amora faz bem para o cérebro

Comer frutas silvestres como a amora pode melhorar a saúde do cérebro e ajudar a prevenir a perda de memória causada pelo envelhecimento, de acordo com uma revisão de estudos no Journal of Agricultural and Food Chemistry. A análise concluiu que os antioxidantes presentes nas frutas silvestres ajudam a combater os radicais livres e alteram a forma como os neurônios do cérebro se comunicam. Isso pode ajudar a reduzir a inflamação cerebral, o que pode levar a problemas cognitivos e motores comuns ao envelhecimento.

6. Promove a saúde bucal

De acordo com um estudo, você pode adicionar amora ao seu regime odontológico diário. O estudo descobriu que o extrato de amora possui propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias contra alguns tipos de bactérias que causam doenças bucais. Os pesquisadores alertam que mais estudos são necessários, mas sugerem que o extrato de amora pode ajudar a prevenir e controlar doenças gengivais e cáries.

gengivite
Gengivite: o que é e como tratar
Gengiva
10 opções de remédio caseiro para gengivite

Informação nutricional da amora

Um copo de amora silvestre fornece apenas 62 calorias, 1 grama de gordura e apenas 14 carboidratos. Isso as torna fáceis de adicionar a um plano de alimentação saudável.

A amora também têm um baixo índice glicêmico (IG), não gerando picos glicêmicos no sangue. Além disso, suas folhas também podem ser utilizadas para fazer o chá de amora.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais