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Conheça os principais compostos bioativos, seus benefícios e em quais alimentos encontrá-los

Compostos bioativos são substâncias encontradas em vegetais, animais e medicamentos. Sobretudo, eles estão presentes em alimentos funcionais, e tem várias propriedades benéficas para a saúde. Esses compostos contribuem para a prevenção e o tratamento de doenças, como câncer e diabetes. Dessa forma, podem ser usados na composição de fármacos ou ingeridos por meio da alimentação.

Compostos bioativos nos alimentos

Vegetais. Imagem de Engin Akyurt por Pixabay 

São chamados “bioativos” os compostos que proporcionam benefícios para a saúde. De acordo com um estudo, os compostos bioativos podem contribuir para a prevenção de diabetes, doenças cardiovasculares e carcinogênicas. Além disso, contribuem para manter o índice glicêmico e equilíbrio intestinal, além de auxiliar o emagrecimento para quem precisa.

Outro estudo apontou os compostos bioativos como auxiliadores para o tratamento da obesidade. Os compostos dos grupos de flavonoides, polifenóis e catequinas reduzem inflamações resultantes da obesidade.

Quer saber mais? Confira abaixo uma lista de alguns compostos bioativos e em quais alimentos eles estão presentes:

Flavonoides

Os flavonoides estão presentes em alimentos como tomate, pimentão, cereja, castanhas (1), uva (2) e soja. Eles também podem ser encontrados nas raízes e cascas dos alimentos e em bebidas como o vinho tinto. Os flavonoides contribuem para a prevenção de câncer e doenças cardiovasculares. Além disso, eles têm ação anti-inflamatória, antimutagênica e antioxidante.

Catequina

A catequina está presente no chá-verde, na amora (3), framboesa, uva roxa e cereja. Ela contribui para a prevenção de câncer, diabetes e doenças cardiovasculares. Além disso, contribui para o tratamento da obesidade e infecções. 

Carotenoide

Os carotenoides são um grupo de compostos bioativos que incluem a luteína, a zeaxantina, o caroteno e o licopeno. Eles atuam como antioxidantes e previnem doenças carcinogênicas e oculares. 

O caroteno é convertido em vitamina A, que contribui para o sistema imunológico. Enquanto isso, o licopeno é antioxidante e contribui para a redução do colesterol LDL, sobretudo se combinado com outros antioxidantes.

Já a luteína e a zeaxantina contribuem para a prevenção de doenças oculares. Isso porque ambas têm a capacidade de absorver os raios de luz prejudiciais para a visão.

Confira os alimentos que contêm carotenoides:

  • Caroteno: cenoura, manga (4), batata-doce, abóbora, couve, espinafre, pimenta, melão e alface;
  • Licopeno: tomate e melancia;
  • Luteína e zeaxantina: couve, espinafre, alface, brócolis, abóbora, ervilha, quiabo, repolho branco, laranja, gema de ovo e aipo.

Glucano

Os glucanos são encontrados em cogumelos (5) e cereais como aveia e cevada. Eles contribuem para a atividade metabólica, e auxiliam na hipertensão, obesidade e resistência à insulina.

Outros compostos bioativos e onde encontrá-los:

  • Polifenóis: azeite de oliva;
  • Tanino: maçã, manjericão, uva, caju e soja;
  • Probióticos: fermentados como o chucrute;
  • Fibras alimentares: cereais, feijão e ervilha;
  • Ômega 3: óleo de linhaça, chia e nozes ;
  • Vitamina C: manga, laranja e limão;
  • Antocianinas: morango (6), amora, framboesa, mirtilo e outras frutas vermelhas.