Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Golden milk é o nome popular do leite com cúrcuma, uma bebida indiana conhecida por seus benefícios à saúde

Golden milk é um termo em inglês para “leite dourado”. Essa receita especial de uma das bebidas mais conhecidas do mundo usa cúrcuma para ter o tom de dourado. O golden milk é uma bebida tradicional da Índia também conhecida como Haldi Ka Doodh.

O golden milk serve como um tônico e por ser rico em antioxidantes. Seus ingredientes principais são: leite de vaca ou plant-based, canela, cardamomo, gengibre, pimenta ou cravo-da-índia.

Desde que surgiu na Índia, o golden milk foi usado para o tratamento de diversas condições como resfriados, tosse, inflamação, coceiras, dores no corpo e cansaço. Em seu país de origem, o Haldi Ka Doodh é conhecido como um remédio caseiro de mãe para os dias ruins.

Benefícios do golden milk 

Melhora o humor 

Um pequeno estudo, publicado na revista Phytotherapy Research, descobriu que o consumo de suplementos de cúrcuma pode melhorar sintomas de pessoas com transtorno de depressão

Quando os participantes que tomavam antidepressivos passaram a ingerir o suplemento, junto da medicação diária, eles apresentaram uma melhora significativa em seus quadros. No entanto, esse estudo é apenas um passo para essa descoberta, ainda é preciso realizar mais pesquisas na área para entender melhor o benefício.

Reduz os níveis de açúcar no sangue 

Um dos principais ingredientes do golden milk é o gengibre. Alguns estudos apontam que o gengibre é capaz de reduzir os níveis de açúcar no sangue em pessoas com diabetes tipo 2.  

Uma pesquisa, que fez uso de placebos, dividiu um grupo de 50 pessoas em dois. Um dos grupos recebeu 2.000 mg de gengibre todos os dias por dez dias. Já o outro grupo recebeu o placebo no lugar. Segundo os pesquisadores, a especiaria conseguiu reduzir consideravelmente os níveis de glicose no sangue dos voluntários até o fim dos testes. 

Pele saudável  

O golden milk é repleto de antioxidantes, que são oferecidos pelos seus ingredientes. Por isso, o consumo do leite de cúrcuma pode prevenir o envelhecimento precoce, cuidar do tecido da pele e ajudar na produção de colágeno. Aplicar o golden milk em áreas da pele que estão irritadas ou inflamadas pode ajudar nos sintomas, principalmente em quem sofre com alopecia, acne, psoríase e radiodermatite.

Reduz inflamação 

Uma pesquisa com cúrcuma mostrou que o consumo diário da especiaria foi eficiente na redução da inflamação, mais eficiente do que medicamentos para artrite. Outros ingredientes do golden milk também apresentam propriedades anti-inflamatórias, como o gengibre e a canela. Doenças que podem ser prevenidas ou tratadas com anti-inflamatórios são: 

Melhora o sistema imunológico 

O uso do golden milk para o tratamento de febres, resfriados e tosses se dá por ser uma bebida rica em anti-inflamatórios e antioxidantes. Além disso, existem estudos que mostram que a cúrcuma tem propriedades antifúngicas, antivirais e antibacterianas. Isso significa que seu consumo pode ajudar o organismo a lutar contra infecções. 

O gengibre e a canela também são alimentos conhecidos por terem efeitos positivos no tratamento de resfriados e gripes. 

Melhora a saúde dos ossos

Se você é vegano, ou intolerante a lactose, e prefere seu golden milk com algum tipo de leite vegetal, os benefícios também são vários. A maior parte dos leites produzidos de base vegetal conta com uma grande quantidade de cálcio, nutriente necessário para a saúde dos ossos. 

Um dos leites vegetais mais comuns na produção de golden milk é o leite de coco. No entanto, cada pessoa pode escolher sua alternativa favorita. 

Melhora a saúde estomacal 

O gengibre é tem uma ação contra o enjôo popularmente conhecida. Alguns estudos apontam que o consumo de gengibre diminui os sintomas de náusea no tratamento de pessoas que fazem quimioterapia. 

Receita de golden milk

Ingredientes

  • 1 pedaço pequeno de gengibre ou duas colheres de gengibre em pó
  • 2 colheres de chá de cúrcuma
  • 1 colher de chá de canela
  • 1 colher de chá de xarope de agave
  • 200 mL de leite líquido (animal ou vegetal)

Modo de preparo

  1. Coloque todos os ingredientes dentro de uma panela no fogo;
  2. Continue mexendo enquanto espera a mistura ferver;
  3. Quando o golden milk ferver, coloque o líquido dentro de uma caneca e espere esfriar um pouco antes de beber.