Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Confira os alimentos mais saudáveis do mundo, alguns inclusive sugeridos por entusiasta da “cura pela alimentação”, Jerome Rodale

Com tantas opções de alimentos não saudáveis disponíveis hoje em dia, como os que são altamente processados, fica difícil equilibrar a saúde. Pensando nisso, separamos uma lista com alimentos saudáveis para incluir no cardápio.

Alguns deles foram sugeridos pelo senhor Jerome Irving Rodale, o pioneiro da alimentação orgânica nos Estados Unidos. Ele fundou o Instituto Rodale e publicou livros sobre a relação desses alimentos com a boa saúde. O Sr. Rodale viveu de 1898 a 1971 e pode até não ter sido médico, mas sabia bem como diminuir a necessidade de passar por consultas.

Antes de conhecer os alimentos, lembre-se que, para ter saúde, é preciso aliar a prática de atividades físicas com uma dieta que inclua carboidratos complexos, proteínas, fibras, vitaminas e minerais – ou seja, não pode conter apenas esses alimentos saudáveis listados, essa lista dá apenas alguns exemplos. Para entender melhor como se alimentar de modo saudável, consulte um/a nutricionista de sua confiança.

verduras
Alimentação e saúde: 14 itens para prevenção de doenças

Coco

De acordo com o Sr. Rodale, o coco é “uma ótima fonte de carboidratos e lipídeos, também é uma forma de exercício para os dentes”. Além disso, “o coqueiro não precisa de doses pesadas de fertilizantes sintéticos”.

Tanto o coco inteiro quanto seus produtos trazem muitos benefícios. A água de coco é um ótimo hidratante e é rica em sais minerais, como o potássio, sendo muito recomendada após fazer exercícios físicos. O coco é muito saudável, entretanto, alguns de seus derivados, como o óleo de coco, são polêmicos. Para entender mitos e verdades sobre ele, dê uma olhada na matéria:

Óleo de coco
Óleo de coco: benefícios e como usar

Agrião

Como aponta o Sr. Rodale, “o agrião não costuma crescer bem com fertilizantes químicos. Ele se desenvolve em água corrente e contém mais ferro que o espinafre”. O agrião é rico em antioxidantes, faz bem para a saúde do coração, para a imunidade, ajuda a reduzir o colesterol e previne a osteoporose. Para conhecer os benefícios desse alimento saudável com mais detalhes, dê uma olhada na matéria:

agrião
Agrião: 11 benefícios incríveis para a saúde

Hoje em dia o agrião hidropônico já pode levar fertilizantes químicos, mas essa prática começa a ser evitada com a agricultura orgânica. A melhor opção é o agrião orgânico, que não usa fertilizantes sintéticos nem agrotóxicos. É um alimento versátil que pode ser refogado, adicionado a saladas e sopas ou utilizado para fazer um smoothie desintoxicante.

Frutas vermelhas

Dizem que o Sr. Rodale era um grande apreciador de frutas vermelhas, que possuem alto teor de antocianinas, substâncias capazes de proporcionar efeito antioxidante, anti-inflamatório, prevenir glaucoma, proteger o coração e reforçar a memória de curto prazo.

Você pode encontrá-las na seção de congelados de alguns supermercados (mas quanto mais fresco mais rico em nutrientes), em feiras orgânicas ou, com dedicação, no quintal de casa.

agricultura-urbana-organica
Agricultura urbana orgânica: entenda por que é uma boa ideia

Arroz selvagem

Sr. Rodale sempre pedia a seus leitores que enviassem informações sobre o arroz selvagem, pois era fascinado pelo alimento. Hoje sabe-se que se trata de um grão rico em vitaminas do complexo B, proteínas e fibras.

arroz
Arroz: saiba qual opção escolher

Tome cuidado com a procedência do arroz selvagem do supermercado, pois algumas marcas produzem híbridos da gramínea, e não o “original”. Pesquise sobre elas antes de comprar.

Xarope de bordo

O xarope de bordo é um adoçante natural rico em vitaminas e minerais e com baixo índice glicêmico. Ele é mais conhecido pelo seu nome em inglês: maple syrup. E é extraído das árvores de bordo, cujas folhas são representadas na bandeira do Canadá. No Brasil, você pode encontrá-lo em mercearias e supermercados. Sr. Rodale recomenda fortemente que o açúcar branco seja dispensado e substituído pelo xarope.

Açúcar faz mal à saúde? Entenda seus efeitos
Alimentos saudáveis
Imagem de Dan Gold em Unsplash

Castanhas e nozes

As castanhas e nozes são oleaginosas ricas em vitaminas, minerais e gorduras insaturadas que contribuem para a saúde dos vasos sanguíneos e a redução do colesterol. Além disso, esses alimentos também podem ajudar na prevenção contra o envelhecimento precoce e contribuir para o bom funcionamento do intestino.

As castanhas e nozes podem ser compradas a granel e devem passar pela demolhagem antes de serem consumidas, já que possuem substâncias que dificultam o processo digestivo.

Cogumelos

Sr. Rodale dizia que “os cogumelos devem ser cultivados em uma terra rica em matéria orgânica e sem nenhum pesticida, porque isso mataria os esporos necessários para o desenvolvimento deles”. Além disso, são fontes de proteínas, ricos em ferro e estimulam o sistema imune.

Há diferentes opções de cogumelos comercializados, lembre-se de dar preferência aos orgânicos. Eles podem ser consumidos refogados no azeite, por exemplo, e também utilizados em outras receitas, como estrogonofe e molhos para fondue ou macarrão.

Algas

As algas são alimentos saudáveis, fontes ricas de potássio, iodo e muitos outros nutrientes, além de ajudarem na prevenção do câncer e nos tratamentos de doenças de pele. Saiba mais sobre os tipos de algas e seus benefícios na matéria:

Algas marinhas: incríveis benefícios e tipos

Além de escolher qual tipo de alga lhe agrada, vale verificar se não se trata de um produto transgênico. Comumente, elas são utilizadas em saladas e sopas.

Quinoa

A quinoa é um alimento vegetal que contém todos os aminoácidos essenciais. Além disso, ela é fonte de fibras, antioxidantes e nutrientes. O grão é fácil de incorporar na dieta e livre de glúten.

Proteínas veganas: conheça as 17 melhores fontes

A quinoa pode ser adquirida em lojas de produtos a granel ou em comércios de cereais. No mercado comum, a quinoa normalmente é encontrada na seção de alimentos saudáveis ou com grãos, como o feijão. Ela deve ser consumida em saladas, legumes, farofas e outras receitas.

Chucrute

O chucrute, que nada mais é do que repolho com sal fermentado naturalmente, é um dos alimentos probióticos mais saudáveis do mundo. Além de ser probiótico e contribuir para a microbiota do intestino (órgão responsável por 90% do potencial imunológico do organismo), ele é rico em nutrientes, fibras e vitamina C.

Picles alimento probiótico
O que são probióticos? Entenda seus benefícios

A melhor forma de adquirir alimentos saudáveis é colhendo do quintal de casa. Mas, se você não possui repolho no quintal ou não está disposto a fazer seu próprio chucrute, é possível adquiri-lo pronto na seção de alimentos em conserva, como a azeitona. Mas lembre-se de optar por opções livres de conservantes. Entenda o porquê na matéria:

conservante-aditivo-alimento-750
Conservantes: o que são, quais os tipos e perigos

Cebola

A cebola é um alimento com poucas calorias, mas muitos nutrientes. Ela é rica em fibras, vitamina C e B6, potássio e outros compostos saudáveis, como as antocianinas.

Ela é um alimento saudável comum no Brasil. Normalmente, é utilizada como base nas receitas, mas também pode ser o elemento principal quando é frita ou empanada, por exemplo. Suas cascas também são potentes e podem dar origem a um chá de casca de cebola repleto de benefícios à saúde.

Pepino

O pepino tem poucas calorias e é fonte de vitamina C, potássio, fibras, magnésio, e outros nutrientes que fornecem muitos benefícios à saúde. Ele é usado para fazer sunomono, um prato típico da culinária japonesa, e relish, um condimento em conserva. Esse alimento também pode ser utilizado em saladas e sucos e até para tratamentos de beleza.

Salsão

O salsão é rico em flavonoides, compostos com função antioxidante e anti-inflamatória. Além disso, esse alimento contém água, ferro, potássio, fósforo, cálcio, sódio e vitaminas B e C. Ele possui propriedades diuréticas, laxantes e tônicas e fortalece o sistema imunológico. Sua raiz é utilizada para preparar sopas e caldos, o caule vai bem em saladas e as folhas podem servir como tempero.

Sementes de abóbora

A semente de abóbora possui uma grande quantidade de compostos bioativos, substâncias que ajudam a prevenir doenças e melhoram o funcionamento do organismo. Elas podem ser ingeridas cruas ou acompanhar saladas, sopas e outros cereais.

O óleo de semente de abóbora também tem muitas propriedades e pode servir como cosmético.

Maçãs e laranjas

Maçãs e laranjas são frutas pouco calóricas e fazem parte da lista de alimentos saudáveis. As maçãs possuem vitaminas, minerais fibras e antioxidantes, e as laranjas são abundantes em vitamina C. Ambas podem ser consumidas puras, mas também em saladas, sucos, vitaminas e outras receitas.

Couve-flor e brócolis

Couve-flor e brócolis são vegetais crucíferos com pouquíssimas calorias, ricos em nutrientes e com muitos benefícios à saúde. A couve-flor tem propriedades anti-inflamatórias que previnem problemas cardiovasculares e auxiliam na digestão. O brócolis é rico em fibras e também auxilia no processo digestivo.

Abobrinha

A abobrinha é um alimento saudável que promove hidratação, previne acidente vascular cerebral e anemia, trata diabetes e contribui para a imunidade do organismo. Além de diversos outros benefícios à saúde, é um alimento versátil que vai bem em diversas receitas.

Oito receitas com abobrinha para você fazer em casa

Cenoura

A cenoura contém poucas gorduras e calorias. Ela é fonte de fibras, tem baixo índice glicêmico, além de vitamina A, K1, B6, potássio e biotina. É uma comida para se esbaldar!

O óleo de cenoura, por sua vez, também tem benefícios para a pele.

Melancia

A melancia hidrata e é rica em nutrientes, como vitamina C, A, potássio e magnésio. Ela também pode melhorar a saúde do coração, aliviar a dor muscular e prevenir a degeneração macular.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais