Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Usado como uma prática de beleza, o skincare é essencial para a manutenção da saúde geral

Imagem de Kimia Zarifi no Unsplash

Skincare é uma expressão em inglês que significa “cuidado com a pele”. Apesar de ser vista como uma prática de beleza, na verdade, o skincare é essencial para a manutenção da saúde geral.

A pele é um dos maiores órgãos do corpo e, por isso, cuidar dela pode afetar diretamente a sua saúde geral. A pele atua como um escudo protetor e é mais vulnerável a elementos externos do que você imagina. Alguns fatores que devem ser levados em conta para fazer o skincare são:

  • Exposição à radiação UV em camas de bronzeamento
  • Exposição às substâncias tóxicas do tabaco
  • Exposição a agrotóxicos presentes em alimentos de origem animal e vegetal
  • Descanso
  • Hidratação
  • Estresse
  • Alimentação
  • Exposição ao Sol
  • Envelhecimento
  • Exposição a substâncias tóxicas de cosméticos

A maioria dos cânceres de pele é causada pela exposição ao Sol. Limite seu tempo ao ar livre, especialmente entre 10h e 14h. Use óxido de ferro como protetor solar (ele pode ser diluído em manteigas e óleos vegetais). Use roupas de proteção, como uma camisa de mangas compridas, calças e um chapéu de aba larga.

O que é skincare?

O skincare começa, antes de tudo, com uma boa noite de sono, uma excelente hidratação e uma alimentação saudável. Dormir em um ambiente tranquilo e garantir uma boa noite de sono é o primeiro passo para manter a saúde da pele. Além disso, hidratar-se é importante.

A alimentação deve ser rica em vegetais orgânicos e incluir muitas folhas cruas, que ajudam a eliminar os radicais livres que danificam a pele. É importante evitar alimentos inflamatórios como carne, presunto, linguiça, queijo, requeijão, margarina, pães, bolos, leite, biscoitos, entre outros que contenham glúten e açúcar refinado. Dê uma olhada na matéria: “22 alimentos que são anti-inflamatórios naturais” para saber mais sobre esse tema.

Existem etapas que você pode seguir para garantir que sua pele esteja saudável. Elas incluem:

  • Limpar regularmente, geralmente duas vezes ao dia.
  • Aplicar um tonificante após a limpeza, se você tem pele oleosa.
  • Aplicar um hidratante se tiver pele seca.
  • Massagear a pele utilizando técnicas como a gua sha.
  • Esfoliar para remover as células mortas da pele e iluminar a tez.

Além de uma rotina diária de skincare, crie o hábito de examinar sua própria pele em busca de anormalidades, descolorações ou quaisquer outras alterações regularmente.

Também é importante proteger a pele do excesso de Sol, que pode aumentar as rugas e causar câncer de pele. Exponha-se dez minutos por dia ao Sol sem protetor solar para garantir sua produção de vitamina D. Mas procure cobrir a pele ou se manter longe do Sol ao longo do dia.

Produtos para fazer skincare

Existem muitos produtos que são apresentados como uma maneira infalível de voltar no tempo, derreter permanentemente a celulite, reduzir rugas e muito mais. Entretanto, confirme com a sua dermatologista sobre a real eficácia destes produtos de beleza.

Pesquisas apontam que existem muitas substâncias nocivas presentes em cosméticos. Uma vez aplicadas na pele, essas substâncias podem ir parar na corrente sanguínea. Por isso é importante prestar atenção ao que você coloca na sua pele. Isso também vale para produtos como desodorantes e pastas de dentes, que podem conter substâncias perigosas como triclosan, BHA e BHT. A boa notícia é que existem alternativas naturais amplamente utilizadas e possuem eficácia comprovada, tais como:

Óleos vegetais

Os óleos vegetais são excelentes alternativas naturais para o skincare. Uma forma de evitar oleosidade em excesso e garantir a nutrição da pele é esfregar bem (aumentando o calor) o óleo vegetal em todo o corpo até que penetre na camada mais profunda da pele. Em seguida, lave no banho. Você também pode usar esse método para nutrir o couro cabeludo.

Óleos que podem ser utilizados dessa forma são:

Óleos essenciais

Os óleos essenciais são utilizados na rotina skincare tanto topicamente quanto na aromaterapia. Mas por serem altamente concentrados, devem ser utilizados com cautela de acordo com as propriedades de cada óleo. Normalmente, o óleo essencial é diluído em óleo carreador (óleo vegetal). Mas procure orientação profissional para saber como utilizar cada óleo essencial, e jamais ingira ou aplique diretamente na pele (com algumas exceções).

Alguns óleos essenciais mais conhecidos são:

Outros produtos naturais amplamente utilizados na rotina skincare para diversas finalidades (esfoliar, tonificar, hidratar, entre outras), são:

Como fazer skincare?

Existem muitas formas de fazer skincare. Manter uma boa alimentação, hidratação e uma rotina livre de estresse incluindo boas noites de sono são requisitos para uma pele saudável. Incluir chá-verde na dieta pode ajudar a fornecer uma boa quantidade de antioxidantes para sua pele.

Além disso, você pode utilizar produtos de beleza naturais ao seu favor. Antes do banho, por exemplo, faça uma máscara facial com argila verde se você tem a pele muito oleosa ou com argila branca se sua pele é mista. Em seguida, retire no banho e faça uma massagem facial com gua sha, óleo de rosa mosqueta, babosa e óleo essencial de gerânio durante dez minutos. Veja no vídeo a seguir como fazer uma massagem facial com gua sha:

A argila e os óleos podem ser usados no corpo inteiro quando você estiver com tempo, o método é o mesmo utilizado no rosto. Caso você prefira utilizar óleo vegetais mais pesados, como o óleo de rícino, esfregue bem até produzir calor e penetrar na pele e depois retire no banho.

Lave o rosto com sabonete específico para esta área ao menos duas vezes ao dia. Faça a máscara de argila um dia sim um dia não e aplique gel de babosa todos os dias fazendo gua sha uma vez por dia e você terá resultados impressionantes.

Para os corajosos, banho frio

Uma outra prática que pode beneficiar muito a saúde da pele é o banho frio. O banho frio melhora a circulação sanguínea, aumenta os níveis de endorfinas, acelera o metabolismo, aumenta a imunidade e melhora o desempenho atlético. Além de trazer uma enorme economia para a conta de luz. Saiba mais detalhes sobre os benefícios deste hábito na matéria: “Descubra os benefícios do banho frio”.



Veja também: