Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Óleo essencial de alecrim tem propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, antimicóticas e mais

O óleo essencial de alecrim é extraído da espécie Rosmarinus officinalis, originária da região do Mediterrâneo, na Europa. A erva sempre foi conhecida por alguns benefícios, como efeitos positivos na memória, função calmante, saborosa especiaria, além de ter aroma agradável.

Atualmente, o alecrim é muito usado como condimento para alimentos. Mas as propriedades dessa planta podem ser aplicadas para outras finalidades. Ela serve como conservante e tem até uso terapêutico, que se dá através do óleo essencial.

Óleo essencial de alecrim

O óleo essencial de alecrim é extraído por meio de um processo chamado destilação por arraste a vapor. Na destilação, o vapor d’água passa entre as folhas secas de alecrim, levando, por meio de arraste, o óleo presente no interior das glândulas da planta até o condensador, extraindo assim o óleo essencial e o hidrolato. O esquema abaixo simplifica o processo de destilação por arraste a vapor do óleo essencial de alecrim:

Para que serve?

Alecrim
Alecrim. Imagem de Paul Hanaoka no Unsplash

Os benefícios do óleo essencial de alecrim se devem às suas propriedades:

  • Antioxidante;
  • Anti-inflamatória;
  • Antimicótica;
  • Antimicrobiana;
  • Cicatrizante;
  • Analgésica/Refrescante;
  • Anticaspa;
  • Estimulante mental.

É graças a essas propriedades, principalmente com relação ao alto poder antioxidante, que o óleo essencial de alecrim serve para diversas aplicações, em geral com bons resultados. Confira:

Cuidado da pele

As propriedades do óleo essencial de alecrim contribuem para efeitos benéficos à pele, fazendo com que ele possa ser utilizado como estimulante da circulação periférica ou em tratamento para pele oleosa ou acneica. Sem contar que ele também limpa, relaxa e refrescar a pele. Pode ser utilizado também como relaxante muscular.

Cabelos

O óleo essencial de alecrim pode ser usado para tratar cabelos oleosos e também apresenta funções anticaspa e serve como tônico capilar. Ao ser utilizado em xampus e condicionadores, costuma acrescentar brilho aos fios.

Corpo

Devido à ação antimicrobiana, o óleo essencial de alecrim pode ser utilizado até como desodorante, já que a ação do desodorante é combater o mau cheiro do cecê, eliminando os micro-organismos que causam odores.

O óleo pode ser adicionado ao sabonete e a sais de banho – além de proporcionar aroma, ele contribui para a eliminação de bactérias e até de micoses.

Lembrando que, para aplicar um óleo essencial, é importante sua diluição, normalmente em água, para que ele não fique muito concentrado e possa causar algum problema como reações alérgicas.

Alguns cuidados

Assim como tudo na natureza, o óleo essencial de alecrim pode possuir alguns efeitos negativos para certas pessoas, principalmente se o uso for constante e exagerado:

Reação alérgica

Algumas pessoas podem adquirir irritações na pele ao entrar em contato com o alecrim e seus derivados.

Efeito abortivo

Pesquisas feitas com extrato de alecrim em ratos apresentaram o efeito embriotóxico, causando o aborto.

Efeito diurético

Outras pesquisas afirmam que o consumo do alecrim pode causar um efeito diurético, aumentando assim o risco de desidratação e alterando a concentração de lítio no corpo, podendo chegar a níveis tóxicos.

Consuma com moderação

O óleo essencial de alecrim e derivados da erva possuem excelentes benefícios e aplicações. No entanto, existem limites e concentrações que os tornam prejudiciais. Cabe a nós ter a consciência disso e consumir de forma moderada.

Você pode encontrar o óleo essencial de alecrim e outros óleos na Loja eCycle.