Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Muito usado nos cosméticos como hidratante corporal, o óleo de amêndoas proporciona muitos benefícios. Confira

O óleo de amêndoas é um óleo vegetal extraído da amêndoa. A amêndoa normalmente se refere ao fruto da árvore amendoeira (Prunus dulcis). No entanto, tecnicamente, ela é a semente encontrada dentro do fruto gerado pela amendoeira. Existem dois tipos de amendoeiras: as que dão frutos doces e as que dão frutos amargos.

Óleos vegetais onde comprar
Óleos vegetais: extração, benefícios e como adquirir

Dessas sementes são extraídos óleos vegetais e essenciais, dependendo do tipo de semente. As amêndoas doces são mais utilizadas na extração de óleo de amêndoas doce, que apresenta diversos benefícios à saúde. Já as provenientes da amendoeira amarga são mais usadas na obtenção de óleo essencial.

Benefícios do óleo essencial para sinusite

Diferenças entre óleo de amêndoas amargas e doces

O óleo extraído das amêndoas amargas possui propriedades tóxicas, como amigdalina, limitando suas aplicações. Ele apresenta propriedades vermífugas, interrompendo o crescimento de bactérias e fungos. Por isso, é um óleo que pode ser aplicado para combater infecções na pele, porém, em pequenas quantidades.

Por apresentar um aroma de frutas secas, o óleo obtido a partir da amêndoa amarga é muito utilizado em aromatizantes. Esse óleo de amêndoas não é recomendado para aplicações cosméticas.

Para tal finalidade, é utilizado o óleo produzido a partir da amêndoa doce. Os óleos são obtidos por meio de extração por solvente ou prensagem a frio, sendo o primeiro método o mais utilizado.

óleo-de-amêndoas-no-cabelo
Imagem de Freepik

Para que serve?

Graças à presença de nutrientes como vitamina E, B, A, ácido fólico e arginina, o óleo de amêndoas doces proporciona diversos benefícios para a saúde e beleza, sendo usado em cremes hidratantes, sendo um dos produtos naturais mais utilizados na cosmética.

Pode ser aplicado na pele, tanto no rosto como no corpo, pois auxilia na hidratação. Principalmente de áreas mais ressecadas, como joelhos, cotovelos e pés.

É um óleo que possui diversos usos, sendo ótimo para peles descamadas e secas. Isso pois além de ser facilmente absorvido, ajuda a recuperar o equilíbrio da oleosidade. Por esta razão, pessoas com pele oleosa devem evitar a aplicação do óleo de amêndoas.

Além disso, ele também ajuda no combate e prevenção de estrias em gestantes e previne rugas, deixando a pele com um aspecto macio e suave. A presença de vitamina E é responsável pela ação anti-inflamatória que acalma a pele quando irritada, desinflamando-a. A melhor maneira de se aplicar o óleo de amêndoas é após o banho, quando os poros estão abertos, facilitando a absorção na pele.

Quer saber quais os benefícios do óleo de amêndoas para o cabelo? Confira mais na nossa matéria:

Como passar óleo de amêndoas no cabelo

Como usar o óleo de amêndoas no corpo

Na pele, ele é muito usado como óleo de massagem tanto em adultos como bebês, por ser um produto natural e hipoalergênico, aliviando cólicas.

Se aplicado nas unhas, serve como hidratante para cutículas e fortificante, evitando que se quebrem. O óleo de amêndoas, em sua forma pura, serve também como removedor de maquiagem, pois não irrita os olhos. Sendo um ótimo substituto para produtos industrializados que muitas vezes causam irritação e contêm substâncias nocivas à saúde.

Sendo assim, opte por usar o óleo em sua forma natural, livre de substâncias químicas. Você pode comprar o óleo de amêndoas doces puro na Loja Ecycle.

Pode comer óleo de amêndoas?

Óleo de amêndoas doces é muito rico em gorduras monoinsaturadas e ácidos graxos ômega 3, como o azeite. Assim, pode ser usado como um bom substituto na cozinha.

Quando consumido, ele ajuda a manter os níveis adequados de colesterol e estimula o sistema digestivo ao promover movimentos intestinais, sendo um laxante natural. Beber um copo de leite morno com algumas gotas de óleo de amêndoas antes de dormir ajuda a limpar o intestino.

Porém, para a ingestão, o óleo de amêndoas deve ser o puro e não aqueles encontrados em casas cosméticas. Certifique-se que o óleo é próprio para consumo antes de ingeri-lo.

Descarte de óleos

Vale ressaltar também que o descarte indevido de óleos provoca sérios impactos ambientais, principalmente na questão da contaminação da água. Dessa forma, o descarte de óleos vegetais em ralos e pias é inadequado.

Para descartá-los corretamente, coloque os resíduos de óleo em um recipiente plástico e leve a um ponto de descarte para que o óleo possa ser reciclado.

Encontre o ponto mais próximo de você.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais