Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

O capim-santo tem propriedades antifúngicas, anticoagulantes, analgésicas e mais

O capim-santo, também conhecido como capim-limão ou capim-cidreira (por ser comumente confundido com a erva-cidreira), é uma planta medicinal com inúmeros benefícios para a saúde. Originário da Índia, ele é amplamente cultivado em países de clima tropical e subtropical e se desenvolve bem em praticamente todo o Brasil.

A erva, que é usada principalmente para fazer chás, também tem grande aplicação nas indústrias farmacêutica, alimentícia e de cosméticos e na aromaterapia. O óleo essencial de capim-santo, por sua vez, é utilizado em óleos perfumados, shampoos, sabonetes e sabões, desodorizantes e loções, entre outros.

Benefícios do capim-santo e suas propriedades medicinais

Muito se fala sobre suas propriedades, mas afinal, para que serve o capim-santo? Seus principais constituintes são o citral, composto antimicrobiano e antifúngico eficaz na inibição e destruição de micro-organismos, e o mirceno, responsável pela ação analgésica; outros cinco de seus componentes possuem o poder de inibição da coagulação sanguínea.

O óleo essencial de capim-santo é muito utilizado na aromaterapia, já que ajuda a aliviar sintomas de depressão, estresse e tensão do corpo. Popularmente, é usado em forma de cataplasma (massa medicamentosa) para tratar dores de artrite e em banhos para aliviar músculos doloridos; o capim-santo também ajuda a aliviar espasmos musculares, reduzindo dores abdominais, de cabeça, de estômago e nas articulações.

Além disso, o óleo essencial diluído pode ser usado como antifúngico para condições de pele, incluindo micoses e pé-de-atleta. Seu extrato também pode ser aplicado a feridas recentes e abertas, uma vez que a erva atua como antisséptico. O chá de capim-santo, por sua vez, é recomendado para o tratamento de insônia e problemas de ansiedade, para o combate à febre e em casos de cólicas estomacais e intestinais.

Capim-santo
Imagem editada e redimensionada de Mokkie, está disponível no Wikimedia e licenciada sob CC by 4.0

Contraindicações e efeitos colaterais do capim-santo

O uso de capim-santo pode causar efeitos colaterais e possui contraindicações, como:

  • Risco de causar queimaduras caso o local em que houve aplicação direta seja exposto ao sol (assim como a citronela, limão, laranja e outros cítricos);
  • Em doses excessivas, pode causar sonolência, diarreia, hipotensão arterial, fraqueza e sedação;
  • É contraindicado durante a gestação, já que pode provocar abortos devido ao relaxamento da musculatura uterina;

Receitas com capim-santo

Chá de capim-santo

  1. Quatro a seis folhas de capim-santo;
  2. Água.

Para preparar o chá de capim-santo, coloque de quatro a seis folhas cortadas da planta dentro de uma xícara de chá. Em seguida, adicione água fervendo, tampe a xícara e espere cerca de dez minutos. Por fim, coe e beba de duas a três xícaras de chá de capim-santo por dia.

Brigadeiro de capim-santo

  1. Três xícaras de chá de folhas de capim-santo;
  2. 200 ml de leite (¾ xícara de chá);
  3. Duas latas de leite condensado.

Bata as folhas de capim-santo e o leite em um liquidificador até obter um suco. Passe este suco pela peneira e transfira-o para uma panela, acrescentando as duas latas de leite condensado. Em seguida, mexa até atingir o ponto de um brigadeiro (desgrudando da panela).

Despeje a massa de brigadeiro em um prato untado com manteiga e espere esfriar. Depois de frio, com as mãos untadas, pegue pequenas porções, faça bolinhas e coloque em embalagens próprias para brigadeiros.