Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Aprenda a fazer chá de cáscara sagrada e descubra como consumir essa planta medicinal

A cáscara sagrada (Rhamnus Purshiana) é uma planta medicinal, originária de regiões montanhosas da América do Norte e Canadá. As cascas do caule são processadas e utilizadas com fins curativos há mais de 2 mil anos. Seu uso medicinal remete aos povos nativos norte-americanos, que desde a Antiguidade utilizam a cáscara sagrada para constipação crônica, obstrução intestinal e problemas digestivos.

A cáscara sagrada contém compostos chamados antraquinonas, responsáveis por poderosos efeitos laxantes. Por isso, é utilizada com essa finalidade em mais de 17 países ao redor do mundo. Além de auxiliar na prisão de ventre, a cáscara sagrada pode ser recomendada para condições que exigem fezes de consistência mais mole, como hemorroidas, fissuras anais e pós-cirurgias retais-anais.

A casca da cáscara sagrada atua como um laxante suave, prevenindo que eletrólitos e água sejam absorvidos no intestino grosso. Assim, o excesso de líquido amolece as fezes e promove contrações intestinais, facilitando a evacuação. A ação laxativa pode levar de 6 a 12 horas para ocorrer. Embora seja amplamente utilizada como laxante, a cáscara sagrada pode oferecer outros benefícios à saúde. Conheça alguns deles.

5 benefícios da cáscara sagrada

Cáscara sagrada
Imagem de Gerhard K. Heilig en Pixabay 

1. Ajuda a promover a saúde do fígado

A cáscara sagrada contém um composto chamado emodina, que atuou como um contra danos hepáticos induzidos em ratos em um estudo. Os ratos com lesão hepática induzida por paracetamol tiveram alguma proteção hepática após o tratamento com emodina. Algumas evidências sugerem que a cáscara também pode ajudar a tratar os cálculos biliares, mas mais pesquisas devem ser desenvolvidas para comprovar essa eficácia.

2. Pode prevenir o câncer

Um estudo investigou os efeitos anticâncer da aloe-emodina, um componente da cáscara, em linhas de células de câncer de fígado humano. O composto foi encontrado para bloquear a proliferação de células cancerosas e até mesmo induzir a morte de células cancerosas. O estudo conclui afirmando que a cáscara sagrada pode ser útil na prevenção do câncer, especialmente do fígado.

3. Pode ajudar na perda de peso

Como tem efeito laxante e diurético no organismo, a cáscara sagrada pode auxiliar no processo de emagrecimento. Algumas pessoas também acreditam que ela reduz a absorção de gordura. No entanto, especialistas não recomendam o uso indiscriminado da planta para esse fim, uma vez que pode causar prejuízos à saúde.

4. Pode curar infecções parasitárias

Alguns estudos também sugerem que as propriedades antimicrobianas da cáscara sagrada podem auxiliar no tratamento de infecções parasitárias.

5. Tem efeito detox no organismo

Como ajuda a limpar o cólon de toxinas prejudiciais e produtos residuais, a cáscara sagrada, se bem-utilizada, pode ser útil em muitas fórmulas de desintoxicação e limpeza do organismo, promovendo bem-estar geral.

Contraindicações

Especialistas não recomendam o consumo de cáscara sagrada durante a gravidez, lactação e para menores de doze anos. Indica-se aliar o tratamento com cáscara com ingestão frequente de água, para evitar desidratação. Além disso, o uso prolongado da cáscara pode causar lesão hepática e piorar problemas digestivos, em vez de melhorar os sintomas.

O uso excessivo da cáscara sagrada pode resultar também em dores de cabeça, náuseas, fraqueza muscular, batimento cardíaco irregular, dor abdominal, dormência de mãos e pés e confusão mental. Certifique-se de consultar profissionais de saúde e leia as indicações de uso na embalagem do produto, caso utilize versões em cápsulas.

Se tomada por mais de uma ou duas semanas, a cáscara sagrada pode causar desidratação severa e rápida perda de eletrólitos como sódio, potássio e cloreto. Para evitar os efeitos colaterais, siga as indicações do fabricante – geralmente recomenda-se o consumo de 50 a 600 mg por dia, divididas em três doses. Caso opte pelo chá, beba somente de uma a duas xícaras por dia.

Como preparar o chá de cáscara sagrada

O chá é preparado com as cascas da cáscara sagrada, que são encontradas em lojas de produtos naturais ou farmácias de manipulação e podem ser vendidas a granel. Ferva 25 g das cascas em uma panela com 1 litro de água. Deixe repousar por cerca de 10 minutos e coe em seguida. Você pode consumir o chá quente ou frio, como preferir.