Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Óleo essencial de limão tem ação bactericida, atua contra fungos como o da candidíase e pode até ajudar na limpeza da casa

O óleo essencial de limão é um dos óleos essenciais mais utilizados na aromaterapia para obtenção de diversos benefícios à saúde, seja direta ou indiretamente.

Benefícios do óleo essencial de limão

O principal responsável pelos benefícios do óleo essencial de limão é um componente chamado Limoneno, um terpeno produzido pelos vegetais cítricos.

O Limoneno ou d-Limonene é o terpeno mais comum encontrado na natureza. Ele possui um cheiro característico de limão e existe em várias frutas, especialmente nas cítricas; mas também está presente nos óleos de cominho, endro, neroli, bergamota, entre outros.

Solvente de gordura

O Limoneno presente no óleo essencial de limão faz dele um ótimo solvente de gordura. Isso permite que ele seja utilizado na culinária em pratos gordurosos – com cuidado, pois o óleo essencial de limão é altamente concentrado (em geral uma gota para meia xícara de azeite ou água basta) – ou até mesmo como um substituto natural ao solvente de gordura na limpeza da casa.

Conservante de alimentos e bebidas

O Limoneno presente no óleo essencial de limão apresenta atividade química contra as bactérias Escherichia coli, sakazakii Cronobacter e Listeria monocytogenes e contra o fungo cândida. Isso permite que ele seja utilizado como um conservante de alimentos e bebidas.

O bom é que, diferente dos conservantes químicos nocivos, o óleo essencial de limão apresenta benefícios à saúde, como efeitos preventivos ao câncer mamário.

Inseticida

O óleo essencial de limão é um ótimo inseticida natural. Você pode adicionar três gotas de óleo essencial de limão em um difusor para afastar os insetos indesejados. Leia mais na matéria:

Aromatizador saudável

Óleo essencial de limão
Imagem de Kelly Sikkema no Unsplash

Os aromatizadores sintéticos podem fazer mal à saúde. Desse forma, o óleo essencial de limão pode ser um ótimo substituto natural para esses produtos.

Você pode utilizar três gostas de óleo essencial de limão em um difusor de tomada ou dissolver 15 gotas em um copo de água e espalhar com um borrifador pelos locais desejados. Mas os benefícios são melhor aproveitados com o difusor.

Desinfetante natural

Produtos de limpeza sintéticos podem ser nocivos para a saúde. Então que tal substituí-los pelo óleo essencial de limão? Ele é eficaz no combate às bactérias Escherichia coli, sakazakii Cronobacter, Listeria monocytogenes e ao fungo cândida.

Melhorador de humor

Um estudo da Universidade de Ohio, nos Estados Unidos, mostrou que, após sentirem o aroma do óleo essencial de limão, os participantes apresentam efeitos positivos sobre o humor.