Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Saiba para que serve o chá de hibisco, aprenda a prepará-lo e descubra cuidados necessários

O chá de hibisco é muito conhecido por ajudar a emagrecer, mas proporciona vários outros benefícios à saúde. Rico em vitaminas e minerais que relaxam a mente e o corpo, esse chá também reduz os sintomas de depressão e ansiedade.

E os benefícios não param por aí! Fonte de antioxidantes, o chá de hibisco auxilia na redução dos níveis do colesterol ruim e protege o organismo de doenças do coração.

Além disso, ele controla a pressão arterial e favorece a digestão. Uma digestão melhor ajuda a eliminar resíduos mais rapidamente – daí sua contribuição para a perda de peso.

Vale lembrar que os antioxidantes do chá de hibisco também combatem a ação dos radicais livres no corpo, prevenindo doenças, como câncer, e retardando o envelhecimento da pele. A flor também alivia os sintomas menstruais e da TPM.

Chá de hibisco emagrece?

O chá de hibisco auxilia no emagrecimento, mas não existe milagre! Para perder peso, é preciso adotar uma alimentação saudável e balanceada e praticar exercícios físicos regularmente. Lembre-se de que o chá funciona como um auxílio.

Um estudo mostrou que o consumo de hibisco resultou em um menor índice de massa corporal (IMC), peso e gordura. Outro estudo concluiu que o extrato de hibisco é capaz de reduzir o colesterol e os níveis de triglicérides, o que pode ajudar a evitar o risco de obesidade.

No entanto, deve-se notar que esses estudos usaram doses concentradas, e mais pesquisas são necessárias para confirmar os benefícios do chá de hibisco.

Se você já consultou sua médica ou médico e sabe que não tem nenhuma contraindicação, uma dica para emagrecer é tomar de três a quatro xícaras de chá de hibisco por dia, sempre meia hora antes das principais refeições. Mas cuidado para não exagerar!

Como fazer chá de hibisco

Ingredientes

  • Pétalas secas de hibisco
  • Água

Modo de preparo

Leve a água ao fogo. Quando começar a ferver, desligue, junte o hibisco e abafe por 3 a 5 minutos (não deixe mais do que 10 minutos). Coe e beba. Se quiser você também pode beber gelado.

1 colher de chá de pétalas secas de hibisco rende 200 ml de água. Para uma quantidade maior, use 2 colheres de sopa da flor para 1 litro de água.

Outras propriedades do chá de hibisco

A flor funciona também como um anti-inflamatório e antibacteriano. O uso balanceado deste chá previne gripes e resfriados, pois contém vitamina C, sendo um ótimo estimulante do sistema imunológico.

Devido aos antioxidantes, o chá de hibisco ajuda a proteger o fígado e também pode ser utilizado no tratamento de doenças nesse órgão. Ele é um ótimo calmante e funciona até como anticaspa, sendo usado inclusive em shampoos naturais.

O hibisco também auxilia na saúde da pele, dos ossos e dos cabelos, além de ajudar o cérebro a manter suas funções em harmonia. Ainda é rico em fibras, proteínas, ferro, carboidratos, magnésio, fósforo, ácido fólico, potássio, cálcio, sódio, vitamina B1 e B2 e vitamina A.

Contraindicações

Chá de hibisco
Imagem de Ekaterina Kasimova em Unsplash

Gestantes devem evitar o consumo de chá de hibisco, pois ele pode provocar alterações hormonais e causar aborto espontâneo. Para as mulheres que desejam engravidar, o chá pode afetar a fertilidade.

É recomendado não exagerar no consumo desse chá, já que ele pode causar intoxicação, além da eliminação excessiva de eletrólitos importantes, como sódio e potássio.

A flor é contraindicada para pessoas que tenham pressão baixa, pois pode causar tontura, fraqueza e sonolência.

Recomenda-se sempre buscar orientação médica antes de começar a tomar o chá, pois somente um profissional da área da saúde tem qualificação para indicar o consumo seguro de hibisco.