Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Entenda o que é hemorroida e descubra quais são suas causas e sintomas

Hemorroida é um termo utilizado para se referir a veias inchadas e inflamadas nas regiões do reto e ânus, que causam dor e sangramento. Ela pode ser externa, quando é facilmente identificada ao redor do ânus, ou interna, quando fica escondida dentro do reto e nem sempre há sintomas.

A hemorroida interna só consegue ser identificada quando existe a presença de sangue nas fezes. Outros sintomas associados a essa condição são dor ao evacuar, dor anal (principalmente quando se está sentado) e inchaço na região anal.

Apesar de a palavra hemorroida ser muito utilizada, a doença hemorroidária é o termo correto para se referir à doença. Hemorroida é o nome dado ao conjunto de veias e artérias que se localizam no canal anal.

Todos os indivíduos têm veias hemorroidárias e artérias hemorroidárias. Porém, mesmo os médicos não costumam fazer esse tipo de distinção e acabam tratando os termos “doença hemorroidária” e “hemorroida” como sinônimos.

Tipos de hemorroida

As hemorroidas podem ser divididas em internas ou externas. No entanto, existe uma classificação mais completa que diz respeito aos graus de hemorroida:

  • 1° Grau: Sem prolapso, ou seja, não se exteriorizam;
  • 2° Grau: Há exteriorização, mas ocorre o retorno espontâneo da hemorroida;
  • 3° Grau: Há exteriorização e é necessário o auxílio manual para retorno ao normal;
  • 4° Grau: Há exteriorização e a hemorroida não retorna ao normal nem com auxílio manual.

O que causa hemorroida?

As hemorroidas resultam do aumento da pressão nas veias hemorroidárias ou fraqueza nos tecidos da parede do ânus e são muito comuns, principalmente durante a gestação e após o parto. A pressão faz com que as veias inchem, tornando-as doloridas, especialmente quando você está sentado.

Não existe um motivo exato para o aparecimento das hemorroidas. Elas podem surgir por conta de diversos fatores, como vida sedentária, estresse, má alimentação, tabagismo, obesidade, gravidez, segurar fezes em vez de evacuar, diarreia crônica, prisão de ventre, histórico familiar e até permanecer muito tempo sentado no vaso sanitário sem evacuar. Além disso, o sexo anal pode ser um agente facilitador de risco.

Sintomas de hemorroida

Os sintomas de hemorroida variam de acordo com a sua localização. As hemorroidas internas tendem a ser menos sintomáticas e o único sinal indicativo da sua existência costuma ser a presença de sangue ao redor das fezes ao evacuar. Mas pode acontecer de as veias inchadas serem projetadas para fora do ânus, em casos de hemorroidas externas. Nesse caso, elas podem ser bastante dolorosas e apresentar outros indícios.

Os sintomas mais comuns de hemorroida são:

  • Prurido anal;
  • Dor anal, principalmente enquanto se está sentado;
  • Sangue vermelho vivo no papel higiênico, fezes, vaso sanitário ou roupa íntima;
  • Dor ao evacuar;
  • Um ou mais nódulos endurecidos sensíveis próximos ao ânus;
  • Inchaço ao redor do ânus.

Como prevenir hemorroida?

Algumas medidas que podem prevenir a hemorroida são:

Como tratar hemorroida?

A hemorroida pode ser tratada com remédios naturais, como linhaça, infusão de cavalinha ou banhos de assento com água morna. Porém, se nada resolver o problema médico pode indicar outros tratamentos ou cirurgia, fazer o uso de injeções ou outros procedimentos médicos.

Castanha da índia, babosa, pomada de hamamélis e mirtilo são as substâncias naturais mais indicadas para fazer o banho de assento.

Está com suspeita de estar com hemorroida? Contate uma médica ou médico de sua confiança para fazer o diagnóstico, eles podem indicar o melhor tratamento para o seu caso.