Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Flor de banana cresce na ponta do cacho da árvore e pode ser preparada em uma variedade de receitas

A flor de banana, também conhecida como mangará, coração de bananeira ou umbigo de bananeira, é uma Panc (Planta Alimentícia Não Convencional) nativa de regiões da América do Sul e do Sudeste Asiático. O nome científico da banana, que apresenta o coração de bananeira, é Musa Acuminata, espécie comum na Índia e no Mianmar.

O pêndulo roxo que cresce no fim da penca de banana é a parte da bananeira que recebe o nome de flor de banana. Ela apresenta um formato cônico, com folhas (brácteas) roxas que faz com que ela se assemelhe a um coração. Dentro da flor de bananeira, existe um centro branco, que tem um sabor amargo e uma textura semelhante à da carne de peixe, ou ao palmito.

Pode comer a flor de banana? 

Sim. O coração de bananeira é um alimento pouco conhecido, mas ele tem ganhado espaço no prato das pessoas. Devido a sua popularidade entre aqueles que têm uma alimentação plant-based. Isso porque a flor de banana, quando cozida, apresenta uma textura, e gosto, muito parecida com a da carne de peixe. 

As folhas roxas que cobrem o umbigo de bananeira não são consideradas comestíveis. Elas servem apenas como pratos ou para armazenar comida depois de pronta. A parte da flor da banana que é comestível é o coração branco que fica no interior do pendão.

Qual o sabor da flor de banana?

Apesar da flor de banana crescer na bananeira, ela não tem o mesmo sabor que a fruta da banana. As duas têm um perfil de aroma parecido, mas a flor é bem mais delicada, e seu gosto é parecido com o das folhas de alcachofra

Algumas pessoas afirmam que se preparada de maneira correta, a flor de banana tem um gosto parecido com o do peixe. No entanto, ela é mais macia e crocante do que a carne animal. Esse fator é um atrativo para quem está em busca de adotar uma dieta plant-based. 

Onde comprar e como armazenar a flor de banana? 

A compra da flor de banana pode ser feita em um mercado local ou com um agricultor familiar especializado na fruta. A melhor opção para se comprar é sempre aquela considerada orgânica, livre de procedimentos genéticos ou do uso de agrotóxicos.

Na hora de escolher, verifique se a flor da banana tem manchas escuras sobre suas folhas. Quanto menos manchas, mais madura a fruta. Além disso, você pode perguntar ao vendedor quando o alimento foi colhido. O fruto da do umbigo de bananeira só é consumido, se for colhido 15 dias depois da formação do último cacho da fruta. 

Não é recomendado descascar a flor e deixá-la para comer depois, pois assim como a banana, ela fica marrom e apodrece. Caso você precise armazenar a flor antes de prepará-la, coloque-a dentro de um pote selado, ou em um saco a vácuo, no refrigerador, por até três dias.  

Para o que serve a flor de banana? 

A flor de banana é rica em antioxidantes, diversos minerais e proteínas, e também tem baixa quantidade de calorias. Seu benefício principal é oferecer uma concentração balanceada de fibras solúveis e insolúveis. Essas fibras ajudam a equilibrar os níveis de colesterol, de açúcar no sangue, o apetite e certos problemas digestivos. 

Confira a seguir outros benefícios da flor de banana

Pode melhorar a saúde intestinal 

Por ser rica em fibras solúveis e insolúveis, a flor de banana ajuda a melhorar a saúde do sistema digestivo. Alguns estudos apontam que o consumo de fibra pode aumentar a quantidade de micróbios intestinais — vírus, bactérias e fungos — que fazem bem ao corpo e previnem casos de câncer.  

Pode prevenir problemas na próstata 

Depois dos 50 anos, algumas pessoas começam a apresentar problemas sérios de próstata aumentada. Essa condição pode gerar adversidades na saúde urinária, como fluxo fraco, questões de retenção, e urgência de urinar.

Na medicina tradicional, a flor de banana é conhecida por tratar essas condições. Um estudo, realizado em animais, mostrou que as propriedades anti-inflamatórias da flor podem reduzir o tamanho da glândula da próstata, melhorando consideravelmente esses casos. 

Reduz o risco de perda óssea

A medicina tradicional também recomenda o consumo da flor de banana no tratamento de desconforto nas juntas, que é comumente causado pela perda óssea. Uma pesquisa comprovou que dois antioxidantes presentes na flor, a quercetina e catequina, ajudam a prevenir esse tipo de condição.

Pode reduzir os níveis de colesterol e açúcar no sangue

Diversos compostos presentes na flor de banana são benéficos quando se trata em reduzir níveis de colesterol e glicose no sangue. Apesar de ainda ser preciso maior estudo em humanos, algumas pesquisas já mostram que o extrato da flor de banana tem efeitos antioxidantes e redutores de colesterol. 

Como preparar a flor de banana? 

No vídeo a seguir, você pode aprender como limpar corretamente o coração de bananeira: 

Receita de flor de banana refogada 

Modo de preparo

  1. Retire as folhas e corte a flor de banana em rodelas;
  2. Coloque uma panela com água e a flor no fogo para ferver;
  3. Repita o processo de ferver a flor, não se esqueça de trocar a água,  para tirar o gosto amargo do coração de bananeira, e deixe escorrendo no final;
  4. Depois, coloque óleo e alho amassado em uma panela e deixe fritar;
  5. Adicione a flor de banana, mexa e coloque sal;
  6. Tampe a panela e deixe cozinhar por 20 minutos;
  7. Acrescenta a cebola, azeitona e a pimenta-do-reino;
  8. Verifique se está bom de sal e se a flor ficou mole;
  9. Desligue o fogo, espere esfriar e sirva!