Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Saw palmetto é uma planta comumente usada como suplemento para pessoas que sofrem com perda capilar e problemas urinários

A saw palmetto (Serenoa repens) é uma planta nativa do sudeste dos Estados Unidos, comumente usada como suplemento medicinal. A espécie consegue crescer até três metros de altura e a ponta de seu caule carrega folhas pontudas distribuídas em um formato semelhante a um leque. 

A fruta que cresce na planta de saw palmetto é preta-azulada e se assemelha à amora. Por ser rica em propriedades anti-inflamatórias, diuréticas, antiandrogênicas e em ácidos graxos, ela é utilizada como planta medicinal para queda de cabelo, impotência sexual e o aumento benigno da próstata.

Entenda como funcionam os hormônios da felicidade

Para o que serve o saw palmetto?

Melhora o funcionamento do trato urinário 

Algumas pessoas enfrentam problemas no trato urinário devido ao aumento benigno da próstata. Essa condição gera redução no fluxo urinário e as consequências podem ser dores ao urinar e incontinência urinária

Apesar de ainda ser preciso realizar mais estudos a respeito do tema, algumas pesquisas apontam que consumir 320 mg de saw palmetto pode trazer benefícios para quem lida com problemas urinários. Além disso, ingerir o suplemento da planta também ajudou a trazer qualidade de vida e melhorou a função sexual, aumentando a libido dos pacientes. 

Pode reduzir inflamações 

Cientistas sugerem que o saw palmetto pode ter efeitos anti-inflamatórios que são bons para certas condições. Um estudo, realizado em animais com aumento benigno da próstata, descobriu que o suplemento diminui a inflamação da região e ainda aumenta os níveis de antioxidantes no organismo.  

Apesar dos resultados serem promissores, existe a necessidade de desenvolver as análises em seres humanos.

Previne a perda de cabelo 

A queda capilar é causada por diversos fatores, um deles é a mudança nos níveis de hormônios no organismo. O saw palmetto é um suplemento recomendado para aqueles que estão em busca de evitar a queda de cabelo. 

Uma pesquisa, publicada em 2016, provou que o saw palmetto ajuda a bloquear a atividade da enzima 5-alfa-redutase. Ela é conhecida por converter a testosterona em um hormônio chamado dihidrotestosterona (DHT), que está diretamente ligado à perda capilar. 

Ou seja, fazer o consumo de medicamentos derivados do saw palmetto pode melhorar sintomas de alopecia androgenética, perda de cabelo de padrão masculino — ou calvície

Melhora a saúde da próstata

A próstata é uma glândula responsável pela produção de espermatozoides localizada entre a bexiga e o pênis. Alguns estudos apontam que o consumo de saw palmetto pode promover a saúde dessa glândula, evitando o avanço de condições como o câncer. 

Regula os níveis de testosterona

Se você busca saber como aumentar a testosterona, o suplemento de saw palmetto pode ser a solução! Com o avanço da idade, muitos homens acabam tendo seus níveis de hormônio sexual reduzido. Esse fator pode gerar problemas como redução da libido, do funcionamento cerebral e maior risco de doenças cardíacas

O saw palmetto ajuda a equilibrar a quantidade de testosterona no corpo por meio da redução da enzima 5-alfa-redutase. Um teste, realizado em tubos, mostrou que os efeitos da planta medicinal se assemelha ao de finasterida, medicamento usado para prevenir a queda capilar. 

Dor pélvica crónica

Estudos recentes levam os cientistas a acreditarem nos benefícios do saw palmetto para quem sofre com dor pélvica crônica. Uma pesquisa, publicada em 2010, mostrou que a planta promoveu alívio dos sintomas da dor quando o seu consumo foi combinado com outros suplementos, como selênio e licopeno.

Possíveis efeitos colaterais

O saw palmetto é conhecido por ser um suplemento seguro, facilmente encontrado em farmácias de manipulação. No entanto, para certas pessoas, ele pode apresentar alguns riscos à saúde, devendo ser utilizado com precaução.

Os efeitos colaterais causados pelo saw palmetto são:

Fique de olho no prazo de validade indicado na embalagem do produto. Fazer o uso do saw de palmetto, ou de qualquer outro remédio vencido, pode causar efeitos colaterais em sua saúde. 

Quem pode tomar o saw palmetto? 

Por interagir com hormônios sexuais, como o estrogênio e a testosterona, pessoas com câncer de mama e de próstata devem questionar um profissional habilitado antes de fazer o uso do medicamento.

Indivíduos que usam anticoagulantes sanguíneos devem evitar o uso de saw palmetto. Isso porque ele pode aumentar o risco de sangramentos e do surgimento de coágulos.Se você faz o uso deste suplemento e pretende realizar alguma cirurgia, pare de ingerir o saw palmetto pelo menos duas semanas antes do procedimento.  

Não é recomendado o uso de saw palmetto em gestantes e crianças devido à falta de estudos sobre seus efeitos nesses grupos de pessoas. É necessário manter fora do alcance de crianças e animais qualquer cápsula ou caixa que contenha o suplemento da planta. 

dieta cutting
Dieta cutting: o que é, o que comer e cuidados

Durante quanto tempo devo tomar o saw palmetto?

Quando consumido oralmente, o saw palmetto pode ser usado por aproximadamente três anos. Porém, quando ele é aplicado no reto, não é recomendada a aplicação por longos períodos de tempo, sendo ideal apenas 30 dias de uso. 

A dosagem pode variar de 320-960 mg por dia, durante três anos. No entanto, quando usado como loção, o suplemento pode ser aplicado na pele duas vezes ao dia, tomando cuidado ao notar qualquer reação alérgica. 

Alguns especialistas defendem que os efeitos positivos do saw palmetto só começam a aparecer após  um ou dois meses de uso. Por isso, sempre peça a opinião de um médico antes de ingerir o suplemento, assim é possível ter uma ideia de como ele pode funcionar em seu quadro. 

Você pode ingerir o saw palmetto como suplemento em cápsulas, em loção para a pele (para o tratamento de eczemas), ou como extrato seco para produção de chá. Se você apresentar qualquer efeito colateral pare de usar o remédio, se persistirem os sintomas entre em contato com um profissional da saúde. 


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais