O que é impacto ambiental?

eCycle

Impacto ambiental é uma alteração causada no meio ambiente devido à ação humana

Impacto ambiental
Imagem de Robert Jones por Pixabay

Impacto ambiental pode ser definido como “qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que, direta ou indiretamente, afetam a saúde, a segurança e o bem-estar da população; as atividades sociais e econômicas; a biota, as condições estéticas e sanitárias do meio ambiente e a qualidade dos recursos ambientais”, de acordo com a Resolução 001/86 do CONAMA.

Vale ressaltar que esse termo se refere exclusivamente aos efeitos da ação humana sobre o meio ambiente. Assim, fenômenos naturais como tempestades, enchentes, terremotos e incêndios florestais por causa natural não podem ser caracterizados como impacto ambiental.

Tipos de impactos ambientais

Os impactos ambientais podem ser divididos em vários tipos, como:

  1. Impacto positivo: quando a ação resulta na melhoria da qualidade de um fator ou parâmetro ambiental;
  2. Impacto negativo: quando a ação resulta em danos à qualidade de um fator ou parâmetro ambiental;
  3. Impacto direto: quando resulta de uma simples relação de causa e efeito;
  4. Impacto indireto: quando é uma reação secundária em relação à ação ou quando é parte de uma cadeia de reações;
  5. Impacto local: quando a ação afeta apenas o próprio sítio e suas imediações;
  6. Impacto regional: quando o efeito se propaga por uma área e suas imediações; Impacto estratégico: quando um componente ou recurso ambiental de importância coletiva ou nacional é afetado;
  7. Impacto imediato: quando o efeito surge no instante em que se realiza a ação;
  8. Impacto a médio e longo prazo: quando o efeito se manifesta depois certo tempo após a ação;
  9. Impacto temporário: quando o efeito permanece por um tempo determinado;
  10. Impacto permanente: quando os efeitos não param de se manifestar, em um horizonte temporal conhecido.

Principais impactos ambientais negativos

Dentre os principais impactos ambientais negativos causados pelo ser humano, pode-se citar:

EIA RIMA

Qualquer ação humana é responsável por desencadear impactos ambientais, no entanto, algumas provocam impactos mais profundos e difíceis de serem contornados do que outras. Por isso, algumas atividades potencialmente nocivas para o meio ambiente devem ter seus projetos analisados de maneira cautelosa com o objetivo de se conhecer os problemas que elas podem causar e para determinar se a atividade poderá ou não ser realizada.

A Resolução CONAMA nº 1, de 23 de janeiro de 1986, estabeleceu que atividades que apresentam significativo potencial de degradação ou poluição dependerão da elaboração de Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e apresentação do respectivo Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) para que ocorra seu Licenciamento Ambiental.

Todo empreendimento listado na Resolução Normativa CONAMA n°237/97 é obrigado a realizar o Licenciamento Ambiental. Assim, é necessário conferir se sua atividade encontra-se nessa lista e, neste caso, seguir com os procedimentos legais.

Impacto ambiental e sustentabilidade

De acordo com o artigo 225 da Constituição Federal, “todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações”.

Para que isso ocorra, é essencial que a humanidade diminua ações que causem impacto ambiental. É preciso haver preservação e manejo dos recursos naturais, para que possam ser utilizados de forma a não acarretar seu esgotamento, podendo ser usufruídos pelas gerações futuras. Esse é um dos princípios do desenvolvimento sustentável, que pretende unir desenvolvimento econômico e preservação ambiental.



Veja também:

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais ×