Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Conheça 13 hábitos saudáveis para crianças que são fáceis de implementar na sua casa

Os pais passam mais do que os genes para os filhos. Hábitos saudáveis são adquiridos pelas crianças com o exemplo dos adultos, sejam pais biológicos ou não. O problema é que, da mesma forma que as crianças adotam os hábitos saudáveis, elas também adotam os ruins. Então, preste bem atenção ao que você faz ou diz na frente de uma criança.

Aprenda a importância de criar hábitos saudáveis e como incentivá-los. Aqui vão algumas dicas que podem te ajudar a fazer com que elas desenvolvam hábitos saudáveis:

Quais são os hábitos saudáveis que uma criança deve ter?

Foto de Marisa Howenstine na Unsplash

Hábito 1: Tenha uma alimentação equilibrada e colorida

Ingerir alimentos coloridos não é apenas divertido – também é essencial e traz benefícios à saúde. Claro que não estamos falando de guloseimas, mas de itens saudáveis como beterraba, abacate, maracujá, cenoura, limão, lentilha e tomate, entre outros. Ajude seus filhos a entender o valor nutricional de incluir comidas coloridas em sua dieta do dia a dia.

Isso não significa que todas as refeições precisam ser coloridas. Mas você deve fazer um esforço para incorporar uma variedade de frutas e legumes de diferentes tons. Deixe as cores variarem de vermelho, azul e laranja, até amarelo, verde e branco. Deste modo é possível proporcionar uma alimentação saudável tanto benéfica para o desenvolvimento infantil, quanto para toda a família.

Antocianinas: o que são e onde estão presentes

Hábito 2: Não pule o café da manhã

Incluir uma rotina de refeições regulares na infância pode fazer com que seus filhos continuem com esses hábitos saudáveis quando forem mais velhos. Ensine a eles que um café da manhã saudável faz bem para o cérebro e dá energia, ajuda a mantê-los fortes e previne doenças crônicas.

Adolescentes que dispensam o café da manhã podem desenvolver obesidade

A Harvard Medical School confirma que ficar sem café da manhã está correlacionado a um risco quatro vezes maior de desenvolver obesidade. Além disso, as fibras presentes em muitos cereais matinais podem ajudar a reduzir o risco de diabetes e doenças cardíacas.

obesidade-infantil-pb
O que é obesidade infantil?
Obesidade
Obesidade: o que é, tipos e causas

Hábito 3: Escolha exercícios físicos agradáveis

Nem toda criança adora esportes, algumas podem temer as aulas de educação física. Mas se elas vêem você sendo ativo e encontram atividades físicas das quais desfrutam, permanecer saudável e ativo se torna fácil. É muito provável que elas levem seu amor a essas atividades até a idade adulta.

Se seu filho ainda não encontrou um nicho esportivo, incentive-o a continuar tentando e seja ativo com ele.

Hábito 4: Não seja um viciado em televisão ou celular

Evite ficar muito tempo no celular ou em frente a televisão. A Clínica Mayo relata que crianças que assistem mais de uma hora de televisão por dia correm maior risco de desenvolver problemas como:

  • Desempenho escolar prejudicado;
  • Dificuldades comportamentais, incluindo problemas emocionais e sociais e distúrbios da atenção;
  • Obesidade ou excesso de peso;
  • Sono irregular, incluindo problemas para pegar no sono e resistir à hora de dormir;
  • Menos tempo para brincar.
privacao-do-sono
O que a privação do sono pode causar?

Hábito 5: Leia todos os dias

O desenvolvimento do hábito de ler é um componente essencial para o sucesso do seu filho. De acordo com a Cleveland Clinic, a leitura ajuda a construir a auto-estima da criança, o relacionamento com os pais e outras pessoas e o sucesso na vida adulta.

É recomendável que você faça da leitura parte das rotinas de brincadeira e de dormir do seu filho. A Cleveland Clinic também sugere que a leitura diária para as crianças comece a partir dos seis meses de idade. Escolha os livros que seus filhos mais gostam para que eles considerem a leitura um prazer e não uma tarefa árdua.

“Coloque-se em movimento e leve amor por onde passar” é um livro cheio de insights inspiradores
“O que você faz com um problema?” é um livro inspirador para crianças e adultos
“Dora: na prática do Aqui e Agora” é um livro infantil surpreendente

Hábito 6: Beba água, não refrigerante

A mensagem é bem simples, a água é saudável, os refrigerantes não. Mesmo que seus filhos não entendam todas as razões pelas quais muito açúcar é ruim para eles, você pode ajudá-los a entender o básico.

De acordo com a American Heart Association (AHA), o açúcar presente nos refrigerantes não fornece nutrientes. Pelo contrário, ele adiciona calorias que podem levar ao excesso de peso. A água, por sua vez, é um recurso vital que os seres humanos não podem viver sem.

Água com gás faz mal?
sucos-naturais
Sucos naturais são nocivos como os refrigerantes?

Hábito 7: Observe o rótulo, não a embalagem

Bombardeados com propagandas desde cedo, as crianças não têm senso-crítico para desenvolverem o consumo consciente sozinhas. Mostre a elas que é importante observar o rótulo de tudo que consumimos, incluindo o rótulo dos alimentos, dos produtos cosméticos e das roupas.

Hábito 8: Desfrute de um jantar em família

Com uma agitada rotina familiar, é difícil encontrar um tempo para sentar e desfrutar de uma refeição juntos, mas vale a pena tentar. Segundo a Universidade da Flórida, compartilhar uma refeição em família significa que:

  • Os laços familiares ficam mais fortes;
  • Todo mundo come refeições mais nutritivas;
  • As crianças são menos propensas a serem obesas ou com sobrepeso;
  • As crianças são menos propensas a abusar de drogas ou álcool.

Hábito 9: Passe tempo com os amigos

As amizades são muito importantes para o desenvolvimento saudável de crianças em idade escolar, de acordo com uma pesquisa publicada na plataforma PubMed. Interagir com os amigos ensina às crianças habilidades sociais valiosas, como comunicação, cooperação e solução de problemas. Ter amigos também pode afetar o desempenho na escola. Incentive seus filhos a desenvolver uma variedade de amizades e a brincar com os amigos com frequência.

Hábito 10: Coloque a roupa suja em um cesto e lave a louça

Fazer com que seus filhos participem das tarefas de casa desde cedo também é um hábito saudável e que irá ajudá-los no futuro. Colocar a roupa suja em um cesto e lavar a louça após as refeições são exemplos de atitudes que podem incentivá-los a participar das tarefas domésticas.

Hábito 11: Lave bem as mãos

Como as mãos estão sempre em contato com diversos ambientes e superfícies, elas ficam muito vulneráveis a adquirirem micro-organismos potencialmente danosos à saúde. Por isso, ajude as crianças a se manterem saudáveis incentivando-as a lavar as mãos com frequência.

lavagem-das-maos
Aprenda como lavar as mãos corretamente

Hábito 12: Mantenha-se positivo

É fácil para as crianças desanimarem quando as coisas não acontecem do jeito que elas querem. Ajude-as a aprender a desenvolver resiliência, mostrando a importância de permanecerem otimistas.

otimismo
Como manter o otimismo com sete dicas

De acordo com uma revisão, crianças e adultos podem se beneficiar de pensamentos positivos e boas relações. Ajude seus filhos a desenvolver uma auto-estima saudável e uma mentalidade positiva, ensinando-lhes que são amáveis, capazes e únicos, independente dos desafios que encontrarem. Evite comparar o desenvolvimento deles com outras crianças ou irmãos.

Hábito 13: Visite áreas verdes

Crianças criadas em áreas mais verdes têm QI mais alto, segundo um estudo. “Há cada vez mais evidências de que ambientes verdes estão associados à nossa função cognitiva, como habilidades de memória e atenção”, disse Tim Nawrot, professor de epidemiologia ambiental da Universidade Hasselt na Bélgica, onde o estudo foi conduzido.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais